FETRAF participa do Fórum Público da OMC 2010

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 03/09/2010 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 03/09/2010 - 00:00
De 15 à 17 de setembro, em Genebra, a entidade integra oficinas temáticas e debate a questão da segurança alimentar

Escrito por Fernanda Silva

Em oficinas temáticas e conferências, os temas em exposição no Fórum Público da OMC 2010 têm sido especificamente as políticas de proteção ao mercado e interesses dos agricultores familiares, que se refere a preços dos produtos, comércio, à renda dos produtores, etc.

Reunindo organizações de diversos países, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF, que participa da atividade, integra o debate que discute também uma ?Declaração Chamada para a Coerência?, onde são levantados questionamentos sobre os rumos tomados pelos organismos internacionais no que compete o tratamento dado a agricultura familiar e à segurança alimentar.

?O Fórum é o espaço para fortalecer os laços de cooperação com organizações e organismos internacionais para potencializar a atuação do setor dentro dos fóruns que decidem os rumos das políticas, como, por exemplo, dentro da própria OMC. A troca de informações que temos aqui em especial com organizações canadenses e belgas fortalecem o intercâmbio nas cadeias produtivas do leite e carnes?, considerou.

Embora o Brasil seja considerado referência no que tange o tratamento diferenciado aos agricultores familiares, Rochinki ressalta que ?se não houvesse a organização da categoria como a que FETRAF desenvolve não seria possível obter conquistas importantes como o Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos, créditos, Lei da Alimentação escolar, etc.?

Título: FETRAF participa do Fórum Público da OMC 2010, Conteúdo: De 15 à 17 de setembro, em Genebra, a entidade integra oficinas temáticas e debate a questão da segurança alimentarEscrito por Fernanda Silva Em oficinas temáticas e conferências, os temas em exposição no Fórum Público da OMC 2010 têm sido especificamente as políticas de proteção ao mercado e interesses dos agricultores familiares, que se refere a preços dos produtos, comércio, à renda dos produtores, etc. Reunindo organizações de diversos países, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF, que participa da atividade, integra o debate que discute também uma ?Declaração Chamada para a Coerência?, onde são levantados questionamentos sobre os rumos tomados pelos organismos internacionais no que compete o tratamento dado a agricultura familiar e à segurança alimentar. ?O Fórum é o espaço para fortalecer os laços de cooperação com organizações e organismos internacionais para potencializar a atuação do setor dentro dos fóruns que decidem os rumos das políticas, como, por exemplo, dentro da própria OMC. A troca de informações que temos aqui em especial com organizações canadenses e belgas fortalecem o intercâmbio nas cadeias produtivas do leite e carnes?, considerou. Embora o Brasil seja considerado referência no que tange o tratamento diferenciado aos agricultores familiares, Rochinki ressalta que ?se não houvesse a organização da categoria como a que FETRAF desenvolve não seria possível obter conquistas importantes como o Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos, créditos, Lei da Alimentação escolar, etc.?



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.