Maranhão recebe oficina do Cadastro Ambiental

Encontro contou com a presença de lideranças e técnicos do estado do Maranhão, além de representantes da FETRAF/BRASIL

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 10/03/2016 - 13:40 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 10/03/2016 - 13:40

Durante os dias 2 a 4 de março, lideranças e técnicos do estado do Maranhão, além de representantes da FETRAF/BRASIL, se reuniram no Maranhão para participar da Oficina de Capacitação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A oficina teve o objetivo de orientar sobre a importância da implementação do sistema do Cadastro Ambiental Rural no estado além de capacitar técnicos quanto ao uso do mesmo.

Participaram da oficina técnicos dos municípios de Bacabal, Alcantara, Cururupu, Bom Jardim, Codó, São Bento, Zé Doca, Santa Luzia, São Luís, Santa Inês, Lago dos Rodrigues, Brejo, Buriti, Marajá do Sena, Caxias, Bela Vista, Matões do Norte e Tutóia.

O encontro também contou com a participação da engenheira florestal da FETRAF/BRASIL, Ana Lyz Parreira, que na oportunidade ministrou a capacitação para utilização do sistema CAR. “Com essa capacitação, a nossa expectativa é os técnicos saiam capacitados para que disseminem o seu conhecimento nos municípios e assim possam avançar na implementação do programa”, disse.

A superintendente da Secretaria da Agricultura Familiar do Maranhão, Loroana Santana e a representante do INCRA/MA, Tatiana Ribeiro de Santana, também participaram do evento.

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento criado para auxiliar o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações do imóvel, com o objetivo de esboçar um mapa onde serão calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Código Florestal - Atrelada ao CAR está também a implementação do Código Florestal nas áreas utilizadas pelos agricultores familiares.  Os debates a cerca desses dois processos têm o desafio de evitar que o registro não seja uma "grilagem de terras formal", usado para beneficiar ocupações não-legítimas de áreas indígenas e terras de pequenos agricultores.  

A realização das oficinas é promovida pela FETRAF/BRASIL em parceria com a Climate Land Use Alliance (CLUA).

Título: Maranhão recebe oficina do Cadastro Ambiental , Conteúdo: Durante os dias 2 a 4 de março, lideranças e técnicos do estado do Maranhão, além de representantes da FETRAF/BRASIL, se reuniram no Maranhão para participar da Oficina de Capacitação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A oficina teve o objetivo de orientar sobre a importância da implementação do sistema do Cadastro Ambiental Rural no estado além de capacitar técnicos quanto ao uso do mesmo. Participaram da oficina técnicos dos municípios de Bacabal, Alcantara, Cururupu, Bom Jardim, Codó, São Bento, Zé Doca, Santa Luzia, São Luís, Santa Inês, Lago dos Rodrigues, Brejo, Buriti, Marajá do Sena, Caxias, Bela Vista, Matões do Norte e Tutóia. O encontro também contou com a participação da engenheira florestal da FETRAF/BRASIL, Ana Lyz Parreira, que na oportunidade ministrou a capacitação para utilização do sistema CAR. “Com essa capacitação, a nossa expectativa é os técnicos saiam capacitados para que disseminem o seu conhecimento nos municípios e assim possam avançar na implementação do programa”, disse. A superintendente da Secretaria da Agricultura Familiar do Maranhão, Loroana Santana e a representante do INCRA/MA, Tatiana Ribeiro de Santana, também participaram do evento. Cadastro Ambiental Rural O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento criado para auxiliar o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações do imóvel, com o objetivo de esboçar um mapa onde serão calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Código Florestal - Atrelada ao CAR está também a implementação do Código Florestal nas áreas utilizadas pelos agricultores familiares.  Os debates a cerca desses dois processos têm o desafio de evitar que o registro não seja uma "grilagem de terras formal", usado para beneficiar ocupações não-legítimas de áreas indígenas e terras de pequenos agricultores.   A realização das oficinas é promovida pela FETRAF/BRASIL em parceria com a Climate Land Use Alliance (CLUA).



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.