Contraf Brasil acompanha estratégias da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar

Esta semana durante reunião do Núcleo Agrário foi encaminhado a elaboração de estratégias junto à Frente Parlamentar em Defesa do Semiárido com foco da Década.

Escrito por: Patrícia Costa / com informações da FAO • Publicado em: 21/06/2019 - 12:30 • Última modificação: 21/06/2019 - 12:38 Escrito por: Patrícia Costa / com informações da FAO Publicado em: 21/06/2019 - 12:30 Última modificação: 21/06/2019 - 12:38

Divulgação Agricultura Familiar é sustentabilidade

A Contraf Brasil tem acompanhado de perto as ações com vista aos esforços que trabalham, coletivamente, na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais voltadas à criação de um ambiente propício e ao fortalecimento da agricultura familiar. Cumprindo assim, um dos objetivos estabelecidos pela Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar.

Participando dos espaços de construção política como da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), a Contraf Brasil contribui para a construção das políticas públicas, como também cobrando sua efetivação e acesso para o conjunto dos agricultores e agricultoras familiares.

Nesta semana ficou encaminhado um processo de elaboração de estratégias junto à Frente Parlamentar em Defesa do Semiárido, com organizações como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Núcleo Agrário – conjunto de parlamentares do PT na Câmara dos Deputados, para trabalhar os objetivos do desenvolvimento sustentável com foco da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar.

Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar

Os anos de 2019/2028 é oficialmente a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. A resolução criando a década foi aprovada em Assembleia Geral das Nações Unidas, que instou a FAO e FIDA a liderar a década, em colaboração com outras organizações relevantes do Sistema ONU.

Segundo a FAO, a família e o campo representam uma unidade que evolui de forma contínua e desempenha funções econômicas, ambientais, sociais e culturais na economia rural mais ampla e nas redes territoriais em que estão integradas.

Os agricultores familiares gerenciam sistemas agrícolas diversificados e preservam os produtos alimentares tradicionais, o que contribui para permitir dietas equilibradas e proteger a agrobiodiversidade global.

Também salvaguardam as culturas locais e gastam seus rendimentos nos mercados locais e regionais, gerando assim numerosos empregos agrícolas e não agrícolas. Portanto, os agricultores familiares têm um potencial único para aumentar a sustentabilidade da agricultura e dos sistemas alimentares, por isso, um ambiente regulatório favorável é essencial para apoiá-los.

A agricultura familiar produz mais de 80% dos alimentos consumidos no mundo e, ao mesmo tempo, contribui para ampliar a sustentabilidade ambiental da agricultura, preservando e restaurando a biodiversidade e os ecossistemas. Também fornece alimentos tradicionais e nutritivos e contribui para possibilitar dietas equilibradas e manter o patrimônio cultural nas áreas rurais.

A finalidade da Década é focar os esforços da comunidade internacional com vistas a trabalhar, coletivamente, na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais voltadas à criação de um ambiente propício e ao fortalecimento da agricultura familiar.

Título: Contraf Brasil acompanha estratégias da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar, Conteúdo: A Contraf Brasil tem acompanhado de perto as ações com vista aos esforços que trabalham, coletivamente, na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais voltadas à criação de um ambiente propício e ao fortalecimento da agricultura familiar. Cumprindo assim, um dos objetivos estabelecidos pela Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. Participando dos espaços de construção política como da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), a Contraf Brasil contribui para a construção das políticas públicas, como também cobrando sua efetivação e acesso para o conjunto dos agricultores e agricultoras familiares. Nesta semana ficou encaminhado um processo de elaboração de estratégias junto à Frente Parlamentar em Defesa do Semiárido, com organizações como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Núcleo Agrário – conjunto de parlamentares do PT na Câmara dos Deputados, para trabalhar os objetivos do desenvolvimento sustentável com foco da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar Os anos de 2019/2028 é oficialmente a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. A resolução criando a década foi aprovada em Assembleia Geral das Nações Unidas, que instou a FAO e FIDA a liderar a década, em colaboração com outras organizações relevantes do Sistema ONU. Segundo a FAO, a família e o campo representam uma unidade que evolui de forma contínua e desempenha funções econômicas, ambientais, sociais e culturais na economia rural mais ampla e nas redes territoriais em que estão integradas. Os agricultores familiares gerenciam sistemas agrícolas diversificados e preservam os produtos alimentares tradicionais, o que contribui para permitir dietas equilibradas e proteger a agrobiodiversidade global. Também salvaguardam as culturas locais e gastam seus rendimentos nos mercados locais e regionais, gerando assim numerosos empregos agrícolas e não agrícolas. Portanto, os agricultores familiares têm um potencial único para aumentar a sustentabilidade da agricultura e dos sistemas alimentares, por isso, um ambiente regulatório favorável é essencial para apoiá-los. A agricultura familiar produz mais de 80% dos alimentos consumidos no mundo e, ao mesmo tempo, contribui para ampliar a sustentabilidade ambiental da agricultura, preservando e restaurando a biodiversidade e os ecossistemas. Também fornece alimentos tradicionais e nutritivos e contribui para possibilitar dietas equilibradas e manter o patrimônio cultural nas áreas rurais. A finalidade da Década é focar os esforços da comunidade internacional com vistas a trabalhar, coletivamente, na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais voltadas à criação de um ambiente propício e ao fortalecimento da agricultura familiar.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.