Fetraf do Rio Grande do Norte participa do Encontro Nacional de Agricultores experimentadores no Ceará

A diversidade de sementes da cultura e práticas de saberes presente no evento.

Escrito por: Cícera Franco - Fetraf RN • Publicado em: 19/02/2019 - 22:21 • Última modificação: 19/02/2019 - 22:31 Escrito por: Cícera Franco - Fetraf RN Publicado em: 19/02/2019 - 22:21 Última modificação: 19/02/2019 - 22:31

Cícera Franco Encontro

De 12 a 15 de fevereiro de 2019 em Juazeiro do Norte/CE, ocorreu o Encontro Nacional dos Agricultores (as) experimentadores (as), realizado pela ASA (Articulação Nacional do Semiárido Brasileiro), juntamente com grandes parceiros, com o foco principal, o protagonismo dos agricultores (as) experimentadores (as) da articulação do semiárido.

Participaram cerca de 250 pessoas, na sua maioria agricultores e agricultoras experimentadores/as dos 10 estados do Semiárido brasileiro (de Minas Gerais ao Maranhão), e também representantes de instituições de pesquisa e de organizações de fortalecimento da agricultura familiar e parceiros. 

A FETRAF/RN esteve no encontro sendo representada pela Coordenadora de Mulheres, Cícera Franco, que falou da experiência de sua unidade produtiva familiar.

Cícera falou da importância do encontro: "A sabedoria e práticas dos agricultores/as do semiárido brasileiro é composta de uma diversidade de etnias, cores e gênero que é e sempre será a resistência do semiárido brasileiro", destacou Cícera.

É com toda a resistência do campo que seguiremos na luta para assegurar nossos amplos direitos e permanência no campo.

Para Cícera, a troca de saberes no encontro deixa mais forte que necessitamos unificar cada vez mais esses espaços entre agricultores e agricultoras familiares do semiárido.

A diversidade de sementes da cultura e práticas de saberes também fortalecem os laços da nossa resistência para a continuidade das diversas políticas que estão sendo tomados da forma mais covarde dessa política de extermínio vivida em nosso país.

O diálogo entre agricultores vem alimentar e reascender a chama da esperança que foi construído em poucos anos com o incentivo de um governo que conhece o histórico do semiárido e que não é só a falta de água, mas um conjunto de vários elementos que são necessários para a vida viva!

Ainda em seu relato sobre a experiência em ter participado de um evento tão rico e diverso, a Coordenadora de Mulheres da FETRAF/RN, Cícera Franco fez questão de dizer que, "As danças e costumes são instrumentos que dialogam nos olhares da cultura do semiárido com sabores que nos alimentam a alma e purifica nossos espíritos humanitários".

Por fim, Cícera deixa mais um recado: "Desigualdade" aqui não tem espaço! Os laços com as identidades são fortes e reconhecidos entre todos e todas. Autoestima mais que relevante nesse momento sombrio. "As vozes soam entre as salas, essas vozes são de denúncias, mas também de nos encorajar para enfrentar nossos opressores", conclui Cicera.

 

Título: Fetraf do Rio Grande do Norte participa do Encontro Nacional de Agricultores experimentadores no Ceará, Conteúdo: De 12 a 15 de fevereiro de 2019 em Juazeiro do Norte/CE, ocorreu o Encontro Nacional dos Agricultores (as) experimentadores (as), realizado pela ASA (Articulação Nacional do Semiárido Brasileiro), juntamente com grandes parceiros, com o foco principal, o protagonismo dos agricultores (as) experimentadores (as) da articulação do semiárido. Participaram cerca de 250 pessoas, na sua maioria agricultores e agricultoras experimentadores/as dos 10 estados do Semiárido brasileiro (de Minas Gerais ao Maranhão), e também representantes de instituições de pesquisa e de organizações de fortalecimento da agricultura familiar e parceiros.  A FETRAF/RN esteve no encontro sendo representada pela Coordenadora de Mulheres, Cícera Franco, que falou da experiência de sua unidade produtiva familiar. Cícera falou da importância do encontro: A sabedoria e práticas dos agricultores/as do semiárido brasileiro é composta de uma diversidade de etnias, cores e gênero que é e sempre será a resistência do semiárido brasileiro, destacou Cícera. É com toda a resistência do campo que seguiremos na luta para assegurar nossos amplos direitos e permanência no campo. Para Cícera, a troca de saberes no encontro deixa mais forte que necessitamos unificar cada vez mais esses espaços entre agricultores e agricultoras familiares do semiárido. A diversidade de sementes da cultura e práticas de saberes também fortalecem os laços da nossa resistência para a continuidade das diversas políticas que estão sendo tomados da forma mais covarde dessa política de extermínio vivida em nosso país. O diálogo entre agricultores vem alimentar e reascender a chama da esperança que foi construído em poucos anos com o incentivo de um governo que conhece o histórico do semiárido e que não é só a falta de água, mas um conjunto de vários elementos que são necessários para a vida viva! Ainda em seu relato sobre a experiência em ter participado de um evento tão rico e diverso, a Coordenadora de Mulheres da FETRAF/RN, Cícera Franco fez questão de dizer que, As danças e costumes são instrumentos que dialogam nos olhares da cultura do semiárido com sabores que nos alimentam a alma e purifica nossos espíritos humanitários. Por fim, Cícera deixa mais um recado: Desigualdade aqui não tem espaço! Os laços com as identidades são fortes e reconhecidos entre todos e todas. Autoestima mais que relevante nesse momento sombrio. As vozes soam entre as salas, essas vozes são de denúncias, mas também de nos encorajar para enfrentar nossos opressores, conclui Cicera.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.