Fetraf SC leva Agricultura Familiar para a VI Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

O evento em nível estadual terminou com a aprovação de 95 propostas para garantir e assegurar a segurança alimentar e nutricional de Santa Catarina

Escrito por: Da redação da Contraf Brasil - Patrícia Costa • Publicado em: 05/12/2019 - 11:35 • Última modificação: 05/12/2019 - 12:02 Escrito por: Da redação da Contraf Brasil - Patrícia Costa Publicado em: 05/12/2019 - 11:35 Última modificação: 05/12/2019 - 12:02

Divulgação Consea SC VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A Contraf Brasil, por meio das suas federações, enquanto entidade representativa dos agricultores e agricultora familiares, que compõe o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), participou, através da direção da Fetraf de Santa Catarina, da  VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no estado, entre nos dias 2 e 3, em Florianópolis.

O evento, com o tema “Vozes, direitos e fome: Luta para garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” tem o objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos e todas o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

No espaço de construção política, ocorreu debates com foco na análise de conjuntura, onde os participantes denunciaram a situação de miséria e fome em muitas regiões, a dificuldade do acesso as políticas públicas desde atenção à saúde, educação, segurança alimentar, emprego e moradia.

Também, na ocasião houve trabalhos em grupo para construir diretrizes e propostas para os problemas apresentados, com capacidade de garantir e assegurar a soberania e segurança alimentar para os povos do campo e da cidade.

Os delegados trabalharam com três eixos, sendo eles: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas; fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e avaliação entre as propostas da V CESAN e o PESAN.

Como parte da conferência, a mística trouxe a questão da troca de sementes e o compromisso dos delegados com o desafio e a luta por segurança alimentar e nutricional, envolvendo a economia solidária.

Por fim, a Plenária final contou com 95 propostas e moções elaboradas pelos municípios e regiões que ocorreram os debates, todas aprovadas pelos delegados e delegadas.

 A conferência é de iniciativa do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SC), composta por representantes de diversos segmentos da sociedade civil que também faz parte do Fórum Catarinense de Segurança Alimentar e Nutricional – FCSSAN, TEASAN, CEPAGRO e equipe da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da SDS. A atividade contou com 25 conferências, 20 municipais e cinco regionais, com a participação de 88 delegados (as) de Conseas municipais, além de outros (as) 129 participantes com direito a voz.

 

 

Título: Fetraf SC leva Agricultura Familiar para a VI Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, Conteúdo: A Contraf Brasil, por meio das suas federações, enquanto entidade representativa dos agricultores e agricultora familiares, que compõe o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), participou, através da direção da Fetraf de Santa Catarina, da  VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no estado, entre nos dias 2 e 3, em Florianópolis. O evento, com o tema “Vozes, direitos e fome: Luta para garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” tem o objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos e todas o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. No espaço de construção política, ocorreu debates com foco na análise de conjuntura, onde os participantes denunciaram a situação de miséria e fome em muitas regiões, a dificuldade do acesso as políticas públicas desde atenção à saúde, educação, segurança alimentar, emprego e moradia. Também, na ocasião houve trabalhos em grupo para construir diretrizes e propostas para os problemas apresentados, com capacidade de garantir e assegurar a soberania e segurança alimentar para os povos do campo e da cidade. Os delegados trabalharam com três eixos, sendo eles: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas; fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e avaliação entre as propostas da V CESAN e o PESAN. Como parte da conferência, a mística trouxe a questão da troca de sementes e o compromisso dos delegados com o desafio e a luta por segurança alimentar e nutricional, envolvendo a economia solidária. Por fim, a Plenária final contou com 95 propostas e moções elaboradas pelos municípios e regiões que ocorreram os debates, todas aprovadas pelos delegados e delegadas.  A conferência é de iniciativa do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SC), composta por representantes de diversos segmentos da sociedade civil que também faz parte do Fórum Catarinense de Segurança Alimentar e Nutricional – FCSSAN, TEASAN, CEPAGRO e equipe da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da SDS. A atividade contou com 25 conferências, 20 municipais e cinco regionais, com a participação de 88 delegados (as) de Conseas municipais, além de outros (as) 129 participantes com direito a voz.    



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.