Contraf-Brasil participa de Plenária Nacional da CUT e prepara-se para Congresso em 2023

Foram quatro dias de um ambiente virtual repleto de debates democráticos que construíram coletivamente o futuro da CUT e da organização dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Escrito por: Contraf-Brasil • Publicado em: 26/10/2021 - 13:19 • Última modificação: 26/10/2021 - 13:32 Escrito por: Contraf-Brasil Publicado em: 26/10/2021 - 13:19 Última modificação: 26/10/2021 - 13:32

CUT

No último domingo (24), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) encerrou a 16ª Plenária Nacional da CUT “Organização e Unidade para Lutar”. Foram quatro dias de um ambiente virtual repleto de debates democráticos que construíram coletivamente o futuro da CUT e da organização dos trabalhadores e das trabalhadoras. 

Ao todo, mais de 950 delegados e delegadas sindicais de diversas categorias participaram da atividade que teve como objetivo  apreciar, atualizar e aprovar as moções e emendas do Projeto Organizativo e do Plano de Luta, bem como convocar para o 14º Congresso Nacional da entidade, que acontecerá em outubro de 2023.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil/CUT) participou ativamente da Plenária e representou a Agricultura Familiar.  A coordenadora Geral da instituição, Josana Lima avaliou positivamente a Plenária.

“Mesmo e um ambiente virtual, a Plenária da CUT foi um espaço vigoroso e democrático de participação e de importantes debates e reflexões no campo das nossas lutas sindicais. Reafirmamos que é fundamental redefinirmos as estratégias de luta para organizarmos os próximos passos. O encontro mostrou também que avançamos, mas que temos muito a avançar para continuarmos sendo referência para todos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar. Os debates foram proveitosos e saímos com a missão de organizar politicamente nossa base. Esperamos que até o 14º Congresso Nacional mais sindicatos e federações filiem-se a CUT”, avaliou.  

Já para o coordenador de Relações Internacionais da contraf-Brasil, Marcos Rochinski a 16º Plenária Nacional da CUT foi uma oportunidade para as demais categorias conhecerem melhor a Contraf-Brasil e mostrar a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento do País.

“Houve participação significativa de todas as categorias e para nós, enquanto Confederação, é extremamente importante essa relação com demais setores para continuarmos mostrando e reafirmando a importância do nosso processo político e organizativo e o papel social e econômico da Agricultura Familiar”, ponderou.

Para a secretária de Formação da Central, Rosane Bertotti, a Plenária da CUT aconteceu em um cenário ainda de pandemia em que o Brasil tenta voltar ao normal, mas segundo ela, essa é uma tarefa difícil em meio a um governo genocida. “A Agricultura Familiar da base Cutista marcou presença no debate e o nosso papel agora é organizar para o enfrentamento, fortalecendo as Fetrafs estaduais e a Contraf-Brasil e, consequentemente, também a CUT. Sem dúvidas, seguiremos juntos em luta pela Defesa dos direitos e da democracia”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

Título: Contraf-Brasil participa de Plenária Nacional da CUT e prepara-se para Congresso em 2023, Conteúdo: No último domingo (24), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) encerrou a 16ª Plenária Nacional da CUT “Organização e Unidade para Lutar”. Foram quatro dias de um ambiente virtual repleto de debates democráticos que construíram coletivamente o futuro da CUT e da organização dos trabalhadores e das trabalhadoras.  Ao todo, mais de 950 delegados e delegadas sindicais de diversas categorias participaram da atividade que teve como objetivo  apreciar, atualizar e aprovar as moções e emendas do Projeto Organizativo e do Plano de Luta, bem como convocar para o 14º Congresso Nacional da entidade, que acontecerá em outubro de 2023. A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil/CUT) participou ativamente da Plenária e representou a Agricultura Familiar.  A coordenadora Geral da instituição, Josana Lima avaliou positivamente a Plenária. “Mesmo e um ambiente virtual, a Plenária da CUT foi um espaço vigoroso e democrático de participação e de importantes debates e reflexões no campo das nossas lutas sindicais. Reafirmamos que é fundamental redefinirmos as estratégias de luta para organizarmos os próximos passos. O encontro mostrou também que avançamos, mas que temos muito a avançar para continuarmos sendo referência para todos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar. Os debates foram proveitosos e saímos com a missão de organizar politicamente nossa base. Esperamos que até o 14º Congresso Nacional mais sindicatos e federações filiem-se a CUT”, avaliou.   Já para o coordenador de Relações Internacionais da contraf-Brasil, Marcos Rochinski a 16º Plenária Nacional da CUT foi uma oportunidade para as demais categorias conhecerem melhor a Contraf-Brasil e mostrar a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento do País. “Houve participação significativa de todas as categorias e para nós, enquanto Confederação, é extremamente importante essa relação com demais setores para continuarmos mostrando e reafirmando a importância do nosso processo político e organizativo e o papel social e econômico da Agricultura Familiar”, ponderou. Para a secretária de Formação da Central, Rosane Bertotti, a Plenária da CUT aconteceu em um cenário ainda de pandemia em que o Brasil tenta voltar ao normal, mas segundo ela, essa é uma tarefa difícil em meio a um governo genocida. “A Agricultura Familiar da base Cutista marcou presença no debate e o nosso papel agora é organizar para o enfrentamento, fortalecendo as Fetrafs estaduais e a Contraf-Brasil e, consequentemente, também a CUT. Sem dúvidas, seguiremos juntos em luta pela Defesa dos direitos e da democracia”, disse.              



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.