FETRAF de Pernambuco define metas para fortalecer agricultura familiar em 2017

O planejamento ocorreu durante os dias 8 e 9 de novembro, com a presença de lideranças de agricultores familiares de todo o estado.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 09/11/2016 - 16:13 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 09/11/2016 - 16:13

A FETRAF de Pernambuco definiu suas diretrizes e metas para o próximo ano, 2017, focando no movimento sindical mais fortalecido, com mais adesão de agricultores familiares e uma jornada massiva e combatente as propostas de retrocessos. O planejamento ocorreu durante os dias 8 e 9 de novembro, com a presença de lideranças de agricultores familiares de todo o estado.

O evento aconteceu na cidade de Pombos, à 62km de Recife. As atividades envolveram a análise da conjuntura política e econômica do país, deliberação de ações de luta pela reforma agrária e pela água, avaliação das eleições que terminaram no final de outubro, mobilizações para o dia nacional de greve, dia 11 de novembro, entre outras.

Das deliberações que se destacaram está a criação de delegacias sindicais em todos os distritos, vilas, povoados e regiões, para que o agricultor familiar tenha suporte mais próximo a ele. Um dos objetivos é viabilizar com mais facilidade o acesso do agricultor familiar as atividades de formação, debates, informações e assim fortalecer a base.

“Nosso mote é sindicato pela raiz, pois acreditamos que dessa forma iremos atender melhor nosso agricultor familiar e mobilizar cada vez mais a categoria”, explica João Santos, coordenador da FETRAF-PE.    

Outro ponto alto do debate, foi a decisão da FETRAF PE de lançar candidatura própria à deputado estadual nas eleições de 2018. “Deliberamos por não apoiar mais candidatos das grandes cidades porque perdemos muito com isso. Tivemos prejuízos políticos e acreditamos que lançando nosso próprio candidato teremos mais êxito com as lutas pela reforma agrária”, comenta João Santos.

Nas últimas eleições a federação conseguiu eleger 14 vereadores e 52 prefeitos aliados à base. “Nosso posicionamento será de enfrentamento ao governo federal que se mostra inimigo a causa da agricultura familiar e quanto ao governo estadual estaremos atentos, quando for necessário o embate não vamos recuar”, avaliou o coordenador.

Ainda, a FETRAF PE reforçou que para o dia 11, dia de greve nacional, o estado de Pernambuco irá parar, que toda a categoria de agricultores familiares está na luta e vai se unir aos outros movimentos para ampliar a defesa pelos direitos dos trabalhadores.

Mais fotos:

Título: FETRAF de Pernambuco define metas para fortalecer agricultura familiar em 2017, Conteúdo: A FETRAF de Pernambuco definiu suas diretrizes e metas para o próximo ano, 2017, focando no movimento sindical mais fortalecido, com mais adesão de agricultores familiares e uma jornada massiva e combatente as propostas de retrocessos. O planejamento ocorreu durante os dias 8 e 9 de novembro, com a presença de lideranças de agricultores familiares de todo o estado. O evento aconteceu na cidade de Pombos, à 62km de Recife. As atividades envolveram a análise da conjuntura política e econômica do país, deliberação de ações de luta pela reforma agrária e pela água, avaliação das eleições que terminaram no final de outubro, mobilizações para o dia nacional de greve, dia 11 de novembro, entre outras. Das deliberações que se destacaram está a criação de delegacias sindicais em todos os distritos, vilas, povoados e regiões, para que o agricultor familiar tenha suporte mais próximo a ele. Um dos objetivos é viabilizar com mais facilidade o acesso do agricultor familiar as atividades de formação, debates, informações e assim fortalecer a base. “Nosso mote é sindicato pela raiz, pois acreditamos que dessa forma iremos atender melhor nosso agricultor familiar e mobilizar cada vez mais a categoria”, explica João Santos, coordenador da FETRAF-PE.     Outro ponto alto do debate, foi a decisão da FETRAF PE de lançar candidatura própria à deputado estadual nas eleições de 2018. “Deliberamos por não apoiar mais candidatos das grandes cidades porque perdemos muito com isso. Tivemos prejuízos políticos e acreditamos que lançando nosso próprio candidato teremos mais êxito com as lutas pela reforma agrária”, comenta João Santos. Nas últimas eleições a federação conseguiu eleger 14 vereadores e 52 prefeitos aliados à base. “Nosso posicionamento será de enfrentamento ao governo federal que se mostra inimigo a causa da agricultura familiar e quanto ao governo estadual estaremos atentos, quando for necessário o embate não vamos recuar”, avaliou o coordenador. Ainda, a FETRAF PE reforçou que para o dia 11, dia de greve nacional, o estado de Pernambuco irá parar, que toda a categoria de agricultores familiares está na luta e vai se unir aos outros movimentos para ampliar a defesa pelos direitos dos trabalhadores. Mais fotos:



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.