FETRAF-BRASIL organiza dia nacional de mobilização

Agências da Caixa Econômica de 12 estados foram ocupadas. Mais de 10 mil pessoas reivindicaram a continuidade da política pública de habitação rural o PNHR

Escrito por: Fernanda Silva • Publicado em: 30/04/2014 - 16:10 Escrito por: Fernanda Silva Publicado em: 30/04/2014 - 16:10

Na última segunda-feira 29, a agricultura familiar de 12 estados da federação reuniu mais de 10 mil pessoas para reivindicar a continuidade da política pública de habitação rural.

Há meses os processos de pagamento das obras em andamento, assim como novas contratações estão paralisadas na Caixa Econômica federal, pois não há autorização do governo para o fluxo do processo. A FETRAF tem se reunido regularmente com o governo federal.

De acordo com Marcos Rochinski, Coordenador Geral da FETRAF-BRASIL, embora o governo tenha atingido a meta, a demanda para solucionar a questão da moradia ainda é latente.

“A FETRAF tem mais de 15 mil contratos passados para ser assinados dentro dos bancos. O PNHR foi conquista muito importante para a agricultura familiar. Pela FETRAF, as organizações nos estados já beneficiaram mais de 20 mil famílias com a política pública. Nossa reivindicação é para que o governo vença as disputas internas e o projeto político de desenvolvimento econômico e social, com a política pública de habitação rural volte a ter regularidade”, disse Rochinski.

Segundo dados divulgados em dezembro de 2013 pelo Ministério das Cidades e Fundação João Pinheiro o déficit habitacional no Brasil é de 6.940.691 unidades destes 15% é rural sendo 1.055.163 unidades.

As mobilizações ocorreram durante a manhã, à tarde, às 14 h em Brasília, a coordenação da FETRAF e os demais movimentos sociais – se reuniram com as secretarias executivas dos ministérios do Planejamento, Casa Civil, Fazenda e Cidades.

Na oportunidade, como reflexo das mobilizações, a reunião da tarde de ontem, “pela primeira vez foi tratada em outro nível pelo governo”, disse o coordenador Geral da FETRAF. “Todo processo de mobilização surtiu efeito. Agora esperamos que o efeito seja no sentido do que o governo vai nos apresentar, para que de fato contemple a expectativa das organizações”, pontuou.

Hoje, (30), às 16h30 acontece uma reunião com a FETRAF, movimentos os ministérios supracitados e Articulação Política e Secretaria Geral da Presidência da República.

Pauta Unitária de Habitação Rural

Veja fotos da mobilização em alguns estados.

São Paulo

 

Sul

 

Ceará

Título: FETRAF-BRASIL organiza dia nacional de mobilização, Conteúdo: Na última segunda-feira 29, a agricultura familiar de 12 estados da federação reuniu mais de 10 mil pessoas para reivindicar a continuidade da política pública de habitação rural. Há meses os processos de pagamento das obras em andamento, assim como novas contratações estão paralisadas na Caixa Econômica federal, pois não há autorização do governo para o fluxo do processo. A FETRAF tem se reunido regularmente com o governo federal. De acordo com Marcos Rochinski, Coordenador Geral da FETRAF-BRASIL, embora o governo tenha atingido a meta, a demanda para solucionar a questão da moradia ainda é latente. “A FETRAF tem mais de 15 mil contratos passados para ser assinados dentro dos bancos. O PNHR foi conquista muito importante para a agricultura familiar. Pela FETRAF, as organizações nos estados já beneficiaram mais de 20 mil famílias com a política pública. Nossa reivindicação é para que o governo vença as disputas internas e o projeto político de desenvolvimento econômico e social, com a política pública de habitação rural volte a ter regularidade”, disse Rochinski. Segundo dados divulgados em dezembro de 2013 pelo Ministério das Cidades e Fundação João Pinheiro o déficit habitacional no Brasil é de 6.940.691 unidades destes 15% é rural sendo 1.055.163 unidades. As mobilizações ocorreram durante a manhã, à tarde, às 14 h em Brasília, a coordenação da FETRAF e os demais movimentos sociais – se reuniram com as secretarias executivas dos ministérios do Planejamento, Casa Civil, Fazenda e Cidades. Na oportunidade, como reflexo das mobilizações, a reunião da tarde de ontem, “pela primeira vez foi tratada em outro nível pelo governo”, disse o coordenador Geral da FETRAF. “Todo processo de mobilização surtiu efeito. Agora esperamos que o efeito seja no sentido do que o governo vai nos apresentar, para que de fato contemple a expectativa das organizações”, pontuou. Hoje, (30), às 16h30 acontece uma reunião com a FETRAF, movimentos os ministérios supracitados e Articulação Política e Secretaria Geral da Presidência da República. Pauta Unitária de Habitação Rural Veja fotos da mobilização em alguns estados. São Paulo   Sul   Ceará



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.