Fetraf Minas Gerais reúne-se com a Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia

Movimentos sindicais discutiram pautas que trataram da organização e ações para 2020

Escrito por: Da redação da Contraf Brasil - Patrícia Costa • Publicado em: 27/11/2019 - 18:58 • Última modificação: 27/11/2019 - 19:17 Escrito por: Da redação da Contraf Brasil - Patrícia Costa Publicado em: 27/11/2019 - 18:58 Última modificação: 27/11/2019 - 19:17

Divulgação Reunião da Fetraf de Minas Gerais com a Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, Agricultura

A Fetraf de Minas Gerais esteve reunida com a Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável durante esta semana. Na pauta foram discutidos temas referentes: a organização da frente, próximos passos e o calendário de ações para 2020.

Lançada em setembro, a Frente tem o objetivo de apoiar e fortalecer a luta dos movimentos e coletivos da sociedade civil que atuam nessas áreas. Devido Minas Gerais ser alvo constante de crimes ambientais como o do rompimento da barragem de Brumadinho neste ano, o da barragem de Mariana que já completaram 4 anos, sem que a Justiça seja feita para todas as vítimas, a discussão dos movimentos com a Frente Parlamentar torna-se uma estratégia na busca de soluções para garantir o direito dos atingidos, como também dos agricultores e agriculturas familiares diante da atual conjuntura política.

Para além desta pauta, temas como as políticas públicas de produção e comercialização de alimentos foi apontado pela Fetraf MG como uma das prioridades para a defesa da frente. Com os desmontes dos programas PAA, PNAE tem sido difícil manter o desenvolvimento do campo. Os programas foram fundamentais no combate a pobreza rural.

“A agroecologia é muito importante para nós, pequenos agricultores, que temos um olhar para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, como também para produção de alimentos mais saudáveis. Nos preocupamos com a segurança alimentar, por isso nossa luta por um modelo de produção alinhado a agroecologia e sem uso de agrotóxicos”, explica a coordenadora da Fetraf MG, Lucimar Martins.

Título: Fetraf Minas Gerais reúne-se com a Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, Conteúdo: A Fetraf de Minas Gerais esteve reunida com a Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável durante esta semana. Na pauta foram discutidos temas referentes: a organização da frente, próximos passos e o calendário de ações para 2020. Lançada em setembro, a Frente tem o objetivo de apoiar e fortalecer a luta dos movimentos e coletivos da sociedade civil que atuam nessas áreas. Devido Minas Gerais ser alvo constante de crimes ambientais como o do rompimento da barragem de Brumadinho neste ano, o da barragem de Mariana que já completaram 4 anos, sem que a Justiça seja feita para todas as vítimas, a discussão dos movimentos com a Frente Parlamentar torna-se uma estratégia na busca de soluções para garantir o direito dos atingidos, como também dos agricultores e agriculturas familiares diante da atual conjuntura política. Para além desta pauta, temas como as políticas públicas de produção e comercialização de alimentos foi apontado pela Fetraf MG como uma das prioridades para a defesa da frente. Com os desmontes dos programas PAA, PNAE tem sido difícil manter o desenvolvimento do campo. Os programas foram fundamentais no combate a pobreza rural. “A agroecologia é muito importante para nós, pequenos agricultores, que temos um olhar para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, como também para produção de alimentos mais saudáveis. Nos preocupamos com a segurança alimentar, por isso nossa luta por um modelo de produção alinhado a agroecologia e sem uso de agrotóxicos”, explica a coordenadora da Fetraf MG, Lucimar Martins.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.