A reunião técnica para debater as políticas de inclusão da educação básica e superior do campo, promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), teve início no dia 12 de julho, na sede do Ministério da Educação (MEC). Nessa ocasião a CONTRAF-Brasil esteve presente para dialogar como parte integrante do CONEC.
Nos três dias do evento, a Comissão Nacional da Educação do Campo (CONEC), discutiu como ampliar as políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino dos povos do campo, das águas e das florestas. A mesa de debate trouxe pautas como: diversidade, equidade, inclusão social, além de estudar formas de superar as adversidades e problemáticas estruturais (transporte, tecnologia e material escolar).
O Ministro da Educação, Camilo Santana, também compareceu na reunião no último dia da mesa de discussão, no dia 14 de julho, para apoiar os membros da comissão e a agenda de trabalho desenvolvida pelo CONEC.
O Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), Marcos Rochinski, ressaltou a importância da retomada do CONEC e de que maneira a comissão pode contribuir para o avanço da educação no campo.
“Para nós, da CONTRAF-Brasil, é importante a retomada do CONEC. Sabemos que, apesar dos avanços que tivemos, nas questões do ensino médio e dos cursos de licenciatura em educação no campo, ainda temos muitas lacunas que precisam ser enfrentadas, sobretudo, no que diz respeito ao transporte, o fechamento de escolas e a qualificação para as diferentes realidades do campo”, enfatiza.
De acordo com Marcos, a aparição do ministro na reunião mostra o comprometimento do Ministério da educação com a formação das pessoas do campo. “A passagem do Ministro Camilo durante o evento, demonstra que o MEC também tem o comprometimento para que exista avanço, dignidade e qualidade na educação no campo, águas e florestas”, destaca.
Na última mesa de debates também houve o empossamento dos membros da Comissão, entrega do cronograma e a elaboração do planejamento da agenda de trabalho da CONEC.