Jovens agricultores familiares no Pará participam do terceiro módulo do curso JAF – Jovem da Agricultura Familiar em Formação de iniciativa da Fetraf Pará, em parceira com a rede Terra. O objetivo é capacitar e incentivar por meio do conhecimento a permanência dos jovens no campo.
“Com a ausência de escolas no campo e a dificuldade da vida na zona rural os jovens começam a sair novamente das suas regiões em busca de oportunidade de trabalho. Esse movimento retoma o êxodo rural, o que é muito ruim para o futuro da agricultura familiar”, explica Noemi Krefta, da direção da Fetraf Pará.
Segundo a Fetraf Pará, a atividade ajuda os jovens, da região, a ter um novo olhar para o meio rural e novas perspectivas. “Aqui eles aprendem sobre a sua terra, raízes, territórios, ao processo de produção, comercialização, para assim se redescobrir como jovens agricultores familiares. Saber que ele pode ter um grande futuro sendo agricultor e agricultora familiar por meio da sucessão rural”, explica Noemi.
Neste módulo a temática do curso abordou a filosofia e o conceito de Estado passando inclusive sobre políticas públicas e governos. A atividade é monitorada por um grupo pedagógico e acontece a cada 45 dias. Ao todo serão cinco módulos.
A próxima etapa está prevista para ocorrer com o tema produção e comercialização de alimentos e feiras da agricultura familiar. Ao final de cada edição os jovens apresentam trabalhos e realizam dinâmicas. “Já estamos planejamento a continuidade do curso para o próximo ano, pois já é possível ver alguns resultados com o JAF. O curso de formação realmente impacta de forma positiva na sucessão rural”, pontua Noemi.