Atividade do PROEJA CAMPO inicia com debate sobre organização sindical

O IX módulo do projeto aconteceu do dia 12 a 16 de março, e discutiu também Agricultura Familiar e Sistema de produção no Campo

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 04/04/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 04/04/2012 - 00:00

Com uma dinâmica de reflexão sobre os caminhos já trilhados, a turma do Proeja Campo com Pedagogia da Alternância deu início as atividades neste ano. O IX módulo do projeto aconteceu do dia 12 a 16 de março com o debate sobre os eixos temáticos: Organização Sindical e Agricultura Familiar e Sistema de produção no Campo.

“Fizemos uma análise sobre os avanços conquistados até agora e os próximos passos para colhermos os frutos esperados são: valorizar os diversos conhecimentos; intensificar a atenção e dedicação aos estudos; acreditar e colocar em prática as teorias estudadas no curso; seguir os princípios da agroecologia; aprender a produzir e conviver com o semiárido, dentre outros, contribuindo para uma agricultura familiar fortalecida”, destacou a integrante da coordenação multidisciplinar do projeto e engenheira agrônoma, Vivian Libório.

Para colaborar acerca do eixo Organização Sindical e Agricultura Familiar, o módulo contou com a participação do diretor de Políticas Agrárias da FETRAF-BA, Joeleno Monteiro dos Santos, que auxiliou nas discussões sobre o atual Projeto Político Sindical da federação e o projeto que a FETRAF almeja construir. A partir do segundo dia de módulo iniciou as discussões sobre o eixo temático Sistemas de Produção no Campo, que permitiu aos educandos refletir sobre as formas de produção do campo e da cidade, a relação entre ambas e o papel de cada uma na perspectiva de uma produção agroecológica. “Além disto, no período noturno assistimos a um filme sobre Agricultores Experimentadores situados no Pólo da Borborema, no estado da Paraíba, que possibilitou compreender melhor os Sistemas de Produção a partir da apropriação de tecnologias adaptadas para atender as especificidades da Agricultura Familiar”, frisou Vivian.

Outro momento marcante do módulo foi a construção de um biodigestor feito com bombonas plásticas com o objetivo de produzir biofertilizantes e biogás, estratégia adotada para reduzir a adoção de insumos externos e aumentar o potencial produtivo das unidades familiares.

Proeja - O Proeja Campo consiste no curso de ensino médio integrado à formação técnica em agropecuária para jovens e adultos da agricultura familiar do estado da Bahia, sob o formato da “pedagogia da alternância”, e tem como foco a organização social e desenvolvimento sustentável e solidário da agricultura familiar. 

Texto: Meriele Miorando Silva – Assessoria de Imprensa FETRAF-BAHIA

Título: Atividade do PROEJA CAMPO inicia com debate sobre organização sindical, Conteúdo: Com uma dinâmica de reflexão sobre os caminhos já trilhados, a turma do Proeja Campo com Pedagogia da Alternância deu início as atividades neste ano. O IX módulo do projeto aconteceu do dia 12 a 16 de março com o debate sobre os eixos temáticos: Organização Sindical e Agricultura Familiar e Sistema de produção no Campo. “Fizemos uma análise sobre os avanços conquistados até agora e os próximos passos para colhermos os frutos esperados são: valorizar os diversos conhecimentos; intensificar a atenção e dedicação aos estudos; acreditar e colocar em prática as teorias estudadas no curso; seguir os princípios da agroecologia; aprender a produzir e conviver com o semiárido, dentre outros, contribuindo para uma agricultura familiar fortalecida”, destacou a integrante da coordenação multidisciplinar do projeto e engenheira agrônoma, Vivian Libório. Para colaborar acerca do eixo Organização Sindical e Agricultura Familiar, o módulo contou com a participação do diretor de Políticas Agrárias da FETRAF-BA, Joeleno Monteiro dos Santos, que auxiliou nas discussões sobre o atual Projeto Político Sindical da federação e o projeto que a FETRAF almeja construir. A partir do segundo dia de módulo iniciou as discussões sobre o eixo temático Sistemas de Produção no Campo, que permitiu aos educandos refletir sobre as formas de produção do campo e da cidade, a relação entre ambas e o papel de cada uma na perspectiva de uma produção agroecológica. “Além disto, no período noturno assistimos a um filme sobre Agricultores Experimentadores situados no Pólo da Borborema, no estado da Paraíba, que possibilitou compreender melhor os Sistemas de Produção a partir da apropriação de tecnologias adaptadas para atender as especificidades da Agricultura Familiar”, frisou Vivian. Outro momento marcante do módulo foi a construção de um biodigestor feito com bombonas plásticas com o objetivo de produzir biofertilizantes e biogás, estratégia adotada para reduzir a adoção de insumos externos e aumentar o potencial produtivo das unidades familiares. Proeja - O Proeja Campo consiste no curso de ensino médio integrado à formação técnica em agropecuária para jovens e adultos da agricultura familiar do estado da Bahia, sob o formato da “pedagogia da alternância”, e tem como foco a organização social e desenvolvimento sustentável e solidário da agricultura familiar.  Texto: Meriele Miorando Silva – Assessoria de Imprensa FETRAF-BAHIA



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.