Governo lança Programa de Aquisição de Alimentos em Pernambuco

Programa de Aquisição de Alimentos foi lançado hoje pelo governo

Escrito por: Ericka Sousa • Publicado em: 22/03/2023 - 21:35 Escrito por: Ericka Sousa Publicado em: 22/03/2023 - 21:35

Contraf Brasil

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (22), a Medida Provisória que recria o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os objetivos básicos do programa são o acesso a alimentação saudável e nutricional e incentivo a agricultura familiar. Foi assinado em Pernambuco, estado que possui umas das maiores produções na agricultura brasileira e é o lugar de nascimento do presidente.
.
Por meio do programa é possível a compra de alimentos diretamente a agricultura familiar com dispensa de licitação. O destino dos alimentos são para pessoas em situação de insegurança alimentar, aquelas atendidas por redes socioassistenciais, órgãos públicos e rede pública e filantrópica de ensino. 
.
Para o Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo da Contraf, Auri Alves Júnior, o programa fortalece a agricultura familiar e atividade produtiva. "O programa possibita que um alimento mais saudável chegue a mesa dos agricultutores, do povo mais pobre, do povo que precisa, das pessoas que estão em insegurança alimentar e nutricional". Ressalta ainda que é um momento histórico o relançamento do programa por dispor de alimentos saudáveis a quem mais precisa e está passando fome. 
.
O Presidente Lula discursou falando que voltou a governar o país para mudá-lo. Sobre o PAA, ele disse "anunciamos hoje um passo da vida brasileira", e que o objetivo é fazer com que o povo coma 3x por dia. Ainda disse que o povo brasileiro "quer tudo que a gente é capaz de produzir". E 
.
No lançamento do PAA foi entregue o primeiro cartão do programa ao agricultor Daniel Silva, foi passado pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e a Presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros. 
.
Para participar do lançamento, estiveram presentes alguns ministros, lideranças de movimentos sociais, diretores, coordenadores, deputados. Presentes o prefeito de Recife, João Campos. A governadora de Pernambuco, Raquel Lira. A Coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Elizângela Jesus Silva. O Dirigente Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jaime Amorim.
.
Ao final do evento de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi assinado pelo presidente alguns decretos. Primeiro recriação do PAA, após a mensagem ao Congresso Nacional encaminhando a medida provisória que recria o PAA, decreto que recria o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), decreto de criação do Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais. 

 

Título: Governo lança Programa de Aquisição de Alimentos em Pernambuco, Conteúdo: O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (22), a Medida Provisória que recria o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os objetivos básicos do programa são o acesso a alimentação saudável e nutricional e incentivo a agricultura familiar. Foi assinado em Pernambuco, estado que possui umas das maiores produções na agricultura brasileira e é o lugar de nascimento do presidente. . Por meio do programa é possível a compra de alimentos diretamente a agricultura familiar com dispensa de licitação. O destino dos alimentos são para pessoas em situação de insegurança alimentar, aquelas atendidas por redes socioassistenciais, órgãos públicos e rede pública e filantrópica de ensino.  . Para o Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo da Contraf, Auri Alves Júnior, o programa fortalece a agricultura familiar e atividade produtiva. O programa possibita que um alimento mais saudável chegue a mesa dos agricultutores, do povo mais pobre, do povo que precisa, das pessoas que estão em insegurança alimentar e nutricional. Ressalta ainda que é um momento histórico o relançamento do programa por dispor de alimentos saudáveis a quem mais precisa e está passando fome.  . O Presidente Lula discursou falando que voltou a governar o país para mudá-lo. Sobre o PAA, ele disse anunciamos hoje um passo da vida brasileira, e que o objetivo é fazer com que o povo coma 3x por dia. Ainda disse que o povo brasileiro quer tudo que a gente é capaz de produzir. E  . No lançamento do PAA foi entregue o primeiro cartão do programa ao agricultor Daniel Silva, foi passado pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e a Presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros.  . Para participar do lançamento, estiveram presentes alguns ministros, lideranças de movimentos sociais, diretores, coordenadores, deputados. Presentes o prefeito de Recife, João Campos. A governadora de Pernambuco, Raquel Lira. A Coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Elizângela Jesus Silva. O Dirigente Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jaime Amorim. . Ao final do evento de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi assinado pelo presidente alguns decretos. Primeiro recriação do PAA, após a mensagem ao Congresso Nacional encaminhando a medida provisória que recria o PAA, decreto que recria o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), decreto de criação do Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais.   



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.