Coordenadora da CONTRAF BRASIL é homenageada na Câmara de Marabá

Militante e aguerrida na defesa dos direitos das mulheres, Viviane Oliveira é homenageada em sessão solene ao Dia Internacional das Mulheres

Escrito por: assessoria de comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 07/03/2018 - 17:21 • Última modificação: 07/03/2018 - 17:28 Escrito por: assessoria de comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 07/03/2018 - 17:21 Última modificação: 07/03/2018 - 17:28

Fetraf PA Sessão solene de comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A coordenadora de Meio Ambiente da CONTRAF BRASIL, também coordenadora da Fetraf Pará, Viviane Oliveira recebeu a homenagem da Câmara Municipal de Marabá- PA, em sessão solene de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa Lima, lembra que a ONU neste ano de 2018 reverencia as Mulheres Rurais com o tema "O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres".

Para Viviane Oliveira apesar dos avanços e conquistas das mulheres nos últimos anos, ainda há muito que fazer quando se fala em direito das mulheres. "Na oportunidade de estar na Câmara Municipal, onde decisões políticas são tomadas, vale destacarmos que a participação das mulheres em espaços como este ainda é de sub-representação feminina. Esse é um grande desafio quando representamos a maioria do eleitorado, 52%, mas ocupamos menos de 10% no Congresso Nacional. Com o recorte das últimas eleições de 2016 para prefeitura e câmaras municipais, os dados revelaram que mais de 16 mil candidatas não receberam sequer um voto, em 1.286 cidades não houve nenhuma mulher eleita para o cargo de vereador e em apenas 24 municípios as mulheres representam a maioria dos eleitos para a Câmara de Vereadores. Essa realidade precisa ser mudada, para que de fato possamos avançar nos nossos direitos", explica a coordenadora.

Mulheres no Campo

No Brasil rural vivem mais de 14 milhões de mulheres. Pesquisas apontam que 45% do alimento produzido no campo são plantados e colhidos pelas mulheres, no entanto, na sua maioria, em condições precárias agravadas pela distância das áreas urbanas e dos serviços públicos. Mulheres rurais constituem mais de 25% da população mundial, e a maioria de 43% das mulheres representam a força de trabalho agrícola mundial.

As mulheres rurais são responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao autoconsumo familiar e contribuem com 42,4% do rendimento familiar. O índice é superior ao observado nas áreas urbanas, de 40,7%.

A diferença mundial de salário entre mulheres e homens se situa em 23%, nas áreas rurais pode chegar até 40%.

Violência

Os números crescem cada vez mais e um dos motivos é a injustiça e impunidade aos agressores. A cada dia, no Brasil, 11 mulheres são assassinadas, em média, vítimas de feminicídio, morte violenta de mulheres por razões de gênero.

Ainda, por hora 503 mulheres sofrem violência física e a cada 11 minutos 1 mulher é estuprada no Brasil, colocando o país no 5º lugar do Ranking de Violência contra as Mulheres.

Título: Coordenadora da CONTRAF BRASIL é homenageada na Câmara de Marabá, Conteúdo: A coordenadora de Meio Ambiente da CONTRAF BRASIL, também coordenadora da Fetraf Pará, Viviane Oliveira recebeu a homenagem da Câmara Municipal de Marabá- PA, em sessão solene de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa Lima, lembra que a ONU neste ano de 2018 reverencia as Mulheres Rurais com o tema O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres. Para Viviane Oliveira apesar dos avanços e conquistas das mulheres nos últimos anos, ainda há muito que fazer quando se fala em direito das mulheres. Na oportunidade de estar na Câmara Municipal, onde decisões políticas são tomadas, vale destacarmos que a participação das mulheres em espaços como este ainda é de sub-representação feminina. Esse é um grande desafio quando representamos a maioria do eleitorado, 52%, mas ocupamos menos de 10% no Congresso Nacional. Com o recorte das últimas eleições de 2016 para prefeitura e câmaras municipais, os dados revelaram que mais de 16 mil candidatas não receberam sequer um voto, em 1.286 cidades não houve nenhuma mulher eleita para o cargo de vereador e em apenas 24 municípios as mulheres representam a maioria dos eleitos para a Câmara de Vereadores. Essa realidade precisa ser mudada, para que de fato possamos avançar nos nossos direitos, explica a coordenadora. Mulheres no Campo No Brasil rural vivem mais de 14 milhões de mulheres. Pesquisas apontam que 45% do alimento produzido no campo são plantados e colhidos pelas mulheres, no entanto, na sua maioria, em condições precárias agravadas pela distância das áreas urbanas e dos serviços públicos. Mulheres rurais constituem mais de 25% da população mundial, e a maioria de 43% das mulheres representam a força de trabalho agrícola mundial. As mulheres rurais são responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao autoconsumo familiar e contribuem com 42,4% do rendimento familiar. O índice é superior ao observado nas áreas urbanas, de 40,7%. A diferença mundial de salário entre mulheres e homens se situa em 23%, nas áreas rurais pode chegar até 40%. Violência Os números crescem cada vez mais e um dos motivos é a injustiça e impunidade aos agressores. A cada dia, no Brasil, 11 mulheres são assassinadas, em média, vítimas de feminicídio, morte violenta de mulheres por razões de gênero. Ainda, por hora 503 mulheres sofrem violência física e a cada 11 minutos 1 mulher é estuprada no Brasil, colocando o país no 5º lugar do Ranking de Violência contra as Mulheres.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.