FETRAF-DFE inicia Jornada de Lutas

Entre os principais pontos de pauta estão: a realização da reforma agrária e o resgate da agricultura familiar com a elevação da renda e política de estímulo ao desenvolvimento sustentável nos assenta

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 28/02/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 28/02/2012 - 00:00

Na segunda-feira (27) a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (FETRAF-DFE) iniciou a Jornada Regional de Luta da Agricultura Familiar. Como principais pontos de pauta a serem abordados este ano os trabalhadores elencaram a realização da reforma agrária e; o resgate da agricultura familiar com a elevação da renda e política de estímulo ao desenvolvimento sustentável nos assentamentos e propriedades de base familiar.

A mobilização da Jornada teve como ponto de partida o acampamento de 800 trabalhadores e trabalhadoras do campo, em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Nesta terça-feira (28), entidade negocia com a Superintendência Regional SR-28/DFE, desapropriação de mais 16 fazendas no Nordeste Goiano e Noroeste Mineiro, para assentar as famílias acampadas nas respectivas regiões.

De acordo com Francisco Miguel de Lucena, Chiquinho, coordenador Geral da FETRAF-DFE, os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que participam da mobilização reuniram-se na segunda-feira, com integrantes da Comissão Nacional de Combate a Violência no Campo.

Na ocasião, a entidade reivindicou agilidade nos processo de liberação de áreas públicas, o total de dez fazendas no Distrito Federal para assentar as 3 mil  famílias acampadas, organizadas (FETRA-DFE), nas Regiões Administrativas de Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e São Sebastião.

“Além disso, discutimos a necessidade de combater a violência contra os acampados praticada tanto por parte dos grileiros de áreas públicas, quanto pelo aparelho da segurança pública no comprimento de mandados de Reintegração de Posse no Distrito Federal”, informou o coordenador.

A última etapa das negociações será com o Governo do Distrito Federal (GDF). A FETRAF reivindica a criação da Secretaria de Desenvolvimento Fundiário, Ordenamento e Regularização Fundiária com vistas ao cumprimento da Função Social da Propriedade da Terra no DF, estímulo à agroindustrialização e comercialização dos produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

Título: FETRAF-DFE inicia Jornada de Lutas, Conteúdo: Na segunda-feira (27) a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (FETRAF-DFE) iniciou a Jornada Regional de Luta da Agricultura Familiar. Como principais pontos de pauta a serem abordados este ano os trabalhadores elencaram a realização da reforma agrária e; o resgate da agricultura familiar com a elevação da renda e política de estímulo ao desenvolvimento sustentável nos assentamentos e propriedades de base familiar.A mobilização da Jornada teve como ponto de partida o acampamento de 800 trabalhadores e trabalhadoras do campo, em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Nesta terça-feira (28), entidade negocia com a Superintendência Regional SR-28/DFE, desapropriação de mais 16 fazendas no Nordeste Goiano e Noroeste Mineiro, para assentar as famílias acampadas nas respectivas regiões.De acordo com Francisco Miguel de Lucena, Chiquinho, coordenador Geral da FETRAF-DFE, os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que participam da mobilização reuniram-se na segunda-feira, com integrantes da Comissão Nacional de Combate a Violência no Campo. Na ocasião, a entidade reivindicou agilidade nos processo de liberação de áreas públicas, o total de dez fazendas no Distrito Federal para assentar as 3 mil  famílias acampadas, organizadas (FETRA-DFE), nas Regiões Administrativas de Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e São Sebastião.“Além disso, discutimos a necessidade de combater a violência contra os acampados praticada tanto por parte dos grileiros de áreas públicas, quanto pelo aparelho da segurança pública no comprimento de mandados de Reintegração de Posse no Distrito Federal”, informou o coordenador.A última etapa das negociações será com o Governo do Distrito Federal (GDF). A FETRAF reivindica a criação da Secretaria de Desenvolvimento Fundiário, Ordenamento e Regularização Fundiária com vistas ao cumprimento da Função Social da Propriedade da Terra no DF, estímulo à agroindustrialização e comercialização dos produtos da agricultura familiar e reforma agrária.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.