FETRAF participa de SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR em PARIS/ FRAN

Durante todo dia 26 a FETRAF BRASIL/CUT participou do Seminário internacional da agricultura familiar em Paris/França.

Escrito por: • Publicado em: 28/02/2014 - 12:40 Escrito por: Publicado em: 28/02/2014 - 12:40

Durante todo dia 26 a FETRAF BRASIL/CUT participou do Seminário internacional da agricultura familiar em Paris/França. O seminário acontece no contextodo Ano Internacional da Agricultura Familiar de 2014 , sendo uma realização do governo frances pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Florestas (MAAF), em parceria com os Jovens Agricultores (JA) e franceses Agricultores e Desenvolvimento Internacional ( AFDI).

 

O Tema central do seminario a "A agricultura familiar, o futuro da agricultura? " permeou o debate com uma troca de saberes, experiencias exitosas e iniciativas dos agricultores, e lideranças camponesas de varios paises com o objetivo comum de identificar as alavancas que permitem aumentar as vantagens da agricultura.

 

O tema da juventude foi tratado com relevancia no debate, discutindo a instalação dos jovens como extrategia para uma agricultura bem sucedida, a mesa animada pela jornalista Laure NOUHALAT, e introdução do debate coube a BERTTRAND VILLAREAL CGAARET Vice chair , e contou com a parcipação do jovem agricultor frances EMILLIEN PIROUX , De AURI JUNIOR Coordendor da secretaria de juventude da FETRAF e de PIERRE BLAISE ANGO do Ministerio do Camaroes.

 

Para AURI JUNIOR o seminario é uma importante atividade para trocar experiencias, saberes coletivos , fortalecer os intercambios entre os agricultores e fortalecer as pauta da juventude e de promoção da agricultura familia como caminho para soberania alimentar e promoção de um projeto alternativo de desenvolvimento com base na sustentabiliade e justiça social.

 

O seminário terminou com uma seqüência ministerial sobre as políticas públicas na presença de ministros de alguns paises, dentre eles o Secretario da Agricultura Familiar do Ministerio do Desenvolvimento Agrario Valter Bianchinni que apresentou as politicas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro para agricultura familiar. A sequencia ministerial  teve enceramento com a participação do ministro  ministro Pascal Canfin, o ministro do Desenvolvimento, ministros das Relações Exteriores, e os líderes camponeses. François Thabuis, presidente dos Jovens Agricultores e Stéphane Le Foll, Ministro da Agricultura, Alimentação e Florestas. o evento contou com a participação de JOSE OSABA Presidente do Forum Social Mundial, da Senhora MARCELLA VILLAREAL Diretora da FAO e de OLIVIER DE SHUTTER relator especial da ONU sobre o direito a alimentação.

 

O Seminario aconteceu dentro da FEIRA INTERNCAIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR(SIA) que acontece desde o dia 22, no parque de exposições de Paris/França sendo uma das mais importantes e destacadas feiras da capital francesa.

Título: FETRAF participa de SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR em PARIS/ FRAN, Conteúdo: Durante todo dia 26 a FETRAF BRASIL/CUT participou do Seminário internacional da agricultura familiar em Paris/França. O seminário acontece no contextodo Ano Internacional da Agricultura Familiar de 2014 , sendo uma realização do governo frances pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Florestas (MAAF), em parceria com os Jovens Agricultores (JA) e franceses Agricultores e Desenvolvimento Internacional ( AFDI).   O Tema central do seminario a "A agricultura familiar, o futuro da agricultura? " permeou o debate com uma troca de saberes, experiencias exitosas e iniciativas dos agricultores, e lideranças camponesas de varios paises com o objetivo comum de identificar as alavancas que permitem aumentar as vantagens da agricultura.   O tema da juventude foi tratado com relevancia no debate, discutindo a instalação dos jovens como extrategia para uma agricultura bem sucedida, a mesa animada pela jornalista Laure NOUHALAT, e introdução do debate coube a BERTTRAND VILLAREAL CGAARET Vice chair , e contou com a parcipação do jovem agricultor frances EMILLIEN PIROUX , De AURI JUNIOR Coordendor da secretaria de juventude da FETRAF e de PIERRE BLAISE ANGO do Ministerio do Camaroes.   Para AURI JUNIOR o seminario é uma importante atividade para trocar experiencias, saberes coletivos , fortalecer os intercambios entre os agricultores e fortalecer as pauta da juventude e de promoção da agricultura familia como caminho para soberania alimentar e promoção de um projeto alternativo de desenvolvimento com base na sustentabiliade e justiça social.   O seminário terminou com uma seqüência ministerial sobre as políticas públicas na presença de ministros de alguns paises, dentre eles o Secretario da Agricultura Familiar do Ministerio do Desenvolvimento Agrario Valter Bianchinni que apresentou as politicas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro para agricultura familiar. A sequencia ministerial  teve enceramento com a participação do ministro  ministro Pascal Canfin, o ministro do Desenvolvimento, ministros das Relações Exteriores, e os líderes camponeses. François Thabuis, presidente dos Jovens Agricultores e Stéphane Le Foll, Ministro da Agricultura, Alimentação e Florestas. o evento contou com a participação de JOSE OSABA Presidente do Forum Social Mundial, da Senhora MARCELLA VILLAREAL Diretora da FAO e de OLIVIER DE SHUTTER relator especial da ONU sobre o direito a alimentação.   O Seminario aconteceu dentro da FEIRA INTERNCAIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR(SIA) que acontece desde o dia 22, no parque de exposições de Paris/França sendo uma das mais importantes e destacadas feiras da capital francesa.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.