Nordeste terá 367 mil cisternas

Programa Água para Todos é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria e será instituído hoje (25). Objetivo é garantir amplo acesso à água

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 25/07/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 25/07/2011 - 00:00

O Programa Água para Todos, uma das ações do plano Brasil Sem Miséria será instituído hoje (25), pela Presidenta Dilma Rousseff, por meio do decreto. Em Alagoas, no município alagoano de Arapiraca, será coordenado pelos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo como principal objetivo garantir o amplo acesso à água, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais destinados à sua segurança nutricional.

Até 2014, serão implantados 750.000 cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano, garantindo o acesso à água limpa para considerável parcela da população ainda excluída dessa necessidade básica. Com relação à produção, as metas são de 3.000 barragens de acumulação de água pluvial, 150.000 cisternas de produção e 20.000 pequenos sistemas de irrigação. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.

Como meta do programa para 2011 estão previstas a instalação de 343 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção (cisternas de produção, pequenas barragens, sistemas simplificados de irrigação). Durante a cerimônia de lançamento do programa, ocorrerá a assinatura dos primeiros instrumentos operacionais, os editais para aquisição de 60.000 cisternas e 2.000 equipamentos para irrigação, que constituem as metas do Ministério da Integração Nacional neste primeiro momento.

O público destinatário do Programa é composto pelas famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único do Governo Federal. O percentual expressivo de 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual o lançamento e as primeiras ações do Água para Todos serão realizadas nessa região, cabendo lembrar que o programa compõe o Plano Brasil Sem Miséria e terá abrangência nacional.

São parceiros da ação, além dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a entidade ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro e os Governos Estaduais.

 

*Informações MDS

 

Título: Nordeste terá 367 mil cisternas, Conteúdo: O Programa Água para Todos, uma das ações do plano Brasil Sem Miséria será instituído hoje (25), pela Presidenta Dilma Rousseff, por meio do decreto. Em Alagoas, no município alagoano de Arapiraca, será coordenado pelos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo como principal objetivo garantir o amplo acesso à água, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais destinados à sua segurança nutricional. Até 2014, serão implantados 750.000 cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano, garantindo o acesso à água limpa para considerável parcela da população ainda excluída dessa necessidade básica. Com relação à produção, as metas são de 3.000 barragens de acumulação de água pluvial, 150.000 cisternas de produção e 20.000 pequenos sistemas de irrigação. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido. Como meta do programa para 2011 estão previstas a instalação de 343 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção (cisternas de produção, pequenas barragens, sistemas simplificados de irrigação). Durante a cerimônia de lançamento do programa, ocorrerá a assinatura dos primeiros instrumentos operacionais, os editais para aquisição de 60.000 cisternas e 2.000 equipamentos para irrigação, que constituem as metas do Ministério da Integração Nacional neste primeiro momento. O público destinatário do Programa é composto pelas famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único do Governo Federal. O percentual expressivo de 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual o lançamento e as primeiras ações do Água para Todos serão realizadas nessa região, cabendo lembrar que o programa compõe o Plano Brasil Sem Miséria e terá abrangência nacional. São parceiros da ação, além dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a entidade ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro e os Governos Estaduais.   *Informações MDS  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.