Jovens da Agricultura Familiar em formação chega a seu terceiro módulo

O curso é direcionado a jovens agricultores e agricultoras familiares e tem o objetivo de fortalecer a sucessão rural

Escrito por: Assessoria de Comunicação • Publicado em: 05/09/2019 - 15:31 • Última modificação: 05/09/2019 - 15:44 Escrito por: Assessoria de Comunicação Publicado em: 05/09/2019 - 15:31 Última modificação: 05/09/2019 - 15:44

Divulgação Curso Jovens da Agricultura Familiar em Formação (JAF)

Jovens agricultores familiares no Pará participam do terceiro módulo do curso JAF – Jovem da Agricultura Familiar em Formação de iniciativa da Fetraf Pará, em parceira com a rede Terra. O objetivo é capacitar e incentivar por meio do conhecimento a permanência dos jovens no campo.

“Com a ausência de escolas no campo e a dificuldade da vida na zona rural os jovens começam a sair novamente das suas regiões em busca de oportunidade de trabalho. Esse movimento retoma o êxodo rural, o que é muito ruim para o futuro da agricultura familiar”, explica Noemi Krefta, da direção da Fetraf Pará.

Segundo a Fetraf Pará, a atividade ajuda os jovens, da região, a ter um novo olhar para o meio rural e novas perspectivas. “Aqui eles aprendem sobre a sua terra, raízes, territórios, ao processo de produção, comercialização, para assim se redescobrir como jovens agricultores familiares. Saber que ele pode ter um grande futuro sendo agricultor e agricultora familiar por meio da sucessão rural”, explica Noemi.

Neste módulo a temática do curso abordou a filosofia e o conceito de Estado passando inclusive sobre políticas públicas e governos. A atividade é monitorada por um grupo pedagógico e acontece a cada 45 dias. Ao todo serão cinco módulos.

A próxima etapa está prevista para ocorrer com o tema produção e comercialização de alimentos e feiras da agricultura familiar. Ao final de cada edição os jovens apresentam trabalhos e realizam dinâmicas. “Já estamos planejamento a continuidade do curso para o próximo ano, pois já é possível ver alguns resultados com o JAF. O curso de formação realmente impacta de forma positiva na sucessão rural”, pontua Noemi.

Título: Jovens da Agricultura Familiar em formação chega a seu terceiro módulo, Conteúdo: Jovens agricultores familiares no Pará participam do terceiro módulo do curso JAF – Jovem da Agricultura Familiar em Formação de iniciativa da Fetraf Pará, em parceira com a rede Terra. O objetivo é capacitar e incentivar por meio do conhecimento a permanência dos jovens no campo. “Com a ausência de escolas no campo e a dificuldade da vida na zona rural os jovens começam a sair novamente das suas regiões em busca de oportunidade de trabalho. Esse movimento retoma o êxodo rural, o que é muito ruim para o futuro da agricultura familiar”, explica Noemi Krefta, da direção da Fetraf Pará. Segundo a Fetraf Pará, a atividade ajuda os jovens, da região, a ter um novo olhar para o meio rural e novas perspectivas. “Aqui eles aprendem sobre a sua terra, raízes, territórios, ao processo de produção, comercialização, para assim se redescobrir como jovens agricultores familiares. Saber que ele pode ter um grande futuro sendo agricultor e agricultora familiar por meio da sucessão rural”, explica Noemi. Neste módulo a temática do curso abordou a filosofia e o conceito de Estado passando inclusive sobre políticas públicas e governos. A atividade é monitorada por um grupo pedagógico e acontece a cada 45 dias. Ao todo serão cinco módulos. A próxima etapa está prevista para ocorrer com o tema produção e comercialização de alimentos e feiras da agricultura familiar. Ao final de cada edição os jovens apresentam trabalhos e realizam dinâmicas. “Já estamos planejamento a continuidade do curso para o próximo ano, pois já é possível ver alguns resultados com o JAF. O curso de formação realmente impacta de forma positiva na sucessão rural”, pontua Noemi.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.