Seminário discute papel, desafios e o futuro da Agricultura Familiar

Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetraf SC - Patrícia Duarte • Publicado em: 18/12/2017 - 15:53 • Última modificação: 18/12/2017 - 15:58 Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetraf SC - Patrícia Duarte Publicado em: 18/12/2017 - 15:53 Última modificação: 18/12/2017 - 15:58

Fetraf SC Articulação Sul das Entidades da Agricultura Familiar

A Articulação Sul das Entidades da Agricultura Familiar realizou no dia 14/12 I Seminário Sul para refletir sobre “o papel, desafios e o futuro da Agricultura Familiar e suas organizações frente ao novo cenário do Estado brasileiro”. Com o lema “Por uma Agricultura Familiar com renda e com gente” a atividade ocorreu no auditório da Cresol Central SC/RS em Chapecó-SC.

No primeiro painel do seminário o deputado federal Pedro Uczai falou sobre o cenário nacional, como o papel do Estado e Políticas Públicas, e a Agricultura Familiar. Na sequência o professor da Furb e assessor de Formação da FETRAF SC, Marcos Rodrigues abordou sobre o Estado Brasileiro/ Desenvolvimento Rural e a Agricultura Familiar.

Já pela parte da tarde foi debatido sobre “Os desafios e perspectivas para as organizações da Agricultura Familiar”, tendo como ministrante Pedro Christofoli, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na UFFS- campus Laranjeiras do Sul. Ele pesquisa temas como reforma agrária, desenvolvimento territorial, agroecologia e economia solidária.

Para o coordenador-geral da FETRAF SC, Alexandre Bergamin, as temáticas e o debate foram enriquecedores e estimulantes para que as entidades possam visualizar quais são os caminhos a serem seguidos para que verdadeiramente a agricultura familiar possa ser fortalecida e defendida diante do atual cenário político, econômico e social que o Brasil enfrenta.

O coordenador da CONTRAF Brasil, Marcos Rochinski, por sua vez, apresentou a visão do movimento sindical quanto aos desafios e perspectivas. O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Pluchinski, falou sobre a visão do movimento cooperativista de economia solidária e, ainda, o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, falou sobre a visão do Cooperativismo de Crédito.

Ao final houve debate e elaboração de propostas. Participam da Articulação Sul de entidades a Fetraf Sul, Unicafes, Cooperhaf, UFFS, Apaco, Cresol Central SC/RS e Cresol Sicoper.

Título: Seminário discute papel, desafios e o futuro da Agricultura Familiar, Conteúdo: A Articulação Sul das Entidades da Agricultura Familiar realizou no dia 14/12 I Seminário Sul para refletir sobre “o papel, desafios e o futuro da Agricultura Familiar e suas organizações frente ao novo cenário do Estado brasileiro”. Com o lema “Por uma Agricultura Familiar com renda e com gente” a atividade ocorreu no auditório da Cresol Central SC/RS em Chapecó-SC. No primeiro painel do seminário o deputado federal Pedro Uczai falou sobre o cenário nacional, como o papel do Estado e Políticas Públicas, e a Agricultura Familiar. Na sequência o professor da Furb e assessor de Formação da FETRAF SC, Marcos Rodrigues abordou sobre o Estado Brasileiro/ Desenvolvimento Rural e a Agricultura Familiar. Já pela parte da tarde foi debatido sobre “Os desafios e perspectivas para as organizações da Agricultura Familiar”, tendo como ministrante Pedro Christofoli, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na UFFS- campus Laranjeiras do Sul. Ele pesquisa temas como reforma agrária, desenvolvimento territorial, agroecologia e economia solidária. Para o coordenador-geral da FETRAF SC, Alexandre Bergamin, as temáticas e o debate foram enriquecedores e estimulantes para que as entidades possam visualizar quais são os caminhos a serem seguidos para que verdadeiramente a agricultura familiar possa ser fortalecida e defendida diante do atual cenário político, econômico e social que o Brasil enfrenta. O coordenador da CONTRAF Brasil, Marcos Rochinski, por sua vez, apresentou a visão do movimento sindical quanto aos desafios e perspectivas. O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Pluchinski, falou sobre a visão do movimento cooperativista de economia solidária e, ainda, o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, falou sobre a visão do Cooperativismo de Crédito. Ao final houve debate e elaboração de propostas. Participam da Articulação Sul de entidades a Fetraf Sul, Unicafes, Cooperhaf, UFFS, Apaco, Cresol Central SC/RS e Cresol Sicoper.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.