MMA reúne entidades representativas do campo para criação de estratégias de implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

O Ministério do Meio Ambiente através da secretaria de Desenvolvimento Rural e Extrativismo, convocou todas as organizações representativas do campo para debater estratégias de implementação do CAR.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 18/03/2015 - 10:21 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 18/03/2015 - 10:21

A reunião  aconteceu no Ministério do Meio Ambiente e foi solicitada pela prória Ministra Izabella Teixeira para que todas as entidades pudessem ser ouvidas e entendessem as demandas de apoio para  a realização do CAR. Uma das reivindicações apresentadas pela FETRAF/BASIL foi a necessidade de prorrogação do prazo para a realização do Cadastro, que se encerra no mês de maio deste ano e até o momento um numero pouco significativo de agricultores familiares conseguiu se cadastrar.

Outra reivindicação é a necessidade em buscar viabilidade de recursos e apoios técnicos para as entidades representativas dos agricultores familiares. Precisa haver prestação de serviço para a categoria, uma vez que sem apoio técnico aos agricultores, eles serão obrigados a procurar escritórios de topografia e engenharia florestal para a execução deste trabalho. Os valores cobrados são abusivos e este serviço é gratuito. Então com a intenção de proteger o direito dos agricultores, a FETRAF junto com as demais organizações do campo insiste que o Governo Federal viabilize parcerias e recursos.

Na reunião, ficou acordado pelas organizações a realização de um levantamento de quais seriam essas demandas. Ainda essa semana a Ministra Izabella Teixeira recebe em seu gabinete as entidades para dar continuidade a este trabalho. “Esperamos que ela anuncie inclusive as possibilidades reais de parcerias com as organizações sociais para que possamos atender com melhor qualidade nossos agricultores familiares na realização do car”.  Opinou Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/Brasil.

Título: MMA reúne entidades representativas do campo para criação de estratégias de implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural)., Conteúdo: A reunião  aconteceu no Ministério do Meio Ambiente e foi solicitada pela prória Ministra Izabella Teixeira para que todas as entidades pudessem ser ouvidas e entendessem as demandas de apoio para  a realização do CAR. Uma das reivindicações apresentadas pela FETRAF/BASIL foi a necessidade de prorrogação do prazo para a realização do Cadastro, que se encerra no mês de maio deste ano e até o momento um numero pouco significativo de agricultores familiares conseguiu se cadastrar. Outra reivindicação é a necessidade em buscar viabilidade de recursos e apoios técnicos para as entidades representativas dos agricultores familiares. Precisa haver prestação de serviço para a categoria, uma vez que sem apoio técnico aos agricultores, eles serão obrigados a procurar escritórios de topografia e engenharia florestal para a execução deste trabalho. Os valores cobrados são abusivos e este serviço é gratuito. Então com a intenção de proteger o direito dos agricultores, a FETRAF junto com as demais organizações do campo insiste que o Governo Federal viabilize parcerias e recursos. Na reunião, ficou acordado pelas organizações a realização de um levantamento de quais seriam essas demandas. Ainda essa semana a Ministra Izabella Teixeira recebe em seu gabinete as entidades para dar continuidade a este trabalho. “Esperamos que ela anuncie inclusive as possibilidades reais de parcerias com as organizações sociais para que possamos atender com melhor qualidade nossos agricultores familiares na realização do car”.  Opinou Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/Brasil.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.