FETRAF-Sul aprova pauta e reúne 10 mil agricultores

Elaborada com quatro temas emblemáticos, sendo juventude e sucessão, renda, meio ambiente e endividamento, o documento foi elaborado a partir de diversas reuniões para levantar as necessidades dos agr

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 29/04/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 29/04/2011 - 00:00
FETRAF-Sul aprova pauta de reivindicação e reúne cerca de 10 mil agricultores
Nesta sexta-feira (29), em Concórdia, Santa Catarina, ocorreu o Encontro da Agricultura Familiar da FETRAF-SUL.

Nesta sexta-feira (29), em Concórdia, Santa Catarina, ocorreu o Encontro da Agricultura Familiar da FETRAF-SUL. Com cerca de 10 mil agricultores familiares participantes, a entidade aprovou a pauta de reivindicação da Jornada de Lutas.

Elaborada com quatro temas emblemáticos, sendo juventude e sucessão, renda, meio ambiente e endividamento, o documento foi elaborado a partir de diversas reuniões para levantar as necessidades dos agricultores familiares.

Na presença de autoridades Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL discursou sobre a importância da participação da juventude tanto nos espaços de discussão como sobre a necessidade de que as políticas públicas sejam adequadas à juventude rural a fim de que haja continuidade da atividade da agricultura familiar. Nos dias 27 e 28, a entidade reuniu aproximadamente dois mil jovens no II Acampamento da Juventude.

O tema do Código Florestal, também retratado na pauta de reivindicação, esteve presente no discurso dos dirigentes. Rochinski ressaltou ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, a necessária cautela para votação do Código.

?O Congresso não precisa ter pressa para votar o Código Florestal. E necessário ouvir todos os envolvidos em especial a agricultura familiar no que se refere à sua participação na elaboração da nova proposta. Nossa posição não quer nada além de assegurar a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável?, explicou. A FETRAF defende também que o pagamento por serviços ambientais conste na nova legislação.

A Ideli Salvati, ministra Pesca, representando a presidenta Dilma Rouuseff, o coordenador enfatizou a necessidade de inversão de prioridade que deve ocorrer no governo.

?Nós reconhecemos o avanço das políticas públicas, mas é chegada a hora de invertemos a lógica de desenvolvimento do país criando ainda mais mecanismos de fortalecimento da nossa atividade produtiva?.

Também participaram do Encontro Laudemir Muller Secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), os deputados Pedro Uczai, Altemir Tortelli, Luciana Rafagnim, Dirceu Dresc, a secretária Nacional de Juventude da Presidência da República Severine Macedo.
Título: FETRAF-Sul aprova pauta e reúne 10 mil agricultores, Conteúdo: FETRAF-Sul aprova pauta de reivindicação e reúne cerca de 10 mil agricultores Nesta sexta-feira (29), em Concórdia, Santa Catarina, ocorreu o Encontro da Agricultura Familiar da FETRAF-SUL. Nesta sexta-feira (29), em Concórdia, Santa Catarina, ocorreu o Encontro da Agricultura Familiar da FETRAF-SUL. Com cerca de 10 mil agricultores familiares participantes, a entidade aprovou a pauta de reivindicação da Jornada de Lutas. Elaborada com quatro temas emblemáticos, sendo juventude e sucessão, renda, meio ambiente e endividamento, o documento foi elaborado a partir de diversas reuniões para levantar as necessidades dos agricultores familiares. Na presença de autoridades Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL discursou sobre a importância da participação da juventude tanto nos espaços de discussão como sobre a necessidade de que as políticas públicas sejam adequadas à juventude rural a fim de que haja continuidade da atividade da agricultura familiar. Nos dias 27 e 28, a entidade reuniu aproximadamente dois mil jovens no II Acampamento da Juventude. O tema do Código Florestal, também retratado na pauta de reivindicação, esteve presente no discurso dos dirigentes. Rochinski ressaltou ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, a necessária cautela para votação do Código. ?O Congresso não precisa ter pressa para votar o Código Florestal. E necessário ouvir todos os envolvidos em especial a agricultura familiar no que se refere à sua participação na elaboração da nova proposta. Nossa posição não quer nada além de assegurar a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável?, explicou. A FETRAF defende também que o pagamento por serviços ambientais conste na nova legislação. A Ideli Salvati, ministra Pesca, representando a presidenta Dilma Rouuseff, o coordenador enfatizou a necessidade de inversão de prioridade que deve ocorrer no governo. ?Nós reconhecemos o avanço das políticas públicas, mas é chegada a hora de invertemos a lógica de desenvolvimento do país criando ainda mais mecanismos de fortalecimento da nossa atividade produtiva?. Também participaram do Encontro Laudemir Muller Secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), os deputados Pedro Uczai, Altemir Tortelli, Luciana Rafagnim, Dirceu Dresc, a secretária Nacional de Juventude da Presidência da República Severine Macedo.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.