Mais de 400 Agricultoras Familiares celebram o Dia Internacional da Mulher com o tema empreendedorismo da mulher rural

O evento marca a semana do dia 8 de março e traz para o estado temas que falam sobre a valorização e os desafios da mulher no campo

Escrito por: Da redação da Contraf Brasil • Publicado em: 12/03/2020 - 11:42 • Última modificação: 12/03/2020 - 11:57 Escrito por: Da redação da Contraf Brasil Publicado em: 12/03/2020 - 11:42 Última modificação: 12/03/2020 - 11:57

Fetraf PR Dia internacional da Mulher na Fetraf Paraná

Mais de 400 mulheres participaram do 8º Encontro das Mulheres Agricultoras, da Fetraf Paraná, no município de Palmeira, com o tema “Empreendedorismo da Mulher Rural”. O evento teve o objetivo de promover a valorização das mulheres e destacar o seu papel fundamental nas propriedades, no plantio, na preservação, para a agroecologia, ou seja, garantir a manutenção e avançar nos seus direitos com qualidade de vida e bem-estar.

“Realizamos inúmeras atividades neste mês e ainda temos outras agendas com foco na Mulher Agricultora Familiar. Em cada localidade trazemos o debate que trata do papel da mulher na produção de alimentos e cada uma com a sua realidade. Estamos nos unindo e organizando com todos os sindicatos para somar e fortalecer nossas bases”, diz a secretaria de Mulheres da Fetraf Paraná, Rosilaine Barausse.

Esse é o oitavo ano consecutivo que a organização reúne as mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher com atividades que envolvem palestras, troca de experiências, lazer com realização de bingos, cirandas, massagens, momento beleza e lanche para a valorização das mulheres.

Segundo a dirigente Eliana Costa Gavlak, o encontro foi maravilhoso, participativo e informativo. “Devemos valorizar essas ações para termos uma entidade forte”.

Para o presidente do sindicato de Palmeira, Vilmar, o dia foi um grande encontro. “O tema empreendedorismo desperta um olhar diferenciado para lutarmos por políticas públicas que venham atender aos interesses das mulheres que buscam alternativas de renda, a partir do que já produzem agregando valor ao produto”.

Reunião da Executiva da Fetraf Paraná

A agenda de atividades também contou com a reunião entre coordenadores e diretores da Fetraf Paraná, no sindicato de Palmeira. A pauta abordou questões importantes no desenvolvimento de ações da federação e sindicatos.

Ainda, os dirigentes definiram uma pauta estratégica e um calendário de ações em que a federação e sindicatos possam ser atores na defesa da Agricultura Familiar.  A próxima atividade será a mobilização do dia 18 de março, Greve Geral.

“Vamos às ruas na defesa de um país mais justo, solidário, que tenha emprego e renda, dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras, programas sociais que venham dar condições para que nós, povos do Campo, das Águas e das Florestas possam viver com dignidade em suas propriedades com qualidade de vida”, destaca Elizandro Krajczyk, coordenador geral da Fetraf Paraná.

Outra data importante será o dia 3 de abril, quando ocorrerá a Plenária da Fetraf Paraná. Neste dia, a agricultura familiar do estado trabalha a reorganização para o fortalecimento da categoria.

Título: Mais de 400 Agricultoras Familiares celebram o Dia Internacional da Mulher com o tema empreendedorismo da mulher rural, Conteúdo: Mais de 400 mulheres participaram do 8º Encontro das Mulheres Agricultoras, da Fetraf Paraná, no município de Palmeira, com o tema “Empreendedorismo da Mulher Rural”. O evento teve o objetivo de promover a valorização das mulheres e destacar o seu papel fundamental nas propriedades, no plantio, na preservação, para a agroecologia, ou seja, garantir a manutenção e avançar nos seus direitos com qualidade de vida e bem-estar. “Realizamos inúmeras atividades neste mês e ainda temos outras agendas com foco na Mulher Agricultora Familiar. Em cada localidade trazemos o debate que trata do papel da mulher na produção de alimentos e cada uma com a sua realidade. Estamos nos unindo e organizando com todos os sindicatos para somar e fortalecer nossas bases”, diz a secretaria de Mulheres da Fetraf Paraná, Rosilaine Barausse. Esse é o oitavo ano consecutivo que a organização reúne as mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher com atividades que envolvem palestras, troca de experiências, lazer com realização de bingos, cirandas, massagens, momento beleza e lanche para a valorização das mulheres. Segundo a dirigente Eliana Costa Gavlak, o encontro foi maravilhoso, participativo e informativo. “Devemos valorizar essas ações para termos uma entidade forte”. Para o presidente do sindicato de Palmeira, Vilmar, o dia foi um grande encontro. “O tema empreendedorismo desperta um olhar diferenciado para lutarmos por políticas públicas que venham atender aos interesses das mulheres que buscam alternativas de renda, a partir do que já produzem agregando valor ao produto”. Reunião da Executiva da Fetraf Paraná A agenda de atividades também contou com a reunião entre coordenadores e diretores da Fetraf Paraná, no sindicato de Palmeira. A pauta abordou questões importantes no desenvolvimento de ações da federação e sindicatos. Ainda, os dirigentes definiram uma pauta estratégica e um calendário de ações em que a federação e sindicatos possam ser atores na defesa da Agricultura Familiar.  A próxima atividade será a mobilização do dia 18 de março, Greve Geral. “Vamos às ruas na defesa de um país mais justo, solidário, que tenha emprego e renda, dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras, programas sociais que venham dar condições para que nós, povos do Campo, das Águas e das Florestas possam viver com dignidade em suas propriedades com qualidade de vida”, destaca Elizandro Krajczyk, coordenador geral da Fetraf Paraná. Outra data importante será o dia 3 de abril, quando ocorrerá a Plenária da Fetraf Paraná. Neste dia, a agricultura familiar do estado trabalha a reorganização para o fortalecimento da categoria.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.