Organização internacional repudia violência no Pará

Em e-mail à Contraf-Brasil, The People´s Health Movement expressou indignação

Escrito por: Fernanda Silva • Publicado em: 25/06/2020 - 10:58 • Última modificação: 25/06/2020 - 11:25 Escrito por: Fernanda Silva Publicado em: 25/06/2020 - 10:58 Última modificação: 25/06/2020 - 11:25

Em e-mail à Contraf-Brasil, The People´s Health Movement expressou sua rejeição à violência sofrida pelas famílias acampadas no acampamento Lagoa Nova Carajás, no município de Parauapebas, Pará.

Chega de crimes cometidos pela VALE O Movimento da Saúde Popular (MSP Brasil) manifesta publicamente sua rejeição à violência sofrida pelas famílias acampadas no acampamento Lagoa Nova Carajás, no município de Parauapebas, Pará.

O Pará foi marcado por massacres, assassinatos de líderes e ataques a defensores dos direitos humanos. O ataque ao campo de Parauapebas marca mais uma página nesta história de violência e violações de direitos humanos naquela região. O acampamento abriga 248 famílias há cinco anos e é coordenado pela FETRAF (Federação de Agricultores Familiares).

Na noite de domingo (21/06), trabalhadores, incluindo crianças e idosos, foram violentamente atacados por agentes da empresa de segurança PROSEGUR, atuando a serviço da mineradora VALE. O ataque deixou várias pessoas feridas, em momentos de pânico e terror. Historicamente, a violência tem sido usada no estado do Pará como um instrumento nas mãos dos latifúndios e das grandes empresas para impedir que os trabalhadores permaneçam na luta pela conquista de terras.

Não podemos permitir que a postura repetida da VALE cometa crimes sem punição. Chega de crimes como os praticados pela Vale e sua subsidiária em Mariana e Brumadinho, que vitimaram dezenas de homens e mulheres trabalhadores. Não contente com o que já fez no Brasil, a Vale, que também se tornou um dos maiores proprietários de terras do sudeste do Pará, continua promovendo atos violentos contra trabalhadores rurais que buscam seus direitos de acesso à terra para produzir e viver com dignidade.

Somos solidários com os homens e mulheres que foram alvo desse ataque covarde e expressamos nosso repúdio à violência intensificada contra os camponeses no estado do Pará.

Movimento de Saúde da Pessoa Brasil

24 de junho de 2020

Título: Organização internacional repudia violência no Pará, Conteúdo: Em e-mail à Contraf-Brasil, The People´s Health Movement expressou sua rejeição à violência sofrida pelas famílias acampadas no acampamento Lagoa Nova Carajás, no município de Parauapebas, Pará. Chega de crimes cometidos pela VALE O Movimento da Saúde Popular (MSP Brasil) manifesta publicamente sua rejeição à violência sofrida pelas famílias acampadas no acampamento Lagoa Nova Carajás, no município de Parauapebas, Pará. O Pará foi marcado por massacres, assassinatos de líderes e ataques a defensores dos direitos humanos. O ataque ao campo de Parauapebas marca mais uma página nesta história de violência e violações de direitos humanos naquela região. O acampamento abriga 248 famílias há cinco anos e é coordenado pela FETRAF (Federação de Agricultores Familiares). Na noite de domingo (21/06), trabalhadores, incluindo crianças e idosos, foram violentamente atacados por agentes da empresa de segurança PROSEGUR, atuando a serviço da mineradora VALE. O ataque deixou várias pessoas feridas, em momentos de pânico e terror. Historicamente, a violência tem sido usada no estado do Pará como um instrumento nas mãos dos latifúndios e das grandes empresas para impedir que os trabalhadores permaneçam na luta pela conquista de terras. Não podemos permitir que a postura repetida da VALE cometa crimes sem punição. Chega de crimes como os praticados pela Vale e sua subsidiária em Mariana e Brumadinho, que vitimaram dezenas de homens e mulheres trabalhadores. Não contente com o que já fez no Brasil, a Vale, que também se tornou um dos maiores proprietários de terras do sudeste do Pará, continua promovendo atos violentos contra trabalhadores rurais que buscam seus direitos de acesso à terra para produzir e viver com dignidade. Somos solidários com os homens e mulheres que foram alvo desse ataque covarde e expressamos nosso repúdio à violência intensificada contra os camponeses no estado do Pará. Movimento de Saúde da Pessoa Brasil 24 de junho de 2020



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.