O SISTEMA FETRAF/CUT SOLIDARIZA-SE COM AS MULHERES E IDOSOS AGREDIDOS DURANTE A ASSEMBL

"A nossa luta é pela construção de um projeto de sociedade com justiça e solidariedade, baseada nos princípios cutistas, especialmente o da liberdade e autonomia dos trabalhadores".

Escrito por: Fetraf/Brasil • Publicado em: 21/12/2015 - 20:17 Escrito por: Fetraf/Brasil Publicado em: 21/12/2015 - 20:17



"A nossa luta é pela construção de um projeto de sociedade com justiça e solidariedade, baseada nos princípios cutistas, especialmente o da liberdade e autonomia dos trabalhadores". Essas são as considerações de Auri Junior, o jovem que relata com indignação as agressões que agricultores familiares sofreram em uma atividade neste fim de semana.


Durante este domingo (20), os agricultores e agricultoras familiares amparados nos princípios cutistas da liberdade e autonomia sindical,  e ainda de acordo com a legislação que define os critérios para registro sindical, realizaram uma Assembléia de Fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Boa Viagem - CE. Quando ocorria as votações, um grupo de diretores dos sindicatos dos trabalhadores rurais ( STR de Boa Viagem/ Madalena) , incluindo pessoas que não pertencem à categoria dos agricultores, se negaram a fazer o credenciamento e partiram para agressão física,  invadiram o local da Assembléia,  quebraram coisas, agrediram pessoas, sendo elas em sua maioria mulheres e idosos  . Os agricultores acreditam que os vândalos estavam alcoolizados e não se credenciaram para não serem reconhecidos, uma vez que não eram agricultores e não moravam no Município.

 


Entre os feridos encontramos os agricultores Francisca Renata Carneiro  de 21 anos, Raimundo Nonato Carneiro de 61 anos e Márcio Ribeiro da Silva  de 27 anos. Todos se dirigiram até o hospital para realizar o exame de corpo de delito e em seguida, registraram o boletim de ocorrência policial. Vale ressaltar que os agricultores mais agredidos eram os responsáveis pelos registros fotográficos da atividade.


"A FETRAF/CUT repudia toda forma de violência em Boa Viagem.  Esperamos que as autoridades policiais apurem os fatos e punam os responsáveis. Pedimos a solidariedade dos trabalhadores do Ceará e do Brasil, das organizações dos movimentos sociais, e da nossa Central Única dos Trabalhadores. Nenhuma disputa de base, especialmente de agricultores cutistas pode usar de violência gratuita. Isso é contra todos os nossos princípios humanos". Explicou Auri Junior, coordenador de Juventude da FETRA/BRASIL.


"O nosso inimigo é outro. É o latifúndio que historicamente usa de violência gratuita. A disputa de colocar trabalhador contra trabalhador não é digno de quem se diz representante dos mesmos. A nossa luta é garantida na Constituição Federal que assegura a liberdade e autonomia de organização dos trabalhadores na busca de direitos.  Lutamos pela construção de um projeto de sociedade com mais justiça social e solidariedade".   Conclui o coordenador.                  
 

Título: O SISTEMA FETRAF/CUT SOLIDARIZA-SE COM AS MULHERES E IDOSOS AGREDIDOS DURANTE A ASSEMBL, Conteúdo: "A nossa luta é pela construção de um projeto de sociedade com justiça e solidariedade, baseada nos princípios cutistas, especialmente o da liberdade e autonomia dos trabalhadores". Essas são as considerações de Auri Junior, o jovem que relata com indignação as agressões que agricultores familiares sofreram em uma atividade neste fim de semana. Durante este domingo (20), os agricultores e agricultoras familiares amparados nos princípios cutistas da liberdade e autonomia sindical,  e ainda de acordo com a legislação que define os critérios para registro sindical, realizaram uma Assembléia de Fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Boa Viagem - CE. Quando ocorria as votações, um grupo de diretores dos sindicatos dos trabalhadores rurais ( STR de Boa Viagem/ Madalena) , incluindo pessoas que não pertencem à categoria dos agricultores, se negaram a fazer o credenciamento e partiram para agressão física,  invadiram o local da Assembléia,  quebraram coisas, agrediram pessoas, sendo elas em sua maioria mulheres e idosos  . Os agricultores acreditam que os vândalos estavam alcoolizados e não se credenciaram para não serem reconhecidos, uma vez que não eram agricultores e não moravam no Município.   Entre os feridos encontramos os agricultores Francisca Renata Carneiro  de 21 anos, Raimundo Nonato Carneiro de 61 anos e Márcio Ribeiro da Silva  de 27 anos. Todos se dirigiram até o hospital para realizar o exame de corpo de delito e em seguida, registraram o boletim de ocorrência policial. Vale ressaltar que os agricultores mais agredidos eram os responsáveis pelos registros fotográficos da atividade. "A FETRAF/CUT repudia toda forma de violência em Boa Viagem.  Esperamos que as autoridades policiais apurem os fatos e punam os responsáveis. Pedimos a solidariedade dos trabalhadores do Ceará e do Brasil, das organizações dos movimentos sociais, e da nossa Central Única dos Trabalhadores. Nenhuma disputa de base, especialmente de agricultores cutistas pode usar de violência gratuita. Isso é contra todos os nossos princípios humanos". Explicou Auri Junior, coordenador de Juventude da FETRA/BRASIL. "O nosso inimigo é outro. É o latifúndio que historicamente usa de violência gratuita. A disputa de colocar trabalhador contra trabalhador não é digno de quem se diz representante dos mesmos. A nossa luta é garantida na Constituição Federal que assegura a liberdade e autonomia de organização dos trabalhadores na busca de direitos.  Lutamos pela construção de um projeto de sociedade com mais justiça social e solidariedade".   Conclui o coordenador.                    



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.