FETRAF requer Gerência Nacional de Habitação Rural

O objetivo é que a Gerência Nacional atue de forma a minimizar os problemas que o meio rural enfrenta de burocratização e falta de uniformidade das instituições regionais

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 28/04/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 28/04/2011 - 00:00
Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Em audiência realizada nesta quarta-feira (27), dirigentes da FETRAF-BRASIL entregaram à Caixa Econômica Federal um documento que requer a criação da Gerência Nacional de Habitação Rural, a incorporação da habitação rural como meta interna a ser atingida dentro da instituição e a efetivação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como política pública.

O objetivo é que a Gerência Nacional atue de forma a minimizar os problemas que o meio rural enfrenta de burocratização e falta de uniformidade das instituições regionais. Em avaliação entregue à Caixa, consta a apresentação de 15,7 mil solicitações - demandas para construção de casas - onde apenas 3,5 mil estão em análise na instituição e só 1.718 mil contratos do PNHR foram assinados.

Ao apresentar a pauta da VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar que agrega um conjunto de políticas que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no campo, incluindo a habitação, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL explicou que reivindicação de criação da Gerência integra esse plano de ação traçado pela agricultura familiar, na perspectiva de se tornar mais uma grande conquista para a categoria.

?A FETRAF-BRASIL compreende a habitação para agricultura familiar não apenas como a posse da casa, mas dependente de uma série de outras políticas que vão desde a geração de renda, da produção de alimentos sem agrotóxicos, da preservação ambiental, a inclusão dos jovens, das mulheres, enfim, uma articulação de políticas públicas que garantam um mundo rural com gente, vivendo bem e feliz?, disse Elisângela.

Segundo Marco Antonio Augusto Pimentel, secretário de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL o que os agricultores reivindicam com a criação da Gerência Nacional é que seja gerida por quem seja conhecedor da realidade da agricultura familiar. ?Somente alguém que conheça a nossa realidade poderá fazer com que a habitação rural seja inserida no processo habitacional brasileiro?.

Para isso, Jorge Hereda, presidente da Caixa, disse que deverá ser discutido o procedimento para a criação da Gerência e esta, deverá ser implantada até o mês de julho. Hereda disse que aceitará sugestões da FETRAF-BRASIL para indicação do responsável a ocupar o cargo.

Na ocasião, Liane Vitali Kothe, coordenadora da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), após apresentar a entidade que há 10 anos viabiliza a construção de casas na zona rural, presenteou Jorge com produtos dos agricultores familiares e, com o trofeu comemorativo de aniversário.

Participaram também da audiência, Celso Ludwig, coordenador de habitação da FETRAF-BRASIL, os deputados federais Pedro Uczai (PT/SC), Federal Waldenor Pereira (PT/BA), Federal Vicentinho (PT/SP) e os deputados estaduais Dirceu Dresch (PT/SC), Luciana Rafagnin (PT/PR), Altemir Tortelli (PT/RS).

Título: FETRAF requer Gerência Nacional de Habitação Rural, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL Em audiência realizada nesta quarta-feira (27), dirigentes da FETRAF-BRASIL entregaram à Caixa Econômica Federal um documento que requer a criação da Gerência Nacional de Habitação Rural, a incorporação da habitação rural como meta interna a ser atingida dentro da instituição e a efetivação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como política pública. O objetivo é que a Gerência Nacional atue de forma a minimizar os problemas que o meio rural enfrenta de burocratização e falta de uniformidade das instituições regionais. Em avaliação entregue à Caixa, consta a apresentação de 15,7 mil solicitações - demandas para construção de casas - onde apenas 3,5 mil estão em análise na instituição e só 1.718 mil contratos do PNHR foram assinados. Ao apresentar a pauta da VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar que agrega um conjunto de políticas que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no campo, incluindo a habitação, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL explicou que reivindicação de criação da Gerência integra esse plano de ação traçado pela agricultura familiar, na perspectiva de se tornar mais uma grande conquista para a categoria.?A FETRAF-BRASIL compreende a habitação para agricultura familiar não apenas como a posse da casa, mas dependente de uma série de outras políticas que vão desde a geração de renda, da produção de alimentos sem agrotóxicos, da preservação ambiental, a inclusão dos jovens, das mulheres, enfim, uma articulação de políticas públicas que garantam um mundo rural com gente, vivendo bem e feliz?, disse Elisângela.Segundo Marco Antonio Augusto Pimentel, secretário de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL o que os agricultores reivindicam com a criação da Gerência Nacional é que seja gerida por quem seja conhecedor da realidade da agricultura familiar. ?Somente alguém que conheça a nossa realidade poderá fazer com que a habitação rural seja inserida no processo habitacional brasileiro?. Para isso, Jorge Hereda, presidente da Caixa, disse que deverá ser discutido o procedimento para a criação da Gerência e esta, deverá ser implantada até o mês de julho. Hereda disse que aceitará sugestões da FETRAF-BRASIL para indicação do responsável a ocupar o cargo.Na ocasião, Liane Vitali Kothe, coordenadora da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), após apresentar a entidade que há 10 anos viabiliza a construção de casas na zona rural, presenteou Jorge com produtos dos agricultores familiares e, com o trofeu comemorativo de aniversário. Participaram também da audiência, Celso Ludwig, coordenador de habitação da FETRAF-BRASIL, os deputados federais Pedro Uczai (PT/SC), Federal Waldenor Pereira (PT/BA), Federal Vicentinho (PT/SP) e os deputados estaduais Dirceu Dresch (PT/SC), Luciana Rafagnin (PT/PR), Altemir Tortelli (PT/RS).



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.