Mais cidadania para agricultoras familiares e indígenas de Roraima

A ação vai acontecer nas comunidades indígenas de Barata, Boqueirão, Raimundão, Vila São João, Silvestre e Vila Recrear.

Escrito por: Ascom SDA • Publicado em: 08/08/2016 - 15:30 Escrito por: Ascom SDA Publicado em: 08/08/2016 - 15:30
Chegou a vez das agricultoras familiares e mulheres indígenas que vivem em comunidades próximas ao município de Alto Alegre (RR) se beneficiarem com o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Entre os dias 8 e 12 de agosto, elas poderão emitir gratuitamente vários tipos de documentos. A ação vai acontecer nas comunidades indígenas de Barata, Boqueirão, Raimundão, Vila São João, Silvestre e Vila Recrear. A expectativa é de que sejam feitos mais de 500 atendimentos, sendo 300 de mulheres.
 
A ação é dirigida especialmente às mulheres, mas todos os integrantes da família podem participar. Ter a documentação em dia, garante  o direito dos agricultores familiares se beneficiarem com as ações do Governo Federal. “O mutirão é muito importante pois dá a chance de eles adquirem os documentos perto de suas casas”, destaca a coordenadora do PNDTR em Roraima, Ana Serra, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no estado. “Para essas pessoas é muito difícil vir à cidade devido ao custo e a distância”, acrescenta.
 
Durante o mutirão será possível, entre vários serviços,  emitir 1ª e 2ª via de CPF,  carteira de trabalho, identidade, registro de nascimento e de  casamento.  Além disso, outros atendimentos estarão disponíveis, como registro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), assistir a palestras, tirar fotografia, fazer cópias de documentos, bem como obter informações sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).  Esta é uma excelente chance para colocar a vida em dia, pois a emissão dos documentos é totalmente gratuita.
 
De 2004 a 2016, em Roraima, já foram realizados 197 mutirões do PNDTR, os quais atenderam mais de 46 mil mulheres com a emissão de quase 95 mil documentos. A ação no estado é resultado de uma parceria entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Incra, Funai, INSS, Vara da Justiça Itinerante de Roraima e Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima.
 
Serviço: 
Os atendimentos serão das 8h às 12h e das 14h às 17h. Confira os locais:
 
Dia 08/08
Comunidade Indígena Barata
 
Dia 09/08
Comunidade Indígena Boqueirão
 
Dia 10/08
Comunidade Indígena Raimundão
 
Dia 11/08
Vila São Silvestre
 
Dia 12/08
Vila Recrear 
 
Fonte: Ascom SDA
Título: Mais cidadania para agricultoras familiares e indígenas de Roraima, Conteúdo: Chegou a vez das agricultoras familiares e mulheres indígenas que vivem em comunidades próximas ao município de Alto Alegre (RR) se beneficiarem com o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Entre os dias 8 e 12 de agosto, elas poderão emitir gratuitamente vários tipos de documentos. A ação vai acontecer nas comunidades indígenas de Barata, Boqueirão, Raimundão, Vila São João, Silvestre e Vila Recrear. A expectativa é de que sejam feitos mais de 500 atendimentos, sendo 300 de mulheres.   A ação é dirigida especialmente às mulheres, mas todos os integrantes da família podem participar. Ter a documentação em dia, garante  o direito dos agricultores familiares se beneficiarem com as ações do Governo Federal. “O mutirão é muito importante pois dá a chance de eles adquirem os documentos perto de suas casas”, destaca a coordenadora do PNDTR em Roraima, Ana Serra, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no estado. “Para essas pessoas é muito difícil vir à cidade devido ao custo e a distância”, acrescenta.   Durante o mutirão será possível, entre vários serviços,  emitir 1ª e 2ª via de CPF,  carteira de trabalho, identidade, registro de nascimento e de  casamento.  Além disso, outros atendimentos estarão disponíveis, como registro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), assistir a palestras, tirar fotografia, fazer cópias de documentos, bem como obter informações sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).  Esta é uma excelente chance para colocar a vida em dia, pois a emissão dos documentos é totalmente gratuita.   De 2004 a 2016, em Roraima, já foram realizados 197 mutirões do PNDTR, os quais atenderam mais de 46 mil mulheres com a emissão de quase 95 mil documentos. A ação no estado é resultado de uma parceria entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Incra, Funai, INSS, Vara da Justiça Itinerante de Roraima e Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima.   Serviço:  Os atendimentos serão das 8h às 12h e das 14h às 17h. Confira os locais:   Dia 08/08 Comunidade Indígena Barata   Dia 09/08 Comunidade Indígena Boqueirão   Dia 10/08 Comunidade Indígena Raimundão   Dia 11/08 Vila São Silvestre   Dia 12/08 Vila Recrear    Fonte: Ascom SDA



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.