Fetraf Pernambuco retoma construção do sindicalismo pelas raízes

O objetivo é fortalecer a organização sindical, por meio do diálogo e levantamento da situação de cada região de Agricultura Familiar do Estado

Escrito por: Patrícia Costa • Publicado em: 07/02/2019 - 10:33 • Última modificação: 07/02/2019 - 10:38 Escrito por: Patrícia Costa Publicado em: 07/02/2019 - 10:33 Última modificação: 07/02/2019 - 10:38

Fetraf PE Encontro da Fetraf Pernambuco

Sindicalismo pelas raízes para fortalecer a Agricultura Familiar. Foi esse o ponto alto dos debates ocorridos durante o planejamento de 2019 da Fetraf Pernambuco, entre os dias 4 a 6 desta semana.

A atividade contou com a presença de lideranças sindicais das coordenadorias regionais e nacional. O objetivo foi definir as ações estratégicas para fortalecer a organização sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar.

A próxima mobilização, por exemplo, está marcada para o dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – com bandeiras contra a reforma da previdência, pela ampliação dos direitos das mulheres, não a violência e feminicídio, políticas públicas para a juventude e nenhum direito a menos da classe trabalhadora.

Ainda, no encontro foi abordado temas referente aos programas de produção e comercialização de alimentos como o PAA e PNAE, irrigação, além do crédito fundiário e políticas de reforma agrária.

“Não vamos ficar de braços cruzados diante da fala do Governo em paralisar os processos de reforma agrária. Precisamos desta política porque existem inúmeras famílias acampadas debaixo da lona. Nosso lema é construir o sindicalismo pelas raízes, pelas bases. Iremos dialogar com os agricultores e agricultoras familiares sobre os problemas de cada localidade e com eles nos fortalecer para fazer o enfrentamento aos retrocessos”, explica João Santos, coordenador da Fetraf Pernambuco.

Na reunião também foi traçado um projeto de formação e capacitação para lideranças e novos integrantes do movimento. As turmas devem iniciar em maio.

Título: Fetraf Pernambuco retoma construção do sindicalismo pelas raízes, Conteúdo: Sindicalismo pelas raízes para fortalecer a Agricultura Familiar. Foi esse o ponto alto dos debates ocorridos durante o planejamento de 2019 da Fetraf Pernambuco, entre os dias 4 a 6 desta semana. A atividade contou com a presença de lideranças sindicais das coordenadorias regionais e nacional. O objetivo foi definir as ações estratégicas para fortalecer a organização sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar. A próxima mobilização, por exemplo, está marcada para o dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – com bandeiras contra a reforma da previdência, pela ampliação dos direitos das mulheres, não a violência e feminicídio, políticas públicas para a juventude e nenhum direito a menos da classe trabalhadora. Ainda, no encontro foi abordado temas referente aos programas de produção e comercialização de alimentos como o PAA e PNAE, irrigação, além do crédito fundiário e políticas de reforma agrária. “Não vamos ficar de braços cruzados diante da fala do Governo em paralisar os processos de reforma agrária. Precisamos desta política porque existem inúmeras famílias acampadas debaixo da lona. Nosso lema é construir o sindicalismo pelas raízes, pelas bases. Iremos dialogar com os agricultores e agricultoras familiares sobre os problemas de cada localidade e com eles nos fortalecer para fazer o enfrentamento aos retrocessos”, explica João Santos, coordenador da Fetraf Pernambuco. Na reunião também foi traçado um projeto de formação e capacitação para lideranças e novos integrantes do movimento. As turmas devem iniciar em maio.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.