Assembleia aprova projeto atendendo reivindicações da Fetraf de Santa Catarina

De autoria do deputado Dirceu Dresch, o projeto apoia a comercialização dos produtos oriundos da Agricultura Familiar

Escrito por: Patrícia Costa • Publicado em: 21/12/2018 - 11:43 • Última modificação: 21/12/2018 - 11:54 Escrito por: Patrícia Costa Publicado em: 21/12/2018 - 11:43 Última modificação: 21/12/2018 - 11:54

AGÊNCIA AL - SC Sessão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O plenário da assembleia legislativa de Santa Catarina aprovou nesta semana o projeto de autoria do deputado Dirceu Dresch, que irá beneficiar a Agricultura Familiar. O estado deve investir 30% do orçamento utilizado nas compras públicas para aquisição de produtos e serviços oriundos de empreendimentos familiares rurais e da economia solidária.

O objetivo é ajudar o desenvolvimento da Agricultura Familiar, na produção e comercialização dos alimentos, principal setor com modelo sustentável e agroecológico.

“É importante porque cria um conjunto de mecanismo de compras locais, regionais, para alimentação das escolas, programas públicos, para polícia militar e órgãos e entidades que precisam comprar e ou por meio de licitações, os alimentos e produtos. Paralelo, apoia com recursos públicos o desenvolvimento da Agricultura Familiar”, destaca o parlamentar.

O projeto, de autoria do deputado, nasceu das reivindicações apresentadas pelos agricultores e agricultoras familiares da Fetraf de Santa Catarina.

“Consideramos que é uma importante conquista para agricultura familiar e cooperativas da economia solidária, onde os agricultores e agricultoras poderão fornecer alimentação nos órgãos públicos estaduais. Isso dá uma condição para os agricultores se organizarem e terem uma renda melhor ao comercializar um produto diferenciado nos órgãos públicos. Mas, ainda teremos o desafio de convencer os órgãos públicos a fazerem as compras. A lei foi criada, porém os órgãos podem optar por não comprar. Estamos em meio a um novo governo, que ainda não sabemos o entendimento que ele tem sobre este processo. No entanto, foi uma importante conquista. Essa lei foi uma pauta da Fetraf de Santa Catarina, quando estávamos negociando há mais de 3 anos, assim como fizemos com a questão da alimentação escolar, que também foi outra importante conquista. Hoje, as cooperativas e agricultores conseguem entregar quase 30%, meta que não é alcançada apenas porque o estado não compra todo o percentual. Então, analisamos como uma etapa vencida importante para o fortalecimento da agricultura familiar e das organizações”, explica Alexandre Bergamin, coordenador da Fetraf de Santa Catarina.

Título: Assembleia aprova projeto atendendo reivindicações da Fetraf de Santa Catarina, Conteúdo: O plenário da assembleia legislativa de Santa Catarina aprovou nesta semana o projeto de autoria do deputado Dirceu Dresch, que irá beneficiar a Agricultura Familiar. O estado deve investir 30% do orçamento utilizado nas compras públicas para aquisição de produtos e serviços oriundos de empreendimentos familiares rurais e da economia solidária. O objetivo é ajudar o desenvolvimento da Agricultura Familiar, na produção e comercialização dos alimentos, principal setor com modelo sustentável e agroecológico. “É importante porque cria um conjunto de mecanismo de compras locais, regionais, para alimentação das escolas, programas públicos, para polícia militar e órgãos e entidades que precisam comprar e ou por meio de licitações, os alimentos e produtos. Paralelo, apoia com recursos públicos o desenvolvimento da Agricultura Familiar”, destaca o parlamentar. O projeto, de autoria do deputado, nasceu das reivindicações apresentadas pelos agricultores e agricultoras familiares da Fetraf de Santa Catarina. “Consideramos que é uma importante conquista para agricultura familiar e cooperativas da economia solidária, onde os agricultores e agricultoras poderão fornecer alimentação nos órgãos públicos estaduais. Isso dá uma condição para os agricultores se organizarem e terem uma renda melhor ao comercializar um produto diferenciado nos órgãos públicos. Mas, ainda teremos o desafio de convencer os órgãos públicos a fazerem as compras. A lei foi criada, porém os órgãos podem optar por não comprar. Estamos em meio a um novo governo, que ainda não sabemos o entendimento que ele tem sobre este processo. No entanto, foi uma importante conquista. Essa lei foi uma pauta da Fetraf de Santa Catarina, quando estávamos negociando há mais de 3 anos, assim como fizemos com a questão da alimentação escolar, que também foi outra importante conquista. Hoje, as cooperativas e agricultores conseguem entregar quase 30%, meta que não é alcançada apenas porque o estado não compra todo o percentual. Então, analisamos como uma etapa vencida importante para o fortalecimento da agricultura familiar e das organizações”, explica Alexandre Bergamin, coordenador da Fetraf de Santa Catarina.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.