Fetraf SC: Ciclo de Debates e Elaboração 2019

Na abertura das atividades às temáticas centraram-se no debate de Conjuntura: Desafios e Oportunidades da luta

Escrito por: Comunicação Fetraf SC • Publicado em: 06/02/2019 - 11:12 • Última modificação: 06/02/2019 - 11:17 Escrito por: Comunicação Fetraf SC Publicado em: 06/02/2019 - 11:12 Última modificação: 06/02/2019 - 11:17

Fetraf SC Luta e resistência frente ao quadro conjuntural do Brasil

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Santa Catarina iniciou a semana com uma programação intensiva de provocações, debates e elaboração. A organização retoma uma prática da entidade que fez do debate da Agricultura Familiar uma plataforma consolidada de reconhecimento em todo Brasil.

Segundo o coordenador Alexandre Bergamin, é fundamental retomar neste momento uma metodologia que tanto contribuiu para as organizações. Embora sejam três dias que custam caro às nossas lideranças deixarem entidades, suas propriedades, família e se dedicar exclusivamente no repensar de processos, avaliar o momento histórico, apontar horizontes de nossa luta e resistência frente ao quadro conjuntural do Brasil hoje.

Na abertura das atividades nesta segunda feira às temáticas centraram-se no debate de Conjuntura: Desafios e Oportunidades da luta. Neoliberalismo: Concentração do Capital e a Fragmentação dos processos produtivos e humanos. No ‘Perfil dos Gestores Políticos e suas representações e funções nos governos federal e estadual’ – ambos painéis com os assessores de formação e elaboração Marcos Rodrigues e Neuri Alves objetivaram situar o momento atual.

Visando uma efetiva participação, a metodologia se dinamiza em Provocação-Plenária-Elaboração-Socialização e Síntese, sendo estas conduzidas pela orientação transversal: O que vemos-temos-queremos-propomos (ação). Segundo o assessor Neuri Alves, o resultado efetivo deste processo se obtém colocando o tempo da elaboração como a centralidade, e a experiência do primeiro dia a metodologia mostrou a efetividade desta proposta com os grupos produzindo muito diante das provocações temáticas.

E para mostrar que os desafios são o terreno árido por onde as lideranças caminham ao longo de décadas, o painel inicial desta terça feira foi com uma das grandes lideranças da agricultura familiar, o ex deputado Dirceu Dresch que fez um resgate das lutas da agricultura familiar e às grandes dificuldades enfrentadas até a consolidação das organizações e as conquistas, todas elas sob fortes ameaças.

As atividades seguem nesta terça e quarta-feira com provocações e elaboração em temáticas como Processo Histórico da Organização da Agricultura Familiar, Limites de nosso Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Nova Ruralidade: desafios e oportunidades, Novo Sindicalismo, Desafios: afirmação e protagonismo dos JOVENS e das MULHERES e Organização da Produção.

Título: Fetraf SC: Ciclo de Debates e Elaboração 2019, Conteúdo: A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Santa Catarina iniciou a semana com uma programação intensiva de provocações, debates e elaboração. A organização retoma uma prática da entidade que fez do debate da Agricultura Familiar uma plataforma consolidada de reconhecimento em todo Brasil. Segundo o coordenador Alexandre Bergamin, é fundamental retomar neste momento uma metodologia que tanto contribuiu para as organizações. Embora sejam três dias que custam caro às nossas lideranças deixarem entidades, suas propriedades, família e se dedicar exclusivamente no repensar de processos, avaliar o momento histórico, apontar horizontes de nossa luta e resistência frente ao quadro conjuntural do Brasil hoje. Na abertura das atividades nesta segunda feira às temáticas centraram-se no debate de Conjuntura: Desafios e Oportunidades da luta. Neoliberalismo: Concentração do Capital e a Fragmentação dos processos produtivos e humanos. No ‘Perfil dos Gestores Políticos e suas representações e funções nos governos federal e estadual’ – ambos painéis com os assessores de formação e elaboração Marcos Rodrigues e Neuri Alves objetivaram situar o momento atual. Visando uma efetiva participação, a metodologia se dinamiza em Provocação-Plenária-Elaboração-Socialização e Síntese, sendo estas conduzidas pela orientação transversal: O que vemos-temos-queremos-propomos (ação). Segundo o assessor Neuri Alves, o resultado efetivo deste processo se obtém colocando o tempo da elaboração como a centralidade, e a experiência do primeiro dia a metodologia mostrou a efetividade desta proposta com os grupos produzindo muito diante das provocações temáticas. E para mostrar que os desafios são o terreno árido por onde as lideranças caminham ao longo de décadas, o painel inicial desta terça feira foi com uma das grandes lideranças da agricultura familiar, o ex deputado Dirceu Dresch que fez um resgate das lutas da agricultura familiar e às grandes dificuldades enfrentadas até a consolidação das organizações e as conquistas, todas elas sob fortes ameaças. As atividades seguem nesta terça e quarta-feira com provocações e elaboração em temáticas como Processo Histórico da Organização da Agricultura Familiar, Limites de nosso Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Nova Ruralidade: desafios e oportunidades, Novo Sindicalismo, Desafios: afirmação e protagonismo dos JOVENS e das MULHERES e Organização da Produção.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.