FETRAF BAHIA divulga Nota sobre a seca no semiárido

A agricultura familiar da Bahia mostra a indignação aos tratos dados à seca que assola as regiões do semiárido

Escrito por: DIRE • Publicado em: 14/03/2017 - 15:40 Escrito por: DIRE Publicado em: 14/03/2017 - 15:40

A vida do agricultor e a seca que assola o semiárido

 

 A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar na Bahia- FETRAF-BA vem por meio desta, expressar seu pensamento e sentimento e indignação aos tratos dados à seca que nos assola.

 Apesar de secular, o fenômeno da estiagem conhecida popularmente como seca sempre causa perplexidade por sua natureza e resultado em si. E muito por conta de como os governantes tem tratado de políticas públicas de convivência com esta realidade, agindo com poucas exceções no momento da gravidade no imediatismo quando se precisa de políticas estruturantes, permanente e que busque previamente alternativas capazes de conviver sem grandes prejuízos nestes momentos já esperados.

Reconhecemos os esforços dos governos nos últimos doze anos na implantação de tecnologias de captação de água para consumo humano, dessedentação animal e de produção. Entretanto, em se tratando de um problema secular e de extrema relevância que envolve vidas e comparando as opções de investimento público, consideramos este apesar de extremamente relevante, muito ínfimo. É sabido por todos de alguns grandes investimentos, entretanto é necessário compreender de forma precisa a natureza e a dinâmica da Agricultura Familiar no trato das suas formas de moradia, de produção e do uso de recursos naturais. É preciso metodologias que busquem universalizar cada vez mais o acesso a essas tecnologias. Se faz necessário a implementação de tecnologias de produção de alimentos e volumosos de forma estruturante e antecipando esses momentos de efetivação de períodos críticos de estiagem para garantir a manutenção dos diversos rebanhos no semiárido e consequentemente da manutenção da renda e produção de alimentos para a garantia da segurança alimentar e nutricional dos agricultores.

 

Feira de Santana/Ba 13 de março de 2017

 

DIREÇÃO

FETRAF BAHIA

Título: FETRAF BAHIA divulga Nota sobre a seca no semiárido, Conteúdo: A vida do agricultor e a seca que assola o semiárido    A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar na Bahia- FETRAF-BA vem por meio desta, expressar seu pensamento e sentimento e indignação aos tratos dados à seca que nos assola.  Apesar de secular, o fenômeno da estiagem conhecida popularmente como seca sempre causa perplexidade por sua natureza e resultado em si. E muito por conta de como os governantes tem tratado de políticas públicas de convivência com esta realidade, agindo com poucas exceções no momento da gravidade no imediatismo quando se precisa de políticas estruturantes, permanente e que busque previamente alternativas capazes de conviver sem grandes prejuízos nestes momentos já esperados. Reconhecemos os esforços dos governos nos últimos doze anos na implantação de tecnologias de captação de água para consumo humano, dessedentação animal e de produção. Entretanto, em se tratando de um problema secular e de extrema relevância que envolve vidas e comparando as opções de investimento público, consideramos este apesar de extremamente relevante, muito ínfimo. É sabido por todos de alguns grandes investimentos, entretanto é necessário compreender de forma precisa a natureza e a dinâmica da Agricultura Familiar no trato das suas formas de moradia, de produção e do uso de recursos naturais. É preciso metodologias que busquem universalizar cada vez mais o acesso a essas tecnologias. Se faz necessário a implementação de tecnologias de produção de alimentos e volumosos de forma estruturante e antecipando esses momentos de efetivação de períodos críticos de estiagem para garantir a manutenção dos diversos rebanhos no semiárido e consequentemente da manutenção da renda e produção de alimentos para a garantia da segurança alimentar e nutricional dos agricultores.   Feira de Santana/Ba 13 de março de 2017   DIREÇÃO FETRAF BAHIA



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.