Festa da Pamonha agita Cocalzinho

Mais de quatro mil pessoas compareceram à quarta edição da Festa da Pamonha, no projeto de assentamento Fazendinha, em Cocalzinho (GO)

Escrito por: Emater- DF • Publicado em: 14/05/2018 - 11:48 • Última modificação: 14/05/2018 - 11:52 Escrito por: Emater- DF Publicado em: 14/05/2018 - 11:48 Última modificação: 14/05/2018 - 11:52

Emater DF 4ª Edição do Evento

Mais de quatro mil pessoas compareceram à quarta edição da Festa da Pamonha, no projeto de assentamento Fazendinha, em Cocalzinho (GO), no último fim de semana (dias 5 e 6). A comunidade, que recebe atendimento da Emater-DF desde 2014, promoveu dois dias de comemorações pela colheita de milho. Moradores da cidade (que fica a cerca de 100km de Brasília), além de assentados e agricultores da região consumiram mais de cinco mil pamonhas de doce, de sal e apimentadas. 

O projeto de assentamento é um dos vários que recebe assistência técnica da Emater-DF em municípios goianos do Entorno do Distrito Federal por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além de milho, a Fazendinha, que possui cerca de cem famílias, produz feijão, leite, maracujá, abóbora e mandioca — da qual se produzem também doces, farinha e polvilho. Todo esse alimento é comercializado em feiras de Cocalzinho, Distrito Federal (Ceasa, Mercado da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE) e na Ceasa-GO em Anápolis.

De acordo com a gerente do escritório especial Noroeste (que atende aos assentamentos de Cocalzinho e Padre Bernardo), Keila de Souza, em breve os assentados terão acesso a crédito, como o Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar). A Festa da Pamonha deve entrar no calendário oficial do município de Cocalzinho a partir de 2019, fazendo com que o evento tenha recursos para melhorar e atrair mais participantes.

Título: Festa da Pamonha agita Cocalzinho, Conteúdo: Mais de quatro mil pessoas compareceram à quarta edição da Festa da Pamonha, no projeto de assentamento Fazendinha, em Cocalzinho (GO), no último fim de semana (dias 5 e 6). A comunidade, que recebe atendimento da Emater-DF desde 2014, promoveu dois dias de comemorações pela colheita de milho. Moradores da cidade (que fica a cerca de 100km de Brasília), além de assentados e agricultores da região consumiram mais de cinco mil pamonhas de doce, de sal e apimentadas.  O projeto de assentamento é um dos vários que recebe assistência técnica da Emater-DF em municípios goianos do Entorno do Distrito Federal por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além de milho, a Fazendinha, que possui cerca de cem famílias, produz feijão, leite, maracujá, abóbora e mandioca — da qual se produzem também doces, farinha e polvilho. Todo esse alimento é comercializado em feiras de Cocalzinho, Distrito Federal (Ceasa, Mercado da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE) e na Ceasa-GO em Anápolis. De acordo com a gerente do escritório especial Noroeste (que atende aos assentamentos de Cocalzinho e Padre Bernardo), Keila de Souza, em breve os assentados terão acesso a crédito, como o Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar). A Festa da Pamonha deve entrar no calendário oficial do município de Cocalzinho a partir de 2019, fazendo com que o evento tenha recursos para melhorar e atrair mais participantes.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.