FETRAF-CEARA/CUT entrega pauta ao Governo.

O Secretário de Gabinete do Governador do Ceará Elcio Batista recebeu em audiência a Pauta de reivindicações da V Jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 18/03/2015 - 11:21 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 18/03/2015 - 11:21

O Secretário de Gabinete do Governador do Ceará Elcio Batista recebeu em audiência a Pauta de reivindicações da V Jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária.

Uma das principais reivindicações é que o governo adquira 12 perfuratrizes para garantir o abastecimento emergencial de água. Com isso, foi solicitada uma ação estatal eficiente e urgente que garanta direitos e viabilize a retomada da produção.

 A pauta construída por meio do amplo debate nos sindicatos e associações sindicais sistematiza o acúmulo das reivindicações em dois eixos centrais. O primeiro trata a questão da seca que assola nosso estado nos últimos quatro anos. Neste os agricultores reivindicam uma ação estatal urgente e enérgica. Pedem que o governo adquira 12 novas perfuratrizes para garantir emergencialmente o abastecimento de água para as pessoas e para o rebanho. Defendem ainda que o governo estruture uma ação planejada com vistas à retomada da produção. No segundo eixo se reivindica a prioridade de ações do estado voltadas a garantia de direitos básicos de cidadania dos trabalhadores, priorizando os temas da segurança pública, saúde, educação e transporte.


Para o Presidente do SINTRAF de Várzea Alegre o Vereador Luiz Souza é fundamental que o governo priorize a questão da água. Que garanta o abastecimento de água potável nas comunidades para consumo humano e animal. Defende a garantia do abastecimento do milho da Conab na região e pontua finalmente mais eficiência nas ações regionais.


O Vereador Denis Osternes, Coordenador do SINTRAF de Jucás defendeu uma ação urgente para a garantia de segurança pública no meio rural. “Cada vez mais as drogas ilícitas tomam conta de nosso interior, assustando as pessoas e desestruturando as famílias. É preciso pensar em uma ação enérgica para combater o acesso às drogas. Isso é crucial nesse momento”. Pontuou o Vereador.


Para Fabiano Souza do município de Itapipoca é importante que o Governo mantenha o diálogo com os trabalhadores, construindo ações coletivas em parceria com as comunidades. E ainda garantir mecanismos como; ação que incentive o homem a permanecer no campo com dignidade, assegurar direitos e estruturar ações que reduza as perdas se torna fundamental neste momento.
Auri Junior, Coordenador geral da FETRAF-CEARA/CUT avaliou a Audiência: “Foi positiva e rica em diálogos. Espero que nos próximos quinze dias possamos nos reunir com Secretários de segurança, saúde, educação e desenvolvimento agrário para tratar os pontos da pauta. A expectativa é que o governador Camilo possa receber os trabalhadores e trabalhadoras para ouvir as demandas e anunciar novas medidas”. Finalizou o Coordenador.


 

Título: FETRAF-CEARA/CUT entrega pauta ao Governo., Conteúdo: O Secretário de Gabinete do Governador do Ceará Elcio Batista recebeu em audiência a Pauta de reivindicações da V Jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária. Uma das principais reivindicações é que o governo adquira 12 perfuratrizes para garantir o abastecimento emergencial de água. Com isso, foi solicitada uma ação estatal eficiente e urgente que garanta direitos e viabilize a retomada da produção.  A pauta construída por meio do amplo debate nos sindicatos e associações sindicais sistematiza o acúmulo das reivindicações em dois eixos centrais. O primeiro trata a questão da seca que assola nosso estado nos últimos quatro anos. Neste os agricultores reivindicam uma ação estatal urgente e enérgica. Pedem que o governo adquira 12 novas perfuratrizes para garantir emergencialmente o abastecimento de água para as pessoas e para o rebanho. Defendem ainda que o governo estruture uma ação planejada com vistas à retomada da produção. No segundo eixo se reivindica a prioridade de ações do estado voltadas a garantia de direitos básicos de cidadania dos trabalhadores, priorizando os temas da segurança pública, saúde, educação e transporte. Para o Presidente do SINTRAF de Várzea Alegre o Vereador Luiz Souza é fundamental que o governo priorize a questão da água. Que garanta o abastecimento de água potável nas comunidades para consumo humano e animal. Defende a garantia do abastecimento do milho da Conab na região e pontua finalmente mais eficiência nas ações regionais. O Vereador Denis Osternes, Coordenador do SINTRAF de Jucás defendeu uma ação urgente para a garantia de segurança pública no meio rural. “Cada vez mais as drogas ilícitas tomam conta de nosso interior, assustando as pessoas e desestruturando as famílias. É preciso pensar em uma ação enérgica para combater o acesso às drogas. Isso é crucial nesse momento”. Pontuou o Vereador. Para Fabiano Souza do município de Itapipoca é importante que o Governo mantenha o diálogo com os trabalhadores, construindo ações coletivas em parceria com as comunidades. E ainda garantir mecanismos como; ação que incentive o homem a permanecer no campo com dignidade, assegurar direitos e estruturar ações que reduza as perdas se torna fundamental neste momento. Auri Junior, Coordenador geral da FETRAF-CEARA/CUT avaliou a Audiência: “Foi positiva e rica em diálogos. Espero que nos próximos quinze dias possamos nos reunir com Secretários de segurança, saúde, educação e desenvolvimento agrário para tratar os pontos da pauta. A expectativa é que o governador Camilo possa receber os trabalhadores e trabalhadoras para ouvir as demandas e anunciar novas medidas”. Finalizou o Coordenador.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.