NOTA DE PESAR | Viviane Pereira de Oliveira

Sem dúvidas, esta é uma perda inestimável para toda base Contrafiana. Vívia deixa um lindo legado na história da Contraf-Brasil e na luta em defesa da Agricultura Familiar

Escrito por: Leidiane Souza • Publicado em: 27/07/2021 - 16:54 • Última modificação: 27/07/2021 - 17:21 Escrito por: Leidiane Souza Publicado em: 27/07/2021 - 16:54 Última modificação: 27/07/2021 - 17:21

arquivo Contraf-Brasil

É com profunda tristeza e pesar que a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil/CUT) vem a público informar o falecimento da companheira de luta, Viviane Pereira de Oliveira, nossa querida Vívia.

Vívia veio a óbito na manhã desta terça-feira (27), devido complicações do glioma de tronco cerebral, um tumor na cabeça com qual lutava há sete anos.

Vívia parte precocemente, com apenas 41 anos de idade, deixando três filhos, pais, irmãos, inúmeros amigos e, sem dúvidas, uma legião de agricultoras e agricultores familiares que acompanhavam e admiravam seu trabalho.

SOBRE VIVIANE

Nortista arretada, não deixou se abater em meio a infância difícil e adversidades da vida.

Em 1997, quando tinha 17 anos, a convite de um tio, partiu com a família rumo ao município de Parauapebas, no estado do Pará, na esperança de conquistar um pedaço de terra pela Reforma Agraria. Foi nessa época em que iniciou sua vida no movimento social e sindical.  

Anos depois, já mulher feita, trabalhou na Central de Associações e em toda sua trajetória contribuiu amplamente para o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Suas contribuições, com apoio de uma equipe forte de coordenadoras e coordenadores comprometidos com a Agricultura Familiar ajudaram a consolidar e fundar a Fetraf-Pará, que atualmente conta 29 sindicatos regionais e municipais filiados, estando em 98 municípios do estado.

Em 2017 foi eleita a primeira mulher presidenta da Fetraf-Pará, cargo que ocupou e exerceu com maestria por quatro anos.

Jamais deixou passar batido a luta em defesa das mulheres. Atuou arduamente em defesa das pautas relacionadas ao gênero e incentivava as companheiras a não se calarem e buscarem seus direitos.

E colaborou na criação do projeto Jovens da Agricultura Familiar em Formação (JAFF), em que mais de 50 jovens participaram  de importantes momentos de conhecimento e reflexões.  

Ocupou o cargo de suplência do conselho fiscal na executiva da Fetraf-Brasil e participou da Coordenação Executiva da Contraf-Brasil/CUT.  

Reconhecida nacionalmente por sua competência e comprometimento com a causa da Agricultura Familiar, Vívia venceu preconceitos e desafios e mostrou que com força e determinação uma mulher é capaz e pode ocupar o espaço que ela quiser.

Sem dúvidas, esta é uma perda irreparável para toda a base Contrafiana. Vivia deixa um lindo legado na história da Contraf-Brasil e na luta em defesa dos direitos e por melhores condições de vida para agricultoras e agricultores brasileiros.

A equipe Contraf-Brasil presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento de profunda dor e consternação e deseja que Deus dê conforto para enfrentar com serenidade esta perda inestimável para todas e todos. Vamos transformar o luto em luta.

Viviane Pereira de Oliveira ... presente!

Título: NOTA DE PESAR | Viviane Pereira de Oliveira, Conteúdo: É com profunda tristeza e pesar que a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil/CUT) vem a público informar o falecimento da companheira de luta, Viviane Pereira de Oliveira, nossa querida Vívia. Vívia veio a óbito na manhã desta terça-feira (27), devido complicações do glioma de tronco cerebral, um tumor na cabeça com qual lutava há sete anos. Vívia parte precocemente, com apenas 41 anos de idade, deixando três filhos, pais, irmãos, inúmeros amigos e, sem dúvidas, uma legião de agricultoras e agricultores familiares que acompanhavam e admiravam seu trabalho. SOBRE VIVIANE Nortista arretada, não deixou se abater em meio a infância difícil e adversidades da vida. Em 1997, quando tinha 17 anos, a convite de um tio, partiu com a família rumo ao município de Parauapebas, no estado do Pará, na esperança de conquistar um pedaço de terra pela Reforma Agraria. Foi nessa época em que iniciou sua vida no movimento social e sindical.   Anos depois, já mulher feita, trabalhou na Central de Associações e em toda sua trajetória contribuiu amplamente para o fortalecimento da Agricultura Familiar. Suas contribuições, com apoio de uma equipe forte de coordenadoras e coordenadores comprometidos com a Agricultura Familiar ajudaram a consolidar e fundar a Fetraf-Pará, que atualmente conta 29 sindicatos regionais e municipais filiados, estando em 98 municípios do estado. Em 2017 foi eleita a primeira mulher presidenta da Fetraf-Pará, cargo que ocupou e exerceu com maestria por quatro anos. Jamais deixou passar batido a luta em defesa das mulheres. Atuou arduamente em defesa das pautas relacionadas ao gênero e incentivava as companheiras a não se calarem e buscarem seus direitos. E colaborou na criação do projeto Jovens da Agricultura Familiar em Formação (JAFF), em que mais de 50 jovens participaram  de importantes momentos de conhecimento e reflexões.   Ocupou o cargo de suplência do conselho fiscal na executiva da Fetraf-Brasil e participou da Coordenação Executiva da Contraf-Brasil/CUT.   Reconhecida nacionalmente por sua competência e comprometimento com a causa da Agricultura Familiar, Vívia venceu preconceitos e desafios e mostrou que com força e determinação uma mulher é capaz e pode ocupar o espaço que ela quiser. Sem dúvidas, esta é uma perda irreparável para toda a base Contrafiana. Vivia deixa um lindo legado na história da Contraf-Brasil e na luta em defesa dos direitos e por melhores condições de vida para agricultoras e agricultores brasileiros. A equipe Contraf-Brasil presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento de profunda dor e consternação e deseja que Deus dê conforto para enfrentar com serenidade esta perda inestimável para todas e todos. Vamos transformar o luto em luta. Viviane Pereira de Oliveira ... presente!



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.