FETRAF do Rio Grande do Norte participa da construção de políticas públicas no EnconASA

Os movimentos vão tratar de questões como a terra, água, segurança e soberania alimentar e nutricional, economia solidária, educação, direitos das mulheres, biodiversidade, comunicação entre outras.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL / e informações da Ascom ASA • Publicado em: 22/11/2016 - 16:46 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL / e informações da Ascom ASA Publicado em: 22/11/2016 - 16:46
 
A Fetraf do Rio Grande do Norte é um dos atores que participam das atividades do EnconASA (Encontro Nacional da ASA), na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, entre os dias 21 e 25 de novembro, com a temática “Povos e Territórios: Resistindo e Transformando o Semiárido”. Um dos objetivos do evento é visibilizar a convivência com o Semiárido, o armazenamento de sementes crioulas e a agroecologia como o modelo de produção a ser implementado em toda a região semiárida.
 
A iniciativa é da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com a parceria de movimentos sociais do campo, entre eles a Fetraf do Rio Grande do Norte (Fetraf RN). O encontro reúne mais de 400 pessoas vindas de todos os estados do Nordeste e do Norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
 
“Essa atividade acontece num momento importante da conjuntura política, quando nos deparamos com retrocessos e um governo que pretende acabar com as políticas para o semiárido. Precisamos unificar a luta e definir estratégias para garantir a vida no semiárido” diz João Cabral, coordenador estadual da Fetraf RN. 
 
Durante o evento haverá a troca de experiências positivas de convivência com o semiárido, visitas em campo nas localidades que usam a tecnologia e alternativas de captação de água, por meio dos programas da ASA. 
 
“Isso nos encoraja a continuar a luta pelas políticas públicas para o semiárido, além de fortalecer a unidade de movimentos do campo, que tem o caráter de participação social na construção de propostas para o desenvolvimento do semiárido”, avalia Cabral. 
 
As mesas de debate e apresentação vão tratar de questões como a terra, água, segurança e soberania alimentar e nutricional, economia solidária, educação contextualizada, direitos das mulheres, biodiversidade, comunicação como direito, dentre outras. Além disso, estão previstos, durante o evento, espaços para a socialização de experiências representativas do território Vale do Açu que engloba o município que sediará o evento.
 
Ainda, na programação do EnconASA está previsto oficinas temáticas, grupos de discussões, plenárias, assembleias, feira de saberes e sabores, momentos culturais, atividades de comunicação, místicas/celebrações e ato público. 
 
O evento congrega um processo participativo que valoriza os saberes e o protagonismo dos/as agricultores/as do Semiárido Brasileiro.
Título: FETRAF do Rio Grande do Norte participa da construção de políticas públicas no EnconASA, Conteúdo:   A Fetraf do Rio Grande do Norte é um dos atores que participam das atividades do EnconASA (Encontro Nacional da ASA), na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, entre os dias 21 e 25 de novembro, com a temática “Povos e Territórios: Resistindo e Transformando o Semiárido”. Um dos objetivos do evento é visibilizar a convivência com o Semiárido, o armazenamento de sementes crioulas e a agroecologia como o modelo de produção a ser implementado em toda a região semiárida.   A iniciativa é da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com a parceria de movimentos sociais do campo, entre eles a Fetraf do Rio Grande do Norte (Fetraf RN). O encontro reúne mais de 400 pessoas vindas de todos os estados do Nordeste e do Norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.   “Essa atividade acontece num momento importante da conjuntura política, quando nos deparamos com retrocessos e um governo que pretende acabar com as políticas para o semiárido. Precisamos unificar a luta e definir estratégias para garantir a vida no semiárido” diz João Cabral, coordenador estadual da Fetraf RN.    Durante o evento haverá a troca de experiências positivas de convivência com o semiárido, visitas em campo nas localidades que usam a tecnologia e alternativas de captação de água, por meio dos programas da ASA.    “Isso nos encoraja a continuar a luta pelas políticas públicas para o semiárido, além de fortalecer a unidade de movimentos do campo, que tem o caráter de participação social na construção de propostas para o desenvolvimento do semiárido”, avalia Cabral.    As mesas de debate e apresentação vão tratar de questões como a terra, água, segurança e soberania alimentar e nutricional, economia solidária, educação contextualizada, direitos das mulheres, biodiversidade, comunicação como direito, dentre outras. Além disso, estão previstos, durante o evento, espaços para a socialização de experiências representativas do território Vale do Açu que engloba o município que sediará o evento.   Ainda, na programação do EnconASA está previsto oficinas temáticas, grupos de discussões, plenárias, assembleias, feira de saberes e sabores, momentos culturais, atividades de comunicação, místicas/celebrações e ato público.    O evento congrega um processo participativo que valoriza os saberes e o protagonismo dos/as agricultores/as do Semiárido Brasileiro.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.