Mais 610 famílias serão beneficiadas com bibliotecas rurais

O Programa de Bibliotecas Arca das Letras, do MDA, chega a mais nove comunidades de agricultores familiares, beneficiando 610 famílias que vivem na zona rural dos municípios de Congo e Caturité.

Escrito por: MDA • Publicado em: 02/10/2015 - 13:18 Escrito por: MDA Publicado em: 02/10/2015 - 13:18

 

 

 

 

       O Programa de Bibliotecas Arca das Letras, do MDA, chega a mais nove comunidades de agricultores familiares, beneficiando 610 famílias que vivem na zona rural dos municípios de Congo e Caturité, ambos do Território do Cariri Oriental, na Paraíba.

 

A entrega das bibliotecas e a capacitação dos agentes de leitura – voluntários que coordenam o empréstimo dos livros e as ações culturais em suas comunidades – ocorrem nesta sexta (2) e sábado (3).

Com essas entregas, chegam a 396 o número de bibliotecas implantadas em 100 municípios paraibanos, beneficiando cerca de 40 mil famílias com acesso ao livro e a leitura.  No Brasil, já são mais de 10 mil Arcas implantadas, em mais de 2 mil municípios, nas cinco Regiões brasileiras.

 

Programação

As comunidades rurais de Laginha, Riacho do Algodão, Laginha e Santa Rita de Cima, todas do município Congo, recebem suas Arcas amanhã (2/10), numa ação que teve a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf /Congo), responsável pela confecção dos móveis Arca, e da Delegacia Federal do MDA (DFDA) na Paraíba.

No sábado (3/10) será a vez das comunidades rurais de Caturité - Bonita, Salgadinho, Curralinho, Paulo de Sousa e Mucunã - receberem suas bibliotecas. A articulação para a construção dos móveis foi feita pelo Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR) do município em parceria com a DFDA/PB.

 

Arca das Letras

 

Criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2003, o Programa Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas.

A ação conta com uma importante rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e com outras diversas atividades que envolvem a implantação das bibliotecas Arca das Letras nas comunidades.

 

Serviço  

Entrega de bibliotecas a comunidades rurais município de Congo (PB)

Data: 02 de outubro (sexta-feira)

Hora: a partir das 9h

Local da Capacitação dos agentes de leitura e entrega das quatro Arcas: Comunidade Laginha.

 

Entrega de bibliotecas a comunidades rurais município de Caturité (PB)

Data: 03 de outubro (sábado)

Hora: a partir das 9h

Local da Capacitação dos agentes de leitura e entrega das quatro Arcas: Comunidade Bonita.

Título: Mais 610 famílias serão beneficiadas com bibliotecas rurais, Conteúdo:                O Programa de Bibliotecas Arca das Letras, do MDA, chega a mais nove comunidades de agricultores familiares, beneficiando 610 famílias que vivem na zona rural dos municípios de Congo e Caturité, ambos do Território do Cariri Oriental, na Paraíba.   A entrega das bibliotecas e a capacitação dos agentes de leitura – voluntários que coordenam o empréstimo dos livros e as ações culturais em suas comunidades – ocorrem nesta sexta (2) e sábado (3). Com essas entregas, chegam a 396 o número de bibliotecas implantadas em 100 municípios paraibanos, beneficiando cerca de 40 mil famílias com acesso ao livro e a leitura.  No Brasil, já são mais de 10 mil Arcas implantadas, em mais de 2 mil municípios, nas cinco Regiões brasileiras.   Programação As comunidades rurais de Laginha, Riacho do Algodão, Laginha e Santa Rita de Cima, todas do município Congo, recebem suas Arcas amanhã (2/10), numa ação que teve a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf /Congo), responsável pela confecção dos móveis Arca, e da Delegacia Federal do MDA (DFDA) na Paraíba. No sábado (3/10) será a vez das comunidades rurais de Caturité - Bonita, Salgadinho, Curralinho, Paulo de Sousa e Mucunã - receberem suas bibliotecas. A articulação para a construção dos móveis foi feita pelo Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR) do município em parceria com a DFDA/PB.   Arca das Letras   Criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2003, o Programa Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas. A ação conta com uma importante rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e com outras diversas atividades que envolvem a implantação das bibliotecas Arca das Letras nas comunidades.   Serviço   Entrega de bibliotecas a comunidades rurais município de Congo (PB) Data: 02 de outubro (sexta-feira) Hora: a partir das 9h Local da Capacitação dos agentes de leitura e entrega das quatro Arcas: Comunidade Laginha.   Entrega de bibliotecas a comunidades rurais município de Caturité (PB) Data: 03 de outubro (sábado) Hora: a partir das 9h Local da Capacitação dos agentes de leitura e entrega das quatro Arcas: Comunidade Bonita.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.