Negociações da VII Jornada Nacional de Lutas não terminou

Pacote de benefícios anunciados não atende reivindicação da agricultura familiar. FETRAF-BRASIL continua rodada de negociações com ministérios e intensifica mobilização em Brasília, na próxima semana

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 18/05/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 18/05/2011 - 00:00
Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Na próxima semana, a FETRAF-BRASIL, por duas razões crucias, intensifica a mobilização pela VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar. Para acompanhar a votação do novo código florestal, que deve ocorrer entre terça e quarta-feira (24 ou 25) e, o resultado das negociações com ministérios para atendimento das reivindicações. Em outras palavras, para aguardar o anúncio das medidas que serão adotadas para efetivamente beneficiar os agricultores familiares.

Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, o pacote de benefícios anunciados no início da tarde desta quarta-feira (18), de destinação de R$ 16 bilhões para o plano Safra 2011/2012; a criação do Sistema Unico de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) em 30 dias, não são indicativos de avanços para a categoria. Os recursos do ano passado correspondem ao mesmo montante e, o funcionamento do SUASA já foi anunciado diversas vezes.

Dentre os anúncios feitos, o único que pode ser considerado como significativo é o Programa Garantia de Preços Mínimos (PGPM) específico para a agricultura familiar.

?Ele é um dos pontos centrais da nossa pauta, mas o que interessa é sabermos qual será o valor?, disse Rochinski. De acordo com o secretário, ?o anuncio de medidas não contempla a agricultura familiar. Hoje, às 11h, nos reuniremos com Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), e suas secretarias. Buscamos um conjunto de políticas públicas voltadas para geração de renda dos trabalhadores?, disse.

A audiência, que estava marcada para ocorrer ontem (18), foi cancelada, pois o ministério tinha que discutir orçamento com o núcleo central do governo para atendimento da agricultura familiar.

Vale lembrar que a criação de Gerência Nacional de Habitação na Caixa Econômica Federal, também anunciada no pacote de benefícios, para cuidar especificamente da habitação rural, uma reivindicação da FETRAF-BRASIL, já tinha sido compromisso assumido em audiência no dia 27 de abril, entre a entidade e Jorge Hereda, presidente da CEF.

A FETRAF-BRASIL continua o processo de negociação com os ministérios de 23 a 27 de maio, a expectativa é que no último dia a presidenta Dilma Roussef, receba a organização. Já foram confirmadas para a próxima semana audiências com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Comunicações (MC), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Trabalho e Emprego (MTE) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Título: Negociações da VII Jornada Nacional de Lutas não terminou, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL Na próxima semana, a FETRAF-BRASIL, por duas razões crucias, intensifica a mobilização pela VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar. Para acompanhar a votação do novo código florestal, que deve ocorrer entre terça e quarta-feira (24 ou 25) e, o resultado das negociações com ministérios para atendimento das reivindicações. Em outras palavras, para aguardar o anúncio das medidas que serão adotadas para efetivamente beneficiar os agricultores familiares. Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, o pacote de benefícios anunciados no início da tarde desta quarta-feira (18), de destinação de R$ 16 bilhões para o plano Safra 2011/2012; a criação do Sistema Unico de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) em 30 dias, não são indicativos de avanços para a categoria. Os recursos do ano passado correspondem ao mesmo montante e, o funcionamento do SUASA já foi anunciado diversas vezes. Dentre os anúncios feitos, o único que pode ser considerado como significativo é o Programa Garantia de Preços Mínimos (PGPM) específico para a agricultura familiar. ?Ele é um dos pontos centrais da nossa pauta, mas o que interessa é sabermos qual será o valor?, disse Rochinski. De acordo com o secretário, ?o anuncio de medidas não contempla a agricultura familiar. Hoje, às 11h, nos reuniremos com Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), e suas secretarias. Buscamos um conjunto de políticas públicas voltadas para geração de renda dos trabalhadores?, disse. A audiência, que estava marcada para ocorrer ontem (18), foi cancelada, pois o ministério tinha que discutir orçamento com o núcleo central do governo para atendimento da agricultura familiar. Vale lembrar que a criação de Gerência Nacional de Habitação na Caixa Econômica Federal, também anunciada no pacote de benefícios, para cuidar especificamente da habitação rural, uma reivindicação da FETRAF-BRASIL, já tinha sido compromisso assumido em audiência no dia 27 de abril, entre a entidade e Jorge Hereda, presidente da CEF. A FETRAF-BRASIL continua o processo de negociação com os ministérios de 23 a 27 de maio, a expectativa é que no último dia a presidenta Dilma Roussef, receba a organização. Já foram confirmadas para a próxima semana audiências com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Comunicações (MC), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Trabalho e Emprego (MTE) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.