Congresso da FETRAF-MG reúne 150 agricultores familiares

Atividade representa nova perspectiva de organização da entidade no estado

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 30/09/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 30/09/2011 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva-IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Fotos: Adriana Lopes

Termina nesta sexta-feira (30) o III Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Minas Gerais (FETRAF-Minas). Com início na quinta-feira (29), cerca de 150 agricultores familiares, representantes de 40 sindicatos, participam da atividade que também homenageia Eliane Oliveira, coordenadora de Juventude que faleceu em agosto desse ano.

No primeiro dia do Congresso, após a mesa de abertura com a expressiva participação de movimentos sociais, do governo do estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representantes da FETRAF-BRASIL, Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional) e CUT Minas realizaram análise de conjuntura.

Na ocasião, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL fez um balanço sobre os avanços que a agricultura familiar obteve em políticas públicas, a partir do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e colocou os desafios para a categoria.

Para a coordenadora, o Congresso da FETRAF-Minas representa nova perspectiva de organização da FETRAF no estado.

“Minas é o maior estado da região Sudeste, o segundo mais industrializado do país, e tem uma agricultura familiar muito pobre que precisa de ações do governo para ser fortalecida. Esse Congresso, muito representativo, está preparando a nossa entidade para enfrentar os desafios. Ele acontece num momento que em enriquece ainda mais o processo sindical e se soma aos esforços de outros parceiros no estado para lutar e superar os obstáculos para consolidarmos cada vez mais a agricultura familiar e a reforma agrária”, disse Elisângela.

Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças e presidente do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Sudoeste Paulista (CONSADSP), coordenou a mesa que debateu, dentre outros pontos, os desafios da reforma agrária no estado mineiro.

Com a organização de diversos Grupos de Trabalho que discutiram temas como política agrícola, reforma agrária, habitação, organização sindical, gênero e juventude, etc., nesta sexta-feira, acontece a plenária de apresentação das proposições do GT como resoluções do Congresso. No começo da tarde, será eleita a nova diretoria da FETRAF-Minas para o triênio 2012-2014.

Participaram da abertura do Congresso o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Via Campesina, Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação Mineira de Escolas Famílias Agrícolas e Articulação Mineira de Agroecologia.

 

 

 

Título: Congresso da FETRAF-MG reúne 150 agricultores familiares, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva-IMPRENSA FETRAF-BRASIL Fotos: Adriana Lopes Termina nesta sexta-feira (30) o III Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Minas Gerais (FETRAF-Minas). Com início na quinta-feira (29), cerca de 150 agricultores familiares, representantes de 40 sindicatos, participam da atividade que também homenageia Eliane Oliveira, coordenadora de Juventude que faleceu em agosto desse ano. No primeiro dia do Congresso, após a mesa de abertura com a expressiva participação de movimentos sociais, do governo do estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representantes da FETRAF-BRASIL, Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional) e CUT Minas realizaram análise de conjuntura. Na ocasião, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL fez um balanço sobre os avanços que a agricultura familiar obteve em políticas públicas, a partir do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e colocou os desafios para a categoria. Para a coordenadora, o Congresso da FETRAF-Minas representa nova perspectiva de organização da FETRAF no estado. “Minas é o maior estado da região Sudeste, o segundo mais industrializado do país, e tem uma agricultura familiar muito pobre que precisa de ações do governo para ser fortalecida. Esse Congresso, muito representativo, está preparando a nossa entidade para enfrentar os desafios. Ele acontece num momento que em enriquece ainda mais o processo sindical e se soma aos esforços de outros parceiros no estado para lutar e superar os obstáculos para consolidarmos cada vez mais a agricultura familiar e a reforma agrária”, disse Elisângela. Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças e presidente do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Sudoeste Paulista (CONSADSP), coordenou a mesa que debateu, dentre outros pontos, os desafios da reforma agrária no estado mineiro. Com a organização de diversos Grupos de Trabalho que discutiram temas como política agrícola, reforma agrária, habitação, organização sindical, gênero e juventude, etc., nesta sexta-feira, acontece a plenária de apresentação das proposições do GT como resoluções do Congresso. No começo da tarde, será eleita a nova diretoria da FETRAF-Minas para o triênio 2012-2014. Participaram da abertura do Congresso o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Via Campesina, Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação Mineira de Escolas Famílias Agrícolas e Articulação Mineira de Agroecologia.      



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.