Vitória: Contraf Brasil é testemunha do protagonismo do Consea

A confederação que participa do conselho destaca que é mais do que salutar para o país a retomada do Consea

Escrito por: Patrícia Costa • Publicado em: 10/05/2019 - 17:53 • Última modificação: 10/05/2019 - 18:01 Escrito por: Patrícia Costa Publicado em: 10/05/2019 - 17:53 Última modificação: 10/05/2019 - 18:01

Divulgação Segurança Alimentar para o País

A Contraf Brasil entende que, em meio a tantos retrocessos, a alteração na Medida Provisória 870/2019 recriando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é uma vitória para o país, que por meio da luta sindical conseguiu garantir o espaço de participação social na construção das políticas públicas que garantem a segurança alimentar e nutricional do país.

Presente no espaço, a Contraf Brasil possui assento no Consea, sendo representada pelo coordenador geral da confederação, Marcos Rochinski.

A Agricultura Familiar é testemunha de que foram muitas as colaborações do Consea, como protagonista, na construção das políticas públicas ao longo destes últimos 16 anos. Desde o combate ao crescimento desenfreado do uso de agrotóxicos, como a inserção de alimentos mais saudáveis, por meio dos programas governamentais, nas escolas, órgãos públicos, e até mesmo avanços na consolidação de políticas como Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que foram fundamentais para a erradicação da fome e da miséria extrema no país.

O conselho foi atacado fortemente já no primeiro dia de mandato do Governo Bolsonaro, sendo extinto por meio da Medida Provisória 870/2019.

Após várias mobilizações, atos e ações junto a parlamentares no Congresso Nacional, e até mesmo entidades internacionais a resposta a favor da continuidade das políticas públicas de segurança alimentar vieram nesta quinta-feira 09.05.

“É salutar para o país que os parlamentares tenham tido o bom senso e a sensibilidade de entender a importância do Conselho para a proteção das camadas mais vulneráveis da sociedade, como também das políticas públicas que asseguram a segurança alimentar e nutricional. Nós da Agricultura Familiar temos a consciência do papel essencial que o Consea tem na efetivação das políticas, por exemplo, do PAA, PNAE, de convivência com o semiárido, e tantas outras que beneficiam um conjunto de agricultores e agricultoras familiares”, diz Rochinski, representando a Agricultura Familiar.

Ainda, Marcos que também é conselheiro no Consea destaca que a vitória deve ser comemorada, porém diante da atual conjuntura política é preciso estar atento aos ataques constantes dos que tentaram acabar com o espaço de participação social, pois é fundamental que o Consea continue exercendo seu papel na apenas na construção de políticas públicas, mas de efetivá-las.

Título: Vitória: Contraf Brasil é testemunha do protagonismo do Consea, Conteúdo: A Contraf Brasil entende que, em meio a tantos retrocessos, a alteração na Medida Provisória 870/2019 recriando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é uma vitória para o país, que por meio da luta sindical conseguiu garantir o espaço de participação social na construção das políticas públicas que garantem a segurança alimentar e nutricional do país. Presente no espaço, a Contraf Brasil possui assento no Consea, sendo representada pelo coordenador geral da confederação, Marcos Rochinski. A Agricultura Familiar é testemunha de que foram muitas as colaborações do Consea, como protagonista, na construção das políticas públicas ao longo destes últimos 16 anos. Desde o combate ao crescimento desenfreado do uso de agrotóxicos, como a inserção de alimentos mais saudáveis, por meio dos programas governamentais, nas escolas, órgãos públicos, e até mesmo avanços na consolidação de políticas como Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que foram fundamentais para a erradicação da fome e da miséria extrema no país. O conselho foi atacado fortemente já no primeiro dia de mandato do Governo Bolsonaro, sendo extinto por meio da Medida Provisória 870/2019. Após várias mobilizações, atos e ações junto a parlamentares no Congresso Nacional, e até mesmo entidades internacionais a resposta a favor da continuidade das políticas públicas de segurança alimentar vieram nesta quinta-feira 09.05. “É salutar para o país que os parlamentares tenham tido o bom senso e a sensibilidade de entender a importância do Conselho para a proteção das camadas mais vulneráveis da sociedade, como também das políticas públicas que asseguram a segurança alimentar e nutricional. Nós da Agricultura Familiar temos a consciência do papel essencial que o Consea tem na efetivação das políticas, por exemplo, do PAA, PNAE, de convivência com o semiárido, e tantas outras que beneficiam um conjunto de agricultores e agricultoras familiares”, diz Rochinski, representando a Agricultura Familiar. Ainda, Marcos que também é conselheiro no Consea destaca que a vitória deve ser comemorada, porém diante da atual conjuntura política é preciso estar atento aos ataques constantes dos que tentaram acabar com o espaço de participação social, pois é fundamental que o Consea continue exercendo seu papel na apenas na construção de políticas públicas, mas de efetivá-las.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.