CONTRAF BRASIL participa dos debates no Seminário Nacional sobre o Direito à Alimentação

O coordenador geral Marcos Rochinski, representando a agricultura familiar, provocou a reflexão do que será do direito à alimentação sem a agricultura familiar

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 30/11/2016 - 16:12 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 30/11/2016 - 16:12
Diante das constantes ameaças do atual governo às políticas para o desenvolvimento a produção sustentável dos alimentos e reforma agrária, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira 30.11 e amanhã 01.12 o Seminário Nacional sobre o Direito à Alimentação. A CONTRAF BRASIL participa das discussões e do enfrentamento às propostas do Governo Federal que acabam com os avanços para o campo.
 
Segundo o coordenador geral da CONTRAF BRASIL, Marcos Rochinski, os agricultores familiares, trabalhadores do campo e movimentos sociais conseguiram efetivar nos últimos anos um conjunto de políticas que deram condições de incluir milhares de famílias, que produziam alimentos apenas para subsistência, em programas que atendem o comércio e promovem a soberania alimentar. 
 
 
“Sem a produção de alimentos da agricultura familiar, da reforma agrária, quais serão as condições produtivas para a população brasileira continuar tendo direto à uma alimentação adequada? ”, comenta Rochinski e afirma que esse questionamento deve ser feito cotidianamente para os deputados que não se deram conta dos resultados que irão provocar as medidas que o governo está propondo.
 
As lideranças, na abertura do seminário, falaram também sobre as inúmeras extinções e esvaziamento dos espaços que foram responsáveis pela construção das políticas públicas que alavancaram a agricultura familiar como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Previdência e o desmonte da ANATER.
 
 
O deputado e presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, Padre João, destacou que o seminário é o momento de reorganizar as ações e estratégias para evitar os retrocessos em curso. “Ao olhar para trás conseguimos enxergar um desmonte de tudo que avançamos nos últimos anos, mas não podemos ser desanimar. Com o orçamento de 2017, percebemos que o governo está deixando as políticas e os programas morrendo de inanição”.
 
No período da tarde, as lideranças dos movimentos sociais e representantes de entidades e órgãos como CONSEA, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos, Greenpeace, Rede Nacional de Colegiados Territoriais participaram de um debate com a temática ‘Ameaças ao direito Humano à Alimentação’.
 
O evento segue até esta quinta-feira 01.12 onde será discutido o tema ‘Perspectivas e Pacto Nacional pelo direito humano à alimentação’.
 
Título: CONTRAF BRASIL participa dos debates no Seminário Nacional sobre o Direito à Alimentação, Conteúdo: Diante das constantes ameaças do atual governo às políticas para o desenvolvimento a produção sustentável dos alimentos e reforma agrária, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira 30.11 e amanhã 01.12 o Seminário Nacional sobre o Direito à Alimentação. A CONTRAF BRASIL participa das discussões e do enfrentamento às propostas do Governo Federal que acabam com os avanços para o campo.   Segundo o coordenador geral da CONTRAF BRASIL, Marcos Rochinski, os agricultores familiares, trabalhadores do campo e movimentos sociais conseguiram efetivar nos últimos anos um conjunto de políticas que deram condições de incluir milhares de famílias, que produziam alimentos apenas para subsistência, em programas que atendem o comércio e promovem a soberania alimentar.      “Sem a produção de alimentos da agricultura familiar, da reforma agrária, quais serão as condições produtivas para a população brasileira continuar tendo direto à uma alimentação adequada? ”, comenta Rochinski e afirma que esse questionamento deve ser feito cotidianamente para os deputados que não se deram conta dos resultados que irão provocar as medidas que o governo está propondo.   As lideranças, na abertura do seminário, falaram também sobre as inúmeras extinções e esvaziamento dos espaços que foram responsáveis pela construção das políticas públicas que alavancaram a agricultura familiar como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Previdência e o desmonte da ANATER.     O deputado e presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, Padre João, destacou que o seminário é o momento de reorganizar as ações e estratégias para evitar os retrocessos em curso. “Ao olhar para trás conseguimos enxergar um desmonte de tudo que avançamos nos últimos anos, mas não podemos ser desanimar. Com o orçamento de 2017, percebemos que o governo está deixando as políticas e os programas morrendo de inanição”.   No período da tarde, as lideranças dos movimentos sociais e representantes de entidades e órgãos como CONSEA, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos, Greenpeace, Rede Nacional de Colegiados Territoriais participaram de um debate com a temática ‘Ameaças ao direito Humano à Alimentação’.   O evento segue até esta quinta-feira 01.12 onde será discutido o tema ‘Perspectivas e Pacto Nacional pelo direito humano à alimentação’.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.