Publicação de portaria garante aquisição de leite da agricultura familiar.

Publicação de portaria garante aquisição de leite da agricultura familiar.

Escrito por: FETRAF-SUL • Publicado em: 04/03/2015 - 08:14 Escrito por: FETRAF-SUL Publicado em: 04/03/2015 - 08:14

Publicação de portaria garante aquisição de leite da agricultura familiar.

O Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos publicou na última semana a portaria que autoriza a compra de leite da agricultura familiar pela Companhia Nacional de Abastecimento através da modalidade Compra Direta. O documento estabelece também o preço final para aquisição do leite integral UHT nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Desde novembro de 2014 a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) trata com o governo Federal questões relacionadas à cadeia produtiva do leite, como por exemplo, o não pagamento da produção aos agricultores familiares e a falência das empresas. A Federação apresentou a proposta solicitando a compra de leite pela Conab para escoar a produção que estava armazenada nos Estados. O leite será destinado às entidades cadastradas junto ao Governo Federal, como o banco de alimentos de São Paulo.

O leite adquirido através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Direta, terá o valor R$ 1,53, por litro e as operações poderão ser realizadas até 30 de junho de 2015.

A iniciativa do governo Federal vai contribuir para que as cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária continuem organizando os agricultores familiares, principalmente aqueles com menor produção. Para o coordenador da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Alexandre Bergamin, a medida é válida, porém, não soluciona o problema. “A situação da agricultura familiar, principalmente de quem produz leite, se agravou com a paralisação dos caminhoneiros. Devemos encontrar maneiras de solucionar a crise do setor”, disse Bergamin.

Na próxima semana a FETRAF-SUL/CUT apresentará ao governo Federal o relatório de perdas na produção e o levantamento realizado pelos sindicatos filiados nos municípios da região sul.

Título: Publicação de portaria garante aquisição de leite da agricultura familiar., Conteúdo: Publicação de portaria garante aquisição de leite da agricultura familiar. O Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos publicou na última semana a portaria que autoriza a compra de leite da agricultura familiar pela Companhia Nacional de Abastecimento através da modalidade Compra Direta. O documento estabelece também o preço final para aquisição do leite integral UHT nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde novembro de 2014 a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) trata com o governo Federal questões relacionadas à cadeia produtiva do leite, como por exemplo, o não pagamento da produção aos agricultores familiares e a falência das empresas. A Federação apresentou a proposta solicitando a compra de leite pela Conab para escoar a produção que estava armazenada nos Estados. O leite será destinado às entidades cadastradas junto ao Governo Federal, como o banco de alimentos de São Paulo. O leite adquirido através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Direta, terá o valor R$ 1,53, por litro e as operações poderão ser realizadas até 30 de junho de 2015. A iniciativa do governo Federal vai contribuir para que as cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária continuem organizando os agricultores familiares, principalmente aqueles com menor produção. Para o coordenador da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Alexandre Bergamin, a medida é válida, porém, não soluciona o problema. “A situação da agricultura familiar, principalmente de quem produz leite, se agravou com a paralisação dos caminhoneiros. Devemos encontrar maneiras de solucionar a crise do setor”, disse Bergamin. Na próxima semana a FETRAF-SUL/CUT apresentará ao governo Federal o relatório de perdas na produção e o levantamento realizado pelos sindicatos filiados nos municípios da região sul.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.