Campanha da Fraternidade - A favor da vida, contra o agronegócio

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 10/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 10/03/2011 - 00:00
Lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira de cinzas (9), a Campanha da Fraternidade 2011, traz o tema ?Fraternidade e a vida no planeta?, como lema, a citação bíblica ?A criação geme em dores de parto?. A Campanha marca a posição da igreja católica contra os efeitos devastadores do agronegócio e, a preocupação com a precoce votação do Novo Código Florestal.

Durante entrevista coletiva da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) na tarde de ontem, o secretário-geral da CNBB Dom Dimas Lara Barbosa, defendeu o crescimento sustentável e criticou a instalação de uma das maiores hidrelétricas do mundo devido aos impactos ambientais, uma vez que há fluxo de pessoas superior à capacidade da cidade.

?Desastres naturais são ocasionados por ocupações desordenadas. Essas ocupações são aceleradas por grandes projetos, com a usina de Belo Monte e a Ferrovia Transnordestina?, disse Dom Dimas. O padre Luiz Carlos Dias, secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, declarou que o agronegócio ?exerce pressão para abertura de novas áreas de desmatamento?. ?Esse modo de produção não preserva a natureza?. De acordo com o padre, o atual sistema de produção e consumo ?contribui para exclusão social?.

Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, não é apenas o sistema de produção e consumo que causa a exclusão social, ?mas a estrutura política de incentivo ao agronegócio - que com produção monoculturista devasta o solo ? ao modelo concentrador de terras e, consequentemente o acúmulo de capital dos senhores do agronegócio que detém ciência e tecnologia determinando os produtos a compor a indústria alimentícia?, declarou.

Preocupados em discutir temas relevantes para a sociedade, a Campanha apresenta proposta de ampla reflexão sobre aquecimento global e mudanças climáticas. O objetivo é discutir temas importantes para que a sociedade possa ter melhor qualidade de vida e mobilizar as pessoas em torno de políticas públicas por mudanças que favoreçam o desenvolvimento da temática proposta.

Sobre o Novo Código Florestal, Dom Dimas disse que a CNBB tem sido procurada por movimentos sociais representativos das comunidades mais vulneráveis como quilombolas, ribeirinhos, povos indígenas, barragens para que não haja pressa em realizar a votação do Novo Código.

Em 19 agosto do ano passado, o Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) emitiu nota elencando as alteração propostas ao novo código sendo contrária à aprovação de alterações e propondo amplo debate com a sociedade civil e com especialistas.

Retrospectiva

O tema ecologia já esteve presente em quatro Campanhas da Fraternidade
1979 ? Lema: Preserve o que é de todos
2002 ? Por uma terra sem males (Fraternidade e Povos Indígenas)
2004 ? Água, fonte de vida
2007 ? Vida e Missão neste chão
Título: Campanha da Fraternidade - A favor da vida, contra o agronegócio, Conteúdo: Lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira de cinzas (9), a Campanha da Fraternidade 2011, traz o tema ?Fraternidade e a vida no planeta?, como lema, a citação bíblica ?A criação geme em dores de parto?. A Campanha marca a posição da igreja católica contra os efeitos devastadores do agronegócio e, a preocupação com a precoce votação do Novo Código Florestal. Durante entrevista coletiva da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) na tarde de ontem, o secretário-geral da CNBB Dom Dimas Lara Barbosa, defendeu o crescimento sustentável e criticou a instalação de uma das maiores hidrelétricas do mundo devido aos impactos ambientais, uma vez que há fluxo de pessoas superior à capacidade da cidade. ?Desastres naturais são ocasionados por ocupações desordenadas. Essas ocupações são aceleradas por grandes projetos, com a usina de Belo Monte e a Ferrovia Transnordestina?, disse Dom Dimas. O padre Luiz Carlos Dias, secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, declarou que o agronegócio ?exerce pressão para abertura de novas áreas de desmatamento?. ?Esse modo de produção não preserva a natureza?. De acordo com o padre, o atual sistema de produção e consumo ?contribui para exclusão social?. Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, não é apenas o sistema de produção e consumo que causa a exclusão social, ?mas a estrutura política de incentivo ao agronegócio - que com produção monoculturista devasta o solo ? ao modelo concentrador de terras e, consequentemente o acúmulo de capital dos senhores do agronegócio que detém ciência e tecnologia determinando os produtos a compor a indústria alimentícia?, declarou. Preocupados em discutir temas relevantes para a sociedade, a Campanha apresenta proposta de ampla reflexão sobre aquecimento global e mudanças climáticas. O objetivo é discutir temas importantes para que a sociedade possa ter melhor qualidade de vida e mobilizar as pessoas em torno de políticas públicas por mudanças que favoreçam o desenvolvimento da temática proposta. Sobre o Novo Código Florestal, Dom Dimas disse que a CNBB tem sido procurada por movimentos sociais representativos das comunidades mais vulneráveis como quilombolas, ribeirinhos, povos indígenas, barragens para que não haja pressa em realizar a votação do Novo Código. Em 19 agosto do ano passado, o Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) emitiu nota elencando as alteração propostas ao novo código sendo contrária à aprovação de alterações e propondo amplo debate com a sociedade civil e com especialistas.Retrospectiva O tema ecologia já esteve presente em quatro Campanhas da Fraternidade 1979 ? Lema: Preserve o que é de todos 2002 ? Por uma terra sem males (Fraternidade e Povos Indígenas) 2004 ? Água, fonte de vida 2007 ? Vida e Missão neste chão



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.