Fetraf Para foca em ações para retomar as políticas de reforma agrária

Reuniões, audiências e encontros fazem parte da agenda estratégica da federação com sindicatos e associações

Escrito por: Patrícia Costa • Publicado em: 10/04/2019 - 10:34 • Última modificação: 10/04/2019 - 10:41 Escrito por: Patrícia Costa Publicado em: 10/04/2019 - 10:34 Última modificação: 10/04/2019 - 10:41

Fetraf PA Audiência

A Fetraf Pará realizou nas últimas semanas várias ações em busca do fortalecimento da organização sindical dos Agricultores e Agricultoras Familiares da região. Com os sindicatos reunidos a federação trabalha principalmente o tema da reforma agrária.

Na última audiência com o Incra e Governo as lideranças discutiram a situação de um dos assentamentos que fica localizado no município de Cumaru do Norte. A área, com 420 famílias, foi ocupada em 2005. De acordo com as famílias o proprietário, na época, sinalizou o interesse em negociar a área com o Incra para fins de reforma agrária. No entanto, o poder público não deu o andamento devido ao processo.

Diante da morosidade, agora corre uma ação de reintegração de posse e as famílias que já construíram casas, produção de frutas e hortaliças e toda uma infraestrutura no local estão ameaçadas de despejo.

A Fetraf tem trabalhado no sentido de buscar a solução para os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e espera que, por meio das suas ações e reivindicações as negociações sobre reforma agrária possam ser retomadas, pois o estado é uma das regiões com maior número de assentamentos, o que significa uma preocupação com a paralização, morosidade e descaso com as políticas de reforma agrária.

Reuniões

A federação também nas últimas semanas realizou reunião na regional Sul com lideranças de associações para discutirem os novos rumos da política sindical, levantando os novos comandos ao novo sistema. E audiência de conciliação entre Fetraf Para, associação e proprietário referente a área Estrela de Maceió, na vara agrária em Redenção.

Título: Fetraf Para foca em ações para retomar as políticas de reforma agrária, Conteúdo: A Fetraf Pará realizou nas últimas semanas várias ações em busca do fortalecimento da organização sindical dos Agricultores e Agricultoras Familiares da região. Com os sindicatos reunidos a federação trabalha principalmente o tema da reforma agrária. Na última audiência com o Incra e Governo as lideranças discutiram a situação de um dos assentamentos que fica localizado no município de Cumaru do Norte. A área, com 420 famílias, foi ocupada em 2005. De acordo com as famílias o proprietário, na época, sinalizou o interesse em negociar a área com o Incra para fins de reforma agrária. No entanto, o poder público não deu o andamento devido ao processo. Diante da morosidade, agora corre uma ação de reintegração de posse e as famílias que já construíram casas, produção de frutas e hortaliças e toda uma infraestrutura no local estão ameaçadas de despejo. A Fetraf tem trabalhado no sentido de buscar a solução para os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e espera que, por meio das suas ações e reivindicações as negociações sobre reforma agrária possam ser retomadas, pois o estado é uma das regiões com maior número de assentamentos, o que significa uma preocupação com a paralização, morosidade e descaso com as políticas de reforma agrária. Reuniões A federação também nas últimas semanas realizou reunião na regional Sul com lideranças de associações para discutirem os novos rumos da política sindical, levantando os novos comandos ao novo sistema. E audiência de conciliação entre Fetraf Para, associação e proprietário referente a área Estrela de Maceió, na vara agrária em Redenção.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.