A CONTRAF-Brasil integra a Comissão Nacional da Educação do Campo

A reunião de instalação da Comissão, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho, dialogou sobre os desafios da educação direcionada aos povos do campo, das águas e das florestas.

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 17/07/2023 - 20:27 • Última modificação: 17/07/2023 - 20:36 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 17/07/2023 - 20:27 Última modificação: 17/07/2023 - 20:36

Divulgação Empossamento dos membros do CONEC

A reunião técnica para debater as políticas de inclusão da educação básica e superior do campo, promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), teve início no dia 12 de julho, na sede do Ministério da Educação (MEC). Nessa ocasião a CONTRAF-Brasil esteve presente para dialogar como parte integrante do CONEC.

Nos três dias do evento, a Comissão Nacional da Educação do Campo (CONEC), discutiu como ampliar as políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino dos povos do campo, das águas e das florestas. A mesa de debate trouxe pautas como: diversidade, equidade, inclusão social, além de estudar formas de superar as adversidades e problemáticas estruturais (transporte, tecnologia e material escolar).

O Ministro da Educação, Camilo Santana, também compareceu na reunião no último dia da mesa de discussão, no dia 14 de julho, para apoiar os membros da comissão e a agenda de trabalho desenvolvida pelo CONEC. 

O Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), Marcos Rochinski, ressaltou a importância da retomada do CONEC e de que maneira a comissão pode contribuir para o avanço da educação no campo.

“Para nós, da CONTRAF-Brasil, é importante a retomada do CONEC. Sabemos que, apesar dos avanços que tivemos, nas questões do ensino médio e dos cursos de licenciatura em educação no campo, ainda temos muitas lacunas que precisam ser enfrentadas, sobretudo, no que diz respeito ao transporte, o fechamento de escolas e a qualificação para as diferentes realidades do campo”, enfatiza.

De acordo com Marcos, a aparição do ministro na reunião mostra o comprometimento do Ministério da educação com a formação das pessoas do campo. “A passagem do Ministro Camilo durante o evento, demonstra que o MEC também tem o comprometimento para que exista avanço, dignidade e qualidade na educação no campo, águas e florestas”, destaca.

Na última mesa de debates também houve o empossamento dos membros da Comissão, entrega do cronograma e a elaboração do planejamento da agenda de trabalho da CONEC.

Título: A CONTRAF-Brasil integra a Comissão Nacional da Educação do Campo, Conteúdo: Saiba Mais Reunião do CONEC A reunião técnica para debater as políticas de inclusão da educação básica e superior do campo, promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), teve início no dia 12 de julho, na sede do Ministério da Educação (MEC). Nessa ocasião a CONTRAF-Brasil esteve presente para dialogar como parte integrante do CONEC. Nos três dias do evento, a Comissão Nacional da Educação do Campo (CONEC), discutiu como ampliar as políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino dos povos do campo, das águas e das florestas. A mesa de debate trouxe pautas como: diversidade, equidade, inclusão social, além de estudar formas de superar as adversidades e problemáticas estruturais (transporte, tecnologia e material escolar). O Ministro da Educação, Camilo Santana, também compareceu na reunião no último dia da mesa de discussão, no dia 14 de julho, para apoiar os membros da comissão e a agenda de trabalho desenvolvida pelo CONEC.  O Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), Marcos Rochinski, ressaltou a importância da retomada do CONEC e de que maneira a comissão pode contribuir para o avanço da educação no campo. “Para nós, da CONTRAF-Brasil, é importante a retomada do CONEC. Sabemos que, apesar dos avanços que tivemos, nas questões do ensino médio e dos cursos de licenciatura em educação no campo, ainda temos muitas lacunas que precisam ser enfrentadas, sobretudo, no que diz respeito ao transporte, o fechamento de escolas e a qualificação para as diferentes realidades do campo”, enfatiza. De acordo com Marcos, a aparição do ministro na reunião mostra o comprometimento do Ministério da educação com a formação das pessoas do campo. “A passagem do Ministro Camilo durante o evento, demonstra que o MEC também tem o comprometimento para que exista avanço, dignidade e qualidade na educação no campo, águas e florestas”, destaca. Na última mesa de debates também houve o empossamento dos membros da Comissão, entrega do cronograma e a elaboração do planejamento da agenda de trabalho da CONEC.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.