Mais de 400 mulheres participaram do 8º Encontro das Mulheres Agricultoras, da Fetraf Paraná, no município de Palmeira, com o tema “Empreendedorismo da Mulher Rural”. O evento teve o objetivo de promover a valorização das mulheres e destacar o seu papel fundamental nas propriedades, no plantio, na preservação, para a agroecologia, ou seja, garantir a manutenção e avançar nos seus direitos com qualidade de vida e bem-estar.
“Realizamos inúmeras atividades neste mês e ainda temos outras agendas com foco na Mulher Agricultora Familiar. Em cada localidade trazemos o debate que trata do papel da mulher na produção de alimentos e cada uma com a sua realidade. Estamos nos unindo e organizando com todos os sindicatos para somar e fortalecer nossas bases”, diz a secretaria de Mulheres da Fetraf Paraná, Rosilaine Barausse.
Esse é o oitavo ano consecutivo que a organização reúne as mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher com atividades que envolvem palestras, troca de experiências, lazer com realização de bingos, cirandas, massagens, momento beleza e lanche para a valorização das mulheres.
Segundo a dirigente Eliana Costa Gavlak, o encontro foi maravilhoso, participativo e informativo. “Devemos valorizar essas ações para termos uma entidade forte”.
Para o presidente do sindicato de Palmeira, Vilmar, o dia foi um grande encontro. “O tema empreendedorismo desperta um olhar diferenciado para lutarmos por políticas públicas que venham atender aos interesses das mulheres que buscam alternativas de renda, a partir do que já produzem agregando valor ao produto”.
Reunião da Executiva da Fetraf Paraná
A agenda de atividades também contou com a reunião entre coordenadores e diretores da Fetraf Paraná, no sindicato de Palmeira. A pauta abordou questões importantes no desenvolvimento de ações da federação e sindicatos.
Ainda, os dirigentes definiram uma pauta estratégica e um calendário de ações em que a federação e sindicatos possam ser atores na defesa da Agricultura Familiar. A próxima atividade será a mobilização do dia 18 de março, Greve Geral.
“Vamos às ruas na defesa de um país mais justo, solidário, que tenha emprego e renda, dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras, programas sociais que venham dar condições para que nós, povos do Campo, das Águas e das Florestas possam viver com dignidade em suas propriedades com qualidade de vida”, destaca Elizandro Krajczyk, coordenador geral da Fetraf Paraná.
Outra data importante será o dia 3 de abril, quando ocorrerá a Plenária da Fetraf Paraná. Neste dia, a agricultura familiar do estado trabalha a reorganização para o fortalecimento da categoria.