Com o olhar para o Campo, a Contraf Brasil contribui na construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A confederação, com assento no espaço de participação social, aponta algumas diretrizes para a saúde do agricultor e agricultora familiar

Escrito por: Patrícia Costa / com informações da ascom CNS • Publicado em: 03/07/2019 - 13:18 • Última modificação: 03/07/2019 - 13:22 Escrito por: Patrícia Costa / com informações da ascom CNS Publicado em: 03/07/2019 - 13:18 Última modificação: 03/07/2019 - 13:22

Patrícia Costa conselheiro de saúde Jacildo Pinho

Falta apenas um mês para dar início da etapa nacional da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), maior evento de participação social no país sobre saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde.

A Contraf Brasil, Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, vai estar presente no evento contribuindo com as diretrizes para a saúde no meio rural. Hoje, a entidade com assento no CNS, é representada pelo conselheiro Jacildo Pinho.

“A Conferência é primordial para a agricultura familiar, porque estas discussões presente nestes espaços, vão impactar direto na base, ou seja, será a política pública de saúde que irá atender o agricultor e agricultora familiar no seu município. Se conseguimos, aqui, pautar uma necessidade do campo, fica mais fácil de realizar ações a nível de governos, municipal, estadual e federal, como também de nós enquanto sociedade civil fiscalizadora da implementação das políticas públicas, cobrar o que é de direito”, explica Jacildo sobre a importância da atividade para a comunidade brasileira.

A conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É, por meio deste processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Até a realização da etapa nacional acontecem as etapas municipais e estaduais, como também reuniões e assembleias entre os conselheiros, que organizam tanto estruturalmente como tematicamente as questões da saúde no país.

Nesta semana, os conselheiros estiveram em Brasília, na 318ª Reunião Ordinária do colegiado, para tratar sobre temas relacionados ao planejamento estratégico do Conselho Nacional de Saúde para a gestão 2018-2021, a nova composição do Ministério da Saúde e a composição das Comissões Intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde, para o triênio 2019-2022.

Título: Com o olhar para o Campo, a Contraf Brasil contribui na construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde, Conteúdo: Falta apenas um mês para dar início da etapa nacional da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), maior evento de participação social no país sobre saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde. A Contraf Brasil, Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, vai estar presente no evento contribuindo com as diretrizes para a saúde no meio rural. Hoje, a entidade com assento no CNS, é representada pelo conselheiro Jacildo Pinho. “A Conferência é primordial para a agricultura familiar, porque estas discussões presente nestes espaços, vão impactar direto na base, ou seja, será a política pública de saúde que irá atender o agricultor e agricultora familiar no seu município. Se conseguimos, aqui, pautar uma necessidade do campo, fica mais fácil de realizar ações a nível de governos, municipal, estadual e federal, como também de nós enquanto sociedade civil fiscalizadora da implementação das políticas públicas, cobrar o que é de direito”, explica Jacildo sobre a importância da atividade para a comunidade brasileira. A conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). É, por meio deste processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde. Até a realização da etapa nacional acontecem as etapas municipais e estaduais, como também reuniões e assembleias entre os conselheiros, que organizam tanto estruturalmente como tematicamente as questões da saúde no país. Nesta semana, os conselheiros estiveram em Brasília, na 318ª Reunião Ordinária do colegiado, para tratar sobre temas relacionados ao planejamento estratégico do Conselho Nacional de Saúde para a gestão 2018-2021, a nova composição do Ministério da Saúde e a composição das Comissões Intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde, para o triênio 2019-2022.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.