Jovens de Goiás se organizam para garantir políticas para o campo

Momento importante de firmar o papel da juventude no processo de criação de mecanismos que possam fortalecer o movimento como todo.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 31/10/2016 - 15:35 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 31/10/2016 - 15:35

Entre os dias 28 e 30 a juventude de Goiás participou do Encontro Estadual da Juventude Campensina, com o objetivo de debater as políticas para os jovens do campo, seu papel na garantia dos direitos conquistados e a continuidade das lutas visando as próximas gerações.
 
A coordenadoria de juventude da Fetraf-GO foi uma das organizações que tiveram a iniciativa da realização do encontro. Para a entidade, esse é um momento importante de firmar o papel da juventude no processo de criação de mecanismos que possam fortalecer o movimento como todo. 
 
“A formação de lideranças passa também pelo ingresso de jovens nas organizações. Como vamos dar a sucessão se não fortalecermos nossa juventude enquanto cidadãos politizados”, comenta Sueila Conceição Silva, coordenadora da Juventude da Fetraf-GO.
 
No encontro foi discutido temas como a relação de gênero, educação, saúde, escolas comunitárias do campo, comunicação, movimentos sociais como instâncias de controle social, esporte, lazer. Vale destacar que entre as pautas de reivindicações atuais da juventude está o combate ao agronegócio que não preserva os recursos naturais e leis socioambientais, o uso desregulado do agrotóxico, o fortalecimento dos programas de comercialização da agricultura familiar, o acesso à terra e garantia do território, trabalho e renda no campo, habitação e condições de vida digna no campo.
 
 “Nossos jovens entraram aqui com uma visão e saem com outra. No final nos comprometemos que vamos compartilhar os conhecimentos adquiridos para nossas bases e multiplicar este aprendizado. É por meio da educação que teremos mais esperança e desejo de lutar por uma sociedade com menos desigualdade social e mais justa com seu povo”, avalia Sueila.
 
Título: Jovens de Goiás se organizam para garantir políticas para o campo, Conteúdo: Entre os dias 28 e 30 a juventude de Goiás participou do Encontro Estadual da Juventude Campensina, com o objetivo de debater as políticas para os jovens do campo, seu papel na garantia dos direitos conquistados e a continuidade das lutas visando as próximas gerações.   A coordenadoria de juventude da Fetraf-GO foi uma das organizações que tiveram a iniciativa da realização do encontro. Para a entidade, esse é um momento importante de firmar o papel da juventude no processo de criação de mecanismos que possam fortalecer o movimento como todo.    “A formação de lideranças passa também pelo ingresso de jovens nas organizações. Como vamos dar a sucessão se não fortalecermos nossa juventude enquanto cidadãos politizados”, comenta Sueila Conceição Silva, coordenadora da Juventude da Fetraf-GO.   No encontro foi discutido temas como a relação de gênero, educação, saúde, escolas comunitárias do campo, comunicação, movimentos sociais como instâncias de controle social, esporte, lazer. Vale destacar que entre as pautas de reivindicações atuais da juventude está o combate ao agronegócio que não preserva os recursos naturais e leis socioambientais, o uso desregulado do agrotóxico, o fortalecimento dos programas de comercialização da agricultura familiar, o acesso à terra e garantia do território, trabalho e renda no campo, habitação e condições de vida digna no campo.    “Nossos jovens entraram aqui com uma visão e saem com outra. No final nos comprometemos que vamos compartilhar os conhecimentos adquiridos para nossas bases e multiplicar este aprendizado. É por meio da educação que teremos mais esperança e desejo de lutar por uma sociedade com menos desigualdade social e mais justa com seu povo”, avalia Sueila.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.