Projeto Fortalecimento da Juventude Rural do Oeste de SC forma 50 jovens

A certificação ocorreu na sexta-feira (21), em Chapecó

Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetraf SC - Patrícia Duarte • Publicado em: 24/07/2017 - 15:01 Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetraf SC - Patrícia Duarte Publicado em: 24/07/2017 - 15:01

A solenidade de formatura de 50 jovens agricultores familiares das microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê integrantes do projeto Fortalecimento da Juventude Rural do Oeste de Santa Catarina ocorreu na sexta-feira (21), no salão da Igreja Luterana, no centro de Chapecó.

O projeto foi realizado entre abril de 2015 e junho de 2017 e visou contribuir na formação da juventude rural, no sentido de potencializar o acesso aos mercados institucionais como caminho para sua inclusão produtiva e social. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida a capacitação profissional e extensão tecnológica de jovens moradores de áreas rurais, incluindo pesquisas com os principais atores dos mercados institucionais para a agricultura familiar (Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Com ênfase na gestão e cooperativismo rural, os jovens participantes puderam aprender e aperfeiçoar o conhecimento através da realização de 10 módulos de ensino, duas viagens de estudo na região para conhecer empreendimentos rurais, cinco oficinas regionais para debater com os atores dos mercados institucionais, cinco rodadas de negociação e um seminário com nutricionistas da região.

Para o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) Alexandre Bergamin, e a coordenadora de Políticas de Organização Sindical da entidade, Jucimara Meotti Araldi, a participação dos jovens e o envolvimento da FETRAF SC no processo refletem o trabalho que a Federação desenvolve e mostra que é possível melhorar e garantir alternativas de permanência dos jovens no campo.

Para a jovem agricultora familiar Dalvana Cordazzo, de Coronel Freitas, a participação no projeto foi muito positiva, pois fortaleceu o que já sabiam e vai ajudar a colocar em prática novas atividades dentro e fora das propriedades. “Foi uma honra poder participar e chegar ao final do projeto com mais conhecimento e subsídios para que possamos defender a agricultura familiar e nos manter na propriedade, garantindo principalmente a sucessão familiar”, afirmou.

O projeto é coordenado pelos professores Valdecir José Zonin, William Simões e Darlan Kroth, pelo técnico-administrativo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Tomé Coletti, e pela coordenadora técnica, Jucimara Meotti Araldi. O ato contou com a presença da presidenta da CooperFamiliar, Sandra Bergamin; do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli e demais professores envolvidos no curso e familiares dos formandos.

Título: Projeto Fortalecimento da Juventude Rural do Oeste de SC forma 50 jovens, Conteúdo: A solenidade de formatura de 50 jovens agricultores familiares das microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê integrantes do projeto Fortalecimento da Juventude Rural do Oeste de Santa Catarina ocorreu na sexta-feira (21), no salão da Igreja Luterana, no centro de Chapecó. O projeto foi realizado entre abril de 2015 e junho de 2017 e visou contribuir na formação da juventude rural, no sentido de potencializar o acesso aos mercados institucionais como caminho para sua inclusão produtiva e social. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida a capacitação profissional e extensão tecnológica de jovens moradores de áreas rurais, incluindo pesquisas com os principais atores dos mercados institucionais para a agricultura familiar (Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar). Com ênfase na gestão e cooperativismo rural, os jovens participantes puderam aprender e aperfeiçoar o conhecimento através da realização de 10 módulos de ensino, duas viagens de estudo na região para conhecer empreendimentos rurais, cinco oficinas regionais para debater com os atores dos mercados institucionais, cinco rodadas de negociação e um seminário com nutricionistas da região. Para o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) Alexandre Bergamin, e a coordenadora de Políticas de Organização Sindical da entidade, Jucimara Meotti Araldi, a participação dos jovens e o envolvimento da FETRAF SC no processo refletem o trabalho que a Federação desenvolve e mostra que é possível melhorar e garantir alternativas de permanência dos jovens no campo. Para a jovem agricultora familiar Dalvana Cordazzo, de Coronel Freitas, a participação no projeto foi muito positiva, pois fortaleceu o que já sabiam e vai ajudar a colocar em prática novas atividades dentro e fora das propriedades. “Foi uma honra poder participar e chegar ao final do projeto com mais conhecimento e subsídios para que possamos defender a agricultura familiar e nos manter na propriedade, garantindo principalmente a sucessão familiar”, afirmou. O projeto é coordenado pelos professores Valdecir José Zonin, William Simões e Darlan Kroth, pelo técnico-administrativo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Tomé Coletti, e pela coordenadora técnica, Jucimara Meotti Araldi. O ato contou com a presença da presidenta da CooperFamiliar, Sandra Bergamin; do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli e demais professores envolvidos no curso e familiares dos formandos.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.