Política Nacional de Agroecologia será levada à Casa Civil

Em reunião da ANA e o MMA, grupo interministerial avaliará instrumentos de promoção das práticas

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 09/05/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 09/05/2012 - 00:00

Em reunião com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente (MMA), a FETRAF-BRASIL, integrando a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) discutiu a construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e, instrumentos próprios do MMA para a promoção desta prática. A audiência ocorreu na última quarta-feira (8).

Entre os das 29 e 30, uma reunião interministerial – composta pelo Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social - fará o debate para levantar quais instrumentos o MMA deverá criar. De acordo com informações de Alexandre Bergamin, coordenador de Política Agrícola da FETRAF-BRASIL, a ministra irá articular os dois ministérios para juntos, levar à Casa Civil a proposta da política nacional de agroecologia.

Para o coordenador, o atual cenário aponta para o próximo desafio dos movimentos sociais que é “partir para prática, efetivar a política nacional de agroecologia, já que pela fala da ministra pudemos obter uma boa perspectiva”.

No começo de abril, a ANA discutiu no Seminário Nacional de Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção as propostas para a política nacional, que está ancorada em três elementos fundamentais: a soberania e segurança alimentar; garantia de acesso à terra – para possibilitar o avanço da reforma agrária e, das práticas agroecológicas – e; a preservação da biodiversidade.

 

Título: Política Nacional de Agroecologia será levada à Casa Civil, Conteúdo: Em reunião com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente (MMA), a FETRAF-BRASIL, integrando a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) discutiu a construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e, instrumentos próprios do MMA para a promoção desta prática. A audiência ocorreu na última quarta-feira (8). Entre os das 29 e 30, uma reunião interministerial – composta pelo Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social - fará o debate para levantar quais instrumentos o MMA deverá criar. De acordo com informações de Alexandre Bergamin, coordenador de Política Agrícola da FETRAF-BRASIL, a ministra irá articular os dois ministérios para juntos, levar à Casa Civil a proposta da política nacional de agroecologia. Para o coordenador, o atual cenário aponta para o próximo desafio dos movimentos sociais que é “partir para prática, efetivar a política nacional de agroecologia, já que pela fala da ministra pudemos obter uma boa perspectiva”. No começo de abril, a ANA discutiu no Seminário Nacional de Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção as propostas para a política nacional, que está ancorada em três elementos fundamentais: a soberania e segurança alimentar; garantia de acesso à terra – para possibilitar o avanço da reforma agrária e, das práticas agroecológicas – e; a preservação da biodiversidade.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.