SINTRAF Bom Retiro e Região: atividade de formação com as Mulheres

Fetraf provoca o debate fomentado constantemente a necessidade dos Sintrafs promoverem atividades organizando os grupos de mulheres

Escrito por: Fetraf Sul • Publicado em: 29/06/2016 - 10:04 Escrito por: Fetraf Sul Publicado em: 29/06/2016 - 10:04

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Bom Retiro e Região-SINTRAF BRR, realizou neste mês de junho atividades de formação com as trabalhadoras da Agricultura Familiar de sua base sindical. O Trabalho é fruto de uma parceria com a Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais- Unitagri e assessoria técnica da Engenheira Agrônoma Deise Cristina da Silva.

Entre a série de temáticas que vem sendo abordada nos encontros, esteve presente para palestrar e mediar o debate, Leandro Durigon, representando a Fetraf SC e que trabalhou o tema: ‘Educação Popular e Mulher na Sociedade’ – assunto que provocou debates aprofundados sobre a experiência de vida das participantes. No último dia 22 a atividade com as mulheres teve a participação das mediadoras palestrantes Josilane Antunes e Mareli Graupe, professoras do grupo Gênero, Educação e Cidadania da América Latina- GECAL.

Segundo os organizadores da atividade foi um momento de partilha, de abertura ao diálogo, onde as mulheres puderam relatar suas experiências vividas, desde o ‘modo criação’ (processo educacional) na tenra infância, o papel das mulheres no seio da família, as formas de coerção, submissão e também de rompimento com esses modelos conservadores para a construção das relações coletivas de igualdade entre gêneros.

A Fetraf tem provocado o debate, fomentado constantemente a necessidade dos Sintrafs promoverem atividades organizando os grupos de mulheres em toda sua base sindical, a exemplo do que vem desenvolvendo o Sintraf de Bom Retiro. Pois, além de ser pauta deliberada no Planejamento Estratégico de Ações no início deste ano por lideranças sindicais de todo Estado, é parte dos eixos fundamentais a organização das mulheres da Agricultura Familiar.

É preciso romper com os modelos conservadores, centralizadores, aquela concepção ultrapassada das mulheres aparecerem apenas como sujeitas da estatística do campo e sedimentar o papel da mulher como atora social, agente fundamental da produção, organização, decisão com vez e voz, inclusão e protagonismo para sucessão nas propriedades.

Fonte: Fetraf Sul

Título: SINTRAF Bom Retiro e Região: atividade de formação com as Mulheres, Conteúdo: O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Bom Retiro e Região-SINTRAF BRR, realizou neste mês de junho atividades de formação com as trabalhadoras da Agricultura Familiar de sua base sindical. O Trabalho é fruto de uma parceria com a Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais- Unitagri e assessoria técnica da Engenheira Agrônoma Deise Cristina da Silva. Entre a série de temáticas que vem sendo abordada nos encontros, esteve presente para palestrar e mediar o debate, Leandro Durigon, representando a Fetraf SC e que trabalhou o tema: ‘Educação Popular e Mulher na Sociedade’ – assunto que provocou debates aprofundados sobre a experiência de vida das participantes. No último dia 22 a atividade com as mulheres teve a participação das mediadoras palestrantes Josilane Antunes e Mareli Graupe, professoras do grupo Gênero, Educação e Cidadania da América Latina- GECAL. Segundo os organizadores da atividade foi um momento de partilha, de abertura ao diálogo, onde as mulheres puderam relatar suas experiências vividas, desde o ‘modo criação’ (processo educacional) na tenra infância, o papel das mulheres no seio da família, as formas de coerção, submissão e também de rompimento com esses modelos conservadores para a construção das relações coletivas de igualdade entre gêneros. A Fetraf tem provocado o debate, fomentado constantemente a necessidade dos Sintrafs promoverem atividades organizando os grupos de mulheres em toda sua base sindical, a exemplo do que vem desenvolvendo o Sintraf de Bom Retiro. Pois, além de ser pauta deliberada no Planejamento Estratégico de Ações no início deste ano por lideranças sindicais de todo Estado, é parte dos eixos fundamentais a organização das mulheres da Agricultura Familiar. É preciso romper com os modelos conservadores, centralizadores, aquela concepção ultrapassada das mulheres aparecerem apenas como sujeitas da estatística do campo e sedimentar o papel da mulher como atora social, agente fundamental da produção, organização, decisão com vez e voz, inclusão e protagonismo para sucessão nas propriedades. Fonte: Fetraf Sul



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.