Bahia tem foco no desenvolvimento industrial, diz coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL

Foram 26 territórios planejando a coordenação estadual dos colegiados territoriais com foco no desenvolvimento rural e na erradicação da pobreza na Bahia

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 31/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 31/03/2011 - 00:00

Feira de Santana, Bahia, sediou o Encontro Estadual dos Colegiados Territoriais nos dias 30 e 31 de março. O objetivo do encontro consiste em ampliar as iniciativas em todos os estados para favorecer os arranjos produtivos locais e integrar políticas públicas de estados, municípios e governo federal em todos os territórios da cidadania.

Foram 26 territórios participantes para fazer o planejamento da coordenação estadual dos colegiados territoriais com foco no desenvolvimento rural e a erradicação da pobreza no estado.

Na avaliação de Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o evento foi muito participativo com todos os territórios fazendo o debate. Entretanto, a agricultura familiar não foi contemplada.

?Fizemos uma reflexão sobre o desenvolvimento rural na Bahia, e concluímos que não houve grandes avanços no sentido do fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária. O desenvolvimento na Bahia está focado para o desenvolvimento industrial, como o cultivo do eucalipto e da cana de açúcar, por exemplo. Não ocorreu nada significativo no tocante a agricultura familiar?, considerou.

De acordo com a coordenadora, é preciso descentralizar o debate e garantir unidade para fortalecer a agricultura familiar e avançar na reforma agrária.

?Precisamos de unidade no conjunto das associações para o debate ganhar força e expressão. Organizar os movimentos que não estão organizados e trazer para a sociedade a discussão sobre a reforma agrária e a agricultura familiar?, explicou.

Encaminhamentos

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e as organizações realizarão debates com o governo para que este esclareça quais serão as medidas a serem adotadas para o combate a miséria no estado.

As organizações contribuirão com propostas que visam investimento na produção de alimentos e acesso à terra como meios de amenizar o problema da fome.

Título: Bahia tem foco no desenvolvimento industrial, diz coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, Conteúdo: Feira de Santana, Bahia, sediou o Encontro Estadual dos Colegiados Territoriais nos dias 30 e 31 de março. O objetivo do encontro consiste em ampliar as iniciativas em todos os estados para favorecer os arranjos produtivos locais e integrar políticas públicas de estados, municípios e governo federal em todos os territórios da cidadania. Foram 26 territórios participantes para fazer o planejamento da coordenação estadual dos colegiados territoriais com foco no desenvolvimento rural e a erradicação da pobreza no estado. Na avaliação de Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o evento foi muito participativo com todos os territórios fazendo o debate. Entretanto, a agricultura familiar não foi contemplada. ?Fizemos uma reflexão sobre o desenvolvimento rural na Bahia, e concluímos que não houve grandes avanços no sentido do fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária. O desenvolvimento na Bahia está focado para o desenvolvimento industrial, como o cultivo do eucalipto e da cana de açúcar, por exemplo. Não ocorreu nada significativo no tocante a agricultura familiar?, considerou. De acordo com a coordenadora, é preciso descentralizar o debate e garantir unidade para fortalecer a agricultura familiar e avançar na reforma agrária. ?Precisamos de unidade no conjunto das associações para o debate ganhar força e expressão. Organizar os movimentos que não estão organizados e trazer para a sociedade a discussão sobre a reforma agrária e a agricultura familiar?, explicou.Encaminhamentos O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e as organizações realizarão debates com o governo para que este esclareça quais serão as medidas a serem adotadas para o combate a miséria no estado. As organizações contribuirão com propostas que visam investimento na produção de alimentos e acesso à terra como meios de amenizar o problema da fome.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.